O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Que economistas disseram isso ?

.

Hoje, no Jornal da Noite da TVI, falou um economista e fundamentou bem o que afirmou. Não esquecer que no somatório anual estaremos em recessão.

Não se iludam com isto, existem países algures pelos continentes africanos e americanos com crescimentos quase de dois dígitos e não deixam de ser dos mais pobres do mundo. Nós aqui temos menos poder de compra, menos condições ao nível de suporte de qualidade de vida do que há três ou quatro anos atrás... Foi um retrocesso civilizacional em todas as frentes... Mas vai piorar com o orçamento que aí vem... Ate lá andaremos contentes com as bolotas que algumas estatísticas "homologas" vão deitando...

Estamos na recta final de 2013!

É incrível como ainda há pessoas cultas neste forum, que preferem vender demagogia, como se alguém estivesse interessado em comprar..

Isto já se falou e repetiu n vezes sem conta, mas cá vai:
1-A austeridade começou com os PEC.
2-Ninguém produz austeridade por prazer, para ser popular.
3-Pediu-se ajuda financeira, porque ficamos excluídos dos mercados, logo, ninguém nos dá dinheiro sem condições prévias.
4-Porque é que o desgoverno insiste na troika? Dah.. Ler o ponto 3.
5-Mas a troika é péssima e ainda assim aumentamos a dívida! Dah.. Ler o ponto 3. Mas pronto ok, vamos explicar melhor: mandar a troika embora seria o mais fácil, porquê tanto sofrimento? Tanta fome, tanto desemprego? Se mandarmos embora a troika no dia 31 de dezembro de 2013, ficamos com défice ZERO em 2014 e talvez até consigamos reduzir a dívida (que remédio..)! As consequências a tirar, venham elas, gosto de ouvir mesmo os mais demagogos, mas cá para mim penso que precisamos de financiamento externo, caso contrário:
- viver com o que temos a duodécimos
- tribunal constitucional, o que é isso? Isso come-se??
- se faltarem 2 meses ao fim do ano para pagar salários, vamos pedir o dinheiro a quem? Aos partidos da esquerda, que afinal defenderam o fim da austeridade, ou seja, o fim da troika, o fim do financiamento externo?

O que os demagogos andam a vender há pelo menos 3/4anos é o seguinte:

Nós queremos mais dinheiro, mas não pensem que vamos pagar! Emprestem-nos dinheiro, senão fazemos birrinha e o povo da-nos razão!
Isto é o que nos vendem há anos, sem apresentar solução! Isto é o que a oposição faz por merecer o que ganha em cada mês de salário. Isto é o seu contributo para sairmos da crise!

Eu como potencial investidor externo (sim, todos podemos investir), nunca na minha vida iria investir 1centímo em obrigações de dívida de Portugal! É de loucos..

Não mesmo, ninguém faz por prazer, não sei não .... quando se trata de numeros, e quem apenas se preocupa com numeros !
Para ajudar a economia devia-se acabar com o salário minimo, injectar dinheiro na banca, reduzir os apoios sociais, e construir umas auto-estradas paralelas. Ou melhor acabar mas é logo com esta porcaria toda e acabar com o Estado. Pagava-se Seguros e toca a andar .....

Enquanto uns jogam a dinheiro, compro aqui, vendo ali .... outros vêm salários cortados e pensam em como dar de comer aos filhos !

Hoje, no Jornal da Noite da TVI, falou um economista e fundamentou bem o que afirmou. Não esquecer que no somatório anual estaremos em recessão.

Não se iludam com isto, existem países algures pelos continentes africanos e americanos com crescimentos quase de dois dígitos e não deixam de ser dos mais pobres do mundo. Nós aqui temos menos poder de compra, menos condições ao nível de suporte de qualidade de vida do que há três ou quatro anos atrás... Foi um retrocesso civilizacional em todas as frentes... Mas vai piorar com o orçamento que aí vem... Ate lá andaremos contentes com as bolotas que algumas estatísticas "homologas" vão deitando...

