O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Total nacional do PS em eleições autárquicas desde a bipolarização PS-PSD:

1989 Votos: 1 780 243 37,06%
1993 Votos: 1 950 133 36,06%
1997 Votos: 2 041 307 38,07%
2001 Votos: 1 792 690 34,12%
2005 Votos: 1 931 774 35,84%
2009 Votos: 2 084 382 37,67%
2013 Votos: 1 810 744 36,25%

Foi assim uma vitória tão "histórica"? Exceptuando a derrocada de 2001 que levou à demissão do Guterres, foi o menor número de votos autárquicos no PS dos últimos 20 anos.

O único vencedor de ontem foi a CDU. Conquistou câmaras importantes como Évora, Beja e Loures, ganhando grande importância autárquica a sul do Tejo (3 das 5 capitais de distrito a sul do Tejo são CDU).

De resto, o CDS quintuplica o número de câmaras e tem uma pequena parte da vitória de Rui Moreira no Porto, mas tem derrotas estrondosas em Lisboa e Sintra em coligação com o PSD (em Sintra, a coligação PSD+CDS ficou 1,5% acima da pseudo coligação PCP+PEV).

O PSD nem se comenta, perdeu em quase todo o lado de forma categórica, tem algum consolo com vitórias históricas em Braga e na Guarda, mas sofre reveses inéditos na Madeira.

O Bloco caminha a passos largos para a irrelevância.

Então o PS conquista 150 câmaras e teve um resultado irrelevante? A questão dos votos todos perderam devido ao aumento da abstenção, mesmo a CDU grande vencedor também apenas subiu 13000 votos a nivel nacional.

Nesta Noite eleitoral houve dois grandes vencedores, PS e CDU, o CDS acaba por passar entre pingos e pode-se considerar positivo os seus resultados. Depois temos os verdadeiro derrotados, o PSD e Passos Coelho, o Bloco de esquerda também perdeu se bem uma única câmara.

Embora eleições regionais, muito dependentes de factores locais, eu tenho a sensação que nas urnas das legislativas os eleitores serão bem mais cruéis para o PSD e as politicas deste governo.

Última edição:
Então o PS conquista 150 câmaras e teve um resultado irrelevante? A questão dos votos todos perderam devido ao aumento da abstenção, mesmo a CDU grande vencedor também apenas subiu 13000 votos a nivel nacional.

Não escrevi que foi uma vitória irrelevante, apenas que não foi histórica. Se quiseres eliminar o efeito da abstenção, olha para as percentagens. Ficaram na média dos últimos 20 anos.

O PS ganha 150 câmaras apenas porque o PSD desceu muito a sua votação. Não registou aumento do número de votos, nem de percentagem de votos. Simplesmente, o principal adversário "saiu da frente".

Tens razão, não conheço inteiramente a realidade do concelho...!

O que conheço é que havia um presidente, pelos vistos corrupto, e que foi condenado nas devidas instâncias por algumas das falcatruas que fez... e isso basta-me para não aprovar o trabalho desse presidente... pode até ter desenvolvido o concelho, agora os meios é que não foram os mais correctos e legais, digo eu... (eu se salvar a vida a 100 pessoas mas matar 5, não deixo de ser um assassino...).

Mas o que mais espanta nisto tudo é que, numa altura de crise, em que as pessoas andam com o "cinto apertadíssimo" e revoltadas com muita coisa, ainda existem muitos milhares de pessoas a apoiar um corrupto e a ir festejar junto à cadeia uma vitória associada a esse mesmo criminoso...(o tipo devia dar de "comer" a muita gente!:D

Ecobcg, percebo perfeitamente o que dizes, mas também entendo o MSantos.

E pegando no exemplo que deste, do assassino. Se nesse leque de 100 pessoas salvas estiver a tua mulher, o teu filho, os teus pais, amigos... O que será essa pessoa para ti?

É praticamente impossível separar a política da corrupção. Poucos serão os políticos isentos da mesma. Há os que roubam para si e para os seus, os que roubam para si e para os seus concelhos - mostrando à população obras feitas (ainda que "ladrões"), e os que não roubam, não fazem nada e não mostram grande personalidade.
Nestas 3 opções, que venha o ladrão, mas que faça alguma coisa pela "nossa terra".

