Os canais dão o que as pessoas preferem ver. A RTP 2 não há muito tempo dava documentários extremamente educativos e vê-se onde ela está em termos de audiências. Pessoas preferem informação "emocional" e "frugal" ao invés de estar a adquirir informação "que não lhes serve para nada".
Isso é treta, treta e mais treta ....
A RTP 2 sempre foi uma treta em termos de apresentação de alguma coisa, os documentários até podiam ser interessantes mas quando se quer passar a informação para um publico generalista não se pode meter 2 pessoas há conversa a falar sobre um tema que até pode ser interessante, durante 1 ou 2 horas torna-se enfadonho. Há uns tempos atrás ainda davam series bastante interessantes há noite, agora nem isso ....
A RTP 1 resolveu seguir as pisadas de uma televisão comercial e enfadonha, com programas de manhã e de tarde que são clones uma da outra, com cantores pimba, playbacks e afins ....
A maior parte da programação existente em Portugal são destinadas ás mulheres pois são umas consumistas natas e a maior parte, das que estão vendo televisão são domésticas e estão sem fazer nada em casa, á espera que o marido traga o ordenado. Obviamente não é a generalidade das mulheres, mas sim uma minoria mas que as há .. há .. e sei do que estou a falar, sim !
Mostra as terras, pessoas ... mas qual quê, basta uns cantores pimba, uns presuntos e um vinho e toca a andar .. tá feito, e a 3ª idade gosta !