Isso é mesmo típico de economistas contratados para fazer notícia na tv! Então compara-se alhos com bugalhos (portugal com venezuela)? Pretende-se transmitir sentimento negativo, afirmando que mais vale o saldo anual que a tendência? Que raio de amigos nós temos? São economistas mesmo? Foi assim que aprenderam na escola? Então quer dizer, investi e tive prejuízo no 1o trimestre, mas estou a crescer no resto do ano e com isso vou à falência?? Francamente de economistas têm muito pouco! Sabe mais a ti maria e o ti manel que todos esses que vão ganhar algum na televisão!

Sou-vos sincero, apetecia-me muito votar num partido que justificasse o que cada deputado ganha por mês!

Como será o diário de um deputado da atual oposição? Algo do género:

"Hoje acordei cedo, fui ao cabeleireiro e ao esteticista. Passei no parlamento e por lá vomitamos as palavras do costume:
- estamos fartos de austeridade
- o desemprego está pior
- a dívida está pior
- é o fim do estado social
- é preciso investir, não sei onde, mas é para ir pagando e nós é que exigimos condições
- as exportações é por causa da galp, ou pela queda do consumo
- (...)

Bolas que dia cansativo, fartamo-nos de produzir demagogia.. Ainda faltam alguns dias para o fim do mês, que injustiça, nós deputados deviamos receber no princípio e no fim do mês! É cansativa esta profissão.. :)

Como eu adorava votar numa oposição, que não fosse do centrão! Não querem..

Isso é mesmo típico de economistas contratados para fazer notícia na tv! Então compara-se alhos com bugalhos (portugal com venezuela)? Pretende-se transmitir sentimento negativo, afirmando que mais vale o saldo anual que a tendência? Que raio de amigos nós temos? São economistas mesmo? Foi assim que aprenderam na escola? Então quer dizer, investi e tive prejuízo no 1o trimestre, mas estou a crescer no resto do ano e com isso vou à falência?? Francamente de economistas têm muito pouco! Sabe mais a ti maria e o ti manel que todos esses que vão ganhar algum na televisão!

Sou-vos sincero, apetecia-me muito votar num partido que justificasse o que cada deputado ganha por mês!

Como será o diário de um deputado da atual oposição? Algo do género:

"Hoje acordei cedo, fui ao cabeleireiro e ao esteticista. Passei no parlamento e por lá vomitamos as palavras do costume:
- estamos fartos de austeridade
- o desemprego está pior
- a dívida está pior
- é o fim do estado social
- é preciso investir, não sei onde, mas é para ir pagando e nós é que exigimos condições
- as exportações é por causa da galp, ou pela queda do consumo
- (...)

Bolas que dia cansativo, fartamo-nos de produzir demagogia.. Ainda faltam alguns dias para o fim do mês, que injustiça, nós deputados deviamos receber no princípio e no fim do mês! É cansativa esta profissão.. :)

Como eu adorava votar numa oposição, que não fosse do centrão! Não querem..

olha outra gaja de esquerda ...... porra já não existe pachorra para tanta demagogia de esquerda.
Ups ... peço desculpa afinal é de direita !

http://www.tvi24.iol.pt/politica/manuela-ferreira-leite-ferreira-leite-pib-crescimento-opiniao-tvi24/1510018-4072.html

olha outra gaja de esquerda ...... porra já não existe pachorra para tanta demagogia de esquerda.
Ups ... peço desculpa afinal é de direita !

http://www.tvi24.iol.pt/politica/manuela-ferreira-leite-ferreira-leite-pib-crescimento-opiniao-tvi24/1510018-4072.html

Eh pá, tens razão.. :) Que nodoa! Quando ela esteve no governo, já estava fora de prazo, imagino agora.. Realmente não há pachorra para esta gente. apesar de ser de direita, está mais interessada em manter um xuxalismo que lhe alimente a pensão. :)

quando andava no liceu (isto nos anos 70)havia uma celebre frase nas paredes do então partido UDP

A frase dizia:Os ricos que paguem a crise

The+Rock+Clapping.gif

0010_publico_4090m.png

Calma que o segundo parágrafo não foi o tal economista, fui eu... ;)

Referia-me mesmo ao 1o parágrafo, pois é a opinião que tenho dos economistas em geral, que aparecem na tv.