Por fim, para mim, o grande e preocupante vencedor nestas autárquicas, foi a abstenção.
Em Odivelas foi de 57,11%.
Dia de chuva, com o Dolce Vita Tejo - maior superficie comercial do país, a rebentar pelas costuras. Parecia vésperas de Natal...

Se não se sabe em quem votar, ou se nenhum candidato o convenceu, então que se vote em branco. Agora, abster-se é simplesmente, e desculpem a expressão: cagar para o assunto. :disgust:

Se não se sabe em quem votar, ou se nenhum candidato o convenceu, então que se vote em branco. Agora, abster-se é simplesmente, e desculpem a expressão: cagar para o assunto. :disgust:

Nestas eleições simplesmente "cagei-me para o assunto". Se quase metade (ou mais) da população não vai votar consecutivamente, é algo de preocupante e deveria ser levado muito a sério. E daqueles que votam, gostaria de saber a percentagem dos que seguiram atentamente as campanhas e que tem uma opinião firme sobre a sua escolha no acto eleitoral.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstenção#Evolu.C3.A7.C3.A3o_da_Absten.C3.A7.C3.A3o_em_Portugal

Nestas eleições simplesmente "cagei-me para o assunto". Se quase metade (ou mais) da população não vai votar consecutivamente, é algo de preocupante e deveria ser levado muito a sério. E daqueles que votam, gostaria de saber a percentagem dos que seguiram atentamente as campanhas e que tem uma opinião firme sobre a sua escolha no acto eleitoral.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstenção#Evolu.C3.A7.C3.A3o_da_Absten.C3.A7.C3.A3o_em_Portugal

Eu segui... a fatura chega-me todos os meses. A câmara tem uma dívida grande e o desemprego é enorme aqui.

Rui Moreira foi uma excelente escolha do povo do Porto.

Já participei em conferências onde estava Rui Moreira e até já lhe fiz perguntas. É extremamente educado, fala pausadamente, demonstra ter uma cultura bem acima da média, é cosmopolita e tem mundividência. Em Portugal haverá poucas individualidades na política com a elevação do novo presidente do Porto. Ideologicamente parece-me um liberal com preocupações sociais, e nisso encaixa-se perfeitamente na tradição histórica do Porto, cidade com um passado de luta do povo e da burguesia contra os senhores e contra Lisboa.

Se havia alguém que merecia vencer, era Rui Moreira. E venceu :thumbsup:

Por fim, para mim, o grande e preocupante vencedor nestas autárquicas, foi a abstenção.
Em Odivelas foi de 57,11%.
Dia de chuva, com o Dolce Vita Tejo - maior superficie comercial do país, a rebentar pelas costuras. Parecia vésperas de Natal...

Não entendo por que se considera este valor preocupante. Se as pessoas se estão a "cagar", se não gostam de nenhum candidato, se não concordam com o sistema eleitoral ou com o sistema político e se abstêm, é uma opção pessoal de cada um. Não tem que ser preocupante. Se só houver um interessado em votar, é esse que decide. Mais nada.

Votar em branco não tem qualquer efeito prático, nem sequer impede um presidente da república de chegar à maioria absoluta.

Um dos concelhos mais desenvolvidos e ricos do País devido ao trabalho de um corrupto, houvessem mais Isaltinos corruptos e as nossas cidades e Vilas estariam mais desenvolvidas. :p

Ainda votei em Oeiras, vivi lá até à pouco tempo e admito que votei na lista do Isaltino, uma lista que transformou um concelho que à 20 anos era só barracas e nem alcatrão tinha em muitas ruas num dos concelhos onde melhor se vive no País. Roubou? Sim.. Mas mostrou trabalho e foi esse trabalho que os oeirenses premiaram mais uma vez.