Depois também aparece o outro lado, aqueles economistas com profecias da desgraça..

Ambas partes têm algo em comum: pouco ou nada contribuem, tentam vender o seu peixe e quanto maior e terrível, tanto melhor, assim disparam as audiências e dá trabalho aos jornais.

Além da verdade que tem de ser dita muitas vezes, também precisamos de saber caminhos concretizaveis. As histórias e soluções que apresentam estão tão polítizadas, que só servem para enganar velhinhos, ou muita da juventude naturalmente irreverente que simplesmente acha mais cool ser do contra-sistema, do que pensar um pouco no porquê das coisas, e novamente no porquê, do porquê,.., até encontrar a verdadeira razão de muita coisa que anda por aí. De certo, iriam descobrir que ninguém nos vende a verdade, nem à esquerda nem à direita. É como se nós povo, fôssemos um rebanho, e eles políticos, os nossos pastores.

O mal estar da sociedade portuguesa , a degradação da democracia e da dignidade deve-se à indiferença dos nossos governantes.

Paulo Portas>leviano
Sr Silva>senil e patético
1º Ministro>burro e incompetente
Seguro>vaidoso e vazio
Esquerda>sonhadora e utópica

Vince, vi o link do orçamento

provavelmente no futuro, passarão a dar aviões em vez de carros.Lá se vai a receita

Estamos na recta final de 2013!

É incrível como ainda há pessoas cultas neste forum, que preferem vender demagogia, como se alguém estivesse interessado em comprar..

Isto já se falou e repetiu n vezes sem conta, mas cá vai:
1-A austeridade começou com os PEC.
2-Ninguém produz austeridade por prazer, para ser popular.
3-Pediu-se ajuda financeira, porque ficamos excluídos dos mercados, logo, ninguém nos dá dinheiro sem condições prévias.
4-Porque é que o desgoverno insiste na troika? Dah.. Ler o ponto 3.
5-Mas a troika é péssima e ainda assim aumentamos a dívida! Dah.. Ler o ponto 3. Mas pronto ok, vamos explicar melhor: mandar a troika embora seria o mais fácil, porquê tanto sofrimento? Tanta fome, tanto desemprego? Se mandarmos embora a troika no dia 31 de dezembro de 2013, ficamos com défice ZERO em 2014 e talvez até consigamos reduzir a dívida (que remédio..)! As consequências a tirar, venham elas, gosto de ouvir mesmo os mais demagogos, mas cá para mim penso que precisamos de financiamento externo, caso contrário:
- viver com o que temos a duodécimos
- tribunal constitucional, o que é isso? Isso come-se??
- se faltarem 2 meses ao fim do ano para pagar salários, vamos pedir o dinheiro a quem? Aos partidos da esquerda, que afinal defenderam o fim da austeridade, ou seja, o fim da troika, o fim do financiamento externo?

O que os demagogos andam a vender há pelo menos 3/4anos é o seguinte:

Nós queremos mais dinheiro, mas não pensem que vamos pagar! Emprestem-nos dinheiro, senão fazemos birrinha e o povo da-nos razão!
Isto é o que nos vendem há anos, sem apresentar solução! Isto é o que a oposição faz por merecer o que ganha em cada mês de salário. Isto é o seu contributo para sairmos da crise!

Eu como potencial investidor externo (sim, todos podemos investir), nunca na minha vida iria investir 1centímo em obrigações de dívida de Portugal! É de loucos..

Que a austeridade era necessária só o pessoal da esquerda é que dúvida, o problema aqui é será que mais austeridade ajuda??

Já se fizeram cortes na ordem dos 40 mil milhões de euros, o programa da Troika está quase no fim e no entanto ainda não conseguimos baixar o défice abaixo dos 3% exigidos pela UE (pacto de estabilidade) e a ecónomia dá apenas pálidos indícios de crescimento, não seria melhor aleviar a austeridade por forma a que haja crescimento sustentado??

Toda e quaisquer medidas de austeridade têm efeitos recessivos, estando nós com os mercados á porta (Junho de 2014) o que seria desjável neste momento é um crescimento sólido e sustentado, no entanto o que o governo vai mostrar aos investidores é mais austeridade (e os seus efeitos recessivos) e um crescimento económico que certamente ainda se irá ressentir de mais austeridade.