Eu acho que quem rouba, nunca pode ser eleito. Ou seja dizemos que todos os políticos roubam e vamos votar nos que estão mesmo confirmados que roubam? Isto para mim não faz sentido nenhum. Acho inacreditável a ideia de que só interessa se fez muito ou não pelo concelho.Se rouba ou não,não interessa.
Oeiras-Versão 2 da Madeira

Vivo em Oeiras e envergonho-me disto.
Confirmado que é corrupto? Preso?
Votamos nesse. Oeiras premeia a corrupção e a pouca vergonha(festejando na prisão)
:confused:

Para mim é simples.. Se todos os autarcas roubassem, desviassem, influênciassem, enfim, corrompessem na mesma proporção, em breve chegariamos a 2 conclusões. Não é preciso saber muito, para entender a lógica da batata:

1) Significa que não é preciso tanto orçamento para as câmaras fazerem obra. Logo, não é necessário pagarmos tantos impostos, para que se faça a mesma obra.
2) Como o nossos recursos são limitados, se todos os autarcas fossem igualmente corruptos, então não haveria dinheiro suficiente para se fazer obra. Logo, a estravagancia de uns é o prejuízo de outros.

Temos de entender de uma vez por todas, que mais obra se faria, se não houvesse corrupção! Lógica da batata, concordamos ou não?

• Gosto
Reactions: Aristocrata

Eu também segui.
Preocupo-me em saber as propostas de cada candidato para a terra onde passo a maior parte do tempo. E acho estranho que o mesmo não se passe com metade da população deste país. Até porque estamos a falar de autárquicas - onde, à partida, conhecemos uma ou outra cabeça de cartaz. E não é, pelo menos comigo não, uma questão de cores.
Voto em Y para a freguesia, porque fez um bom trabalho, e deve continuar.
Para a câmara não votei X, porque não gostei do trabalho feito. E portanto votei Z. Isto, tendo em conta o que foi feito a nível de freguesia, e ao nível do concelho nestes últimos 4 anos.
É a terra onde vivemos, onde estudamos, onde trabalhamos e temos os nossos filhos na escola. Como não se pode ter uma opinião/interesse sobre isso?

Não entendo por que se considera este valor preocupante. Se as pessoas se estão a "cagar", se não gostam de nenhum candidato, se não concordam com o sistema eleitoral ou com o sistema político e se abstêm, é uma opção pessoal de cada um. Não tem que ser preocupante. Se só houver um interessado em votar, é esse que decide. Mais nada.

Votar em branco não tem qualquer efeito prático, nem sequer impede um presidente da república de chegar à maioria absoluta.

Se mais de metade do país não quer saber, então não faz sentido gastarem-se milhões em campanhas, ou vale?
Sinceramente, preocupa-me esse desinteresse geral. Volto a repetir que estamos a falar das autárquicas.

Se este domingo as eleições fossem legislativas, iria provavelmente votar em branco, como forma de insatisfação. Não tem efeito prático, mas exerceria o meu direito/dever.

Dessa gigantesca multidão o restante partido parlamentar PCP foi buscar apenas 12 mil aos 870 mil ... Uma ninharia. Grande festa que andam para aí a fazer... Nesta altura já devem andar com câimbras nos braços de tanta punh....

Realmente... quando um partido arrecada mais 12 mil votos ao lado de todos os outros que perdem mais de 1 milhão de votos é realmente um caso sério de masturbação eleitoral. Muitos se perguntarão como é possível que os seus partidos não passem das 5 câmaras quando já tiveram mais de 30.

“A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista”.

“A sua influência (dos retornados) na sociedade portuguesa não vai sentir-se apenas agora, embora seja imensa. Vai dar-se sobretudo quando os seus filhos, hoje crianças, crescerem e tomarem o poder. Essa será uma geração bem preparada e determinada, sobretudo muito realista devido ao trauma da descolonização, que não compreendeu nem aceitou, nem esqueceu. Os genes de África estão nela para sempre, dando-lhe visões do país diferentes das nossas. Mais largas mas menos profundas. Isso levará os que desempenharem cargos de responsabilidade a cair na tentação de querer modificar-nos, por pulsões inconscientes de, sei lá, talvez vingança!”

“Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente”.

“Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica”.

“Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão”.

“Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?”

“As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir”.”

Natália Correia

Fonte: http://blog.5dias.net/

• Gosto
Reactions: raposo_744
Confirmei aquilo dos fundos de desemprego e as pessoas garantem que estão a trabalhar sem receber nada mais além do fundo de desemprego e um subsídio de alimentação, fazem 8 horas/dia e ganham bem abaixo do salário mínimo nacional... agora se estão a mentir ou não... isso já não sei. Trabalham nas câmaras de Castro Marim e de VRSA.

Estado
Fechado para novas mensagens.