Falas em demagogia, esqueces-te que esta dá para os dois lados, é tão demagógo aquele que nega, como aquele que continua insistir no mesmo...

40 mil milhões ? Aonde ? Explica lá isso. Os 15 mil milhões que falam por aí já era a contar com cortes chumbados.

Em 2009 o valor inscrito no OE era de 216 mil milhões, o deste ano é de 170 mil milhões, se fizer as contas verá que estamos a gastar menos 46 mil milhões de euros neste exercício do que estáva-mos à quatro anos atrás.

Que a austeridade era necessária só o pessoal da esquerda é que dúvida, o problema aqui é será que mais austeridade ajuda??

Já se fizeram cortes na ordem dos 40 mil milhões de euros, o programa da Troika está quase no fim e no entanto ainda não conseguimos baixar o défice abaixo dos 3% exigidos pela UE (pacto de estabilidade) e a ecónomia dá apenas pálidos indícios de crescimento, não seria melhor aleviar a austeridade por forma a que haja crescimento sustentado??

Toda e quaisquer medidas de austeridade têm efeitos recessivos, estando nós com os mercados á porta (Junho de 2014) o que seria desjável neste momento é um crescimento sólido e sustentado, no entanto o que o governo vai mostrar aos investidores é mais austeridade (e os seus efeitos recessivos) e um crescimento económico que certamente ainda se irá ressentir de mais austeridade.

Falas em demagogia, esqueces-te que esta dá para os dois lados, é tão demagógo aquele que nega, como aquele que continua insistir no mesmo...

Albifriorento, ninguém da esquerda à direita, dúvida que a austeridade sem investimento, faz mal.

Mais austeridade, significa que temos de reduzir o défice. E porque é que temos de reduzir o défice? Porque não nos emprestam dinheiro, a uma taxa que nos permita pagar.

Já vimos o que aconteceu este ano, ao tentar negociar com a troika:
- PS queria 5% de défice
- PSD queria 4.5% de défice
- os restantes partidos da esquerda nem sequer tentaram.

O que é que a troika respondeu? É 4% e é se quiserem! Senão vivem com o que têm e então o défice passa a ser 0%.

Mais austeridade, significa que temos de reduzir o défice.
Estamos ambos a falar do mesmo, discordamos na maneira de obter esse equlíbrio. A tua receita é mais austeridade, a minha é uma despesa calculada por forma a que seja obtido um crescimento que permita obter receita, que é exactamente aquilo que falta ás contas nacionais, receita, não austeridade.

E porque é que temos de reduzir o défice? Porque não nos emprestam dinheiro, a uma taxa que nos permita pagar.

Já vimos o que aconteceu este ano, ao tentar negociar com a troika:
- PS queria 5% de défice
- PSD queria 4.5% de défice
- os restantes partidos da esquerda nem sequer tentaram.

O que é que a troika respondeu? É 4% e é se quiserem! Senão vivem com o que têm e então o défice passa a ser 0%.
Infelizmente concordo contigo neste capítulo, o presente governo não passa de um governo de gestão. Mais genica não lhes fazia mal... Porque é óbvio que desta maneira não será possível obter aquilo que verdadeiramente interessa para que as contas nacionais fiquem equilibradas, que é a receita, e não mais austeridade e os seus efeitos recessivos que removem ainda mais receita em vez de a trazer.

De qualquer forma não sei como se podem fazer contas para medir um teórico "esforço de austeridade".
De forma simplista, seria o total da diminuição de despesa mais o aumento das receitas via aumento de impostos. Ou seja, o esforço seria o somatório das reduções de défice. Só que este raciocínio tem um problema óbvio. Que é o da diminuição de receita causado pela própria austeridade. Como podemos calcular isso então ?

Usa-se um cálculo iterativo ;)

Cometi uma gaffe, cometi... Misturei USD com €... O resultado não foi o melhor :(. Falei em mil milhões e esqueci-me de verificar a moeda, mea culpa.

Estado
Fechado para novas mensagens.