Pandemia da COVID-19 2021

Claudia, os testes rapidos sao pouco fiaveis.
Lembro-me por exemplo de duas amigas minhas que tiveram covid ha 2 semanas, e apesar de terem tido um ou dois PCRs positivos, os lateral flows vieram sempre negativos. Mas conheco pessoas que inicialmente assimtomaticas., tiveram testes rapidos positivos.

Ja conheco centenas de pessoas que tiveram covid. Portanto conheco muitos casos em que os testes rapidos (lateral flows) falharam. (O Reino Unido tem sido realmente um festival de covid, desde ha uns meses!)

Os testes rapidos, detectam entre 30 a 70% dos casos positivos, o que sao percentagens baixas.
Uma das razoes, e que e preciso enfiar a cotonete 5cm adentro, ate tocar na cavidade nasal que conecta com a faringe (o gold standard deste tipo de testes). Mas quem e que faz uma coisas destas? Eu ja fiz muitos testes rapidos, mas nunca enfio mais do que 1-2cm.

Em minha opiniao, o que funciona e usar mascara (especialmente se for uma FFP2/N95), a distancia fisica, e os confinamentos. Nada mais ira travar esta variante. Nem as vacinas vao ser suficientes (ja nem para a delta conseguem impedir o aumento de hospitalizacoes em Portugal, um dos paises mais vacinados do mundo)

Mas repito, estas vacinas sao MUITO melhor do que nada. So que o virus anda sempre 3 passos a frente.
Noto, conheco dezenas de pessoas que ja tiveram covid, apos estarem duplamente vacinadas. Geralmente sao os acima de 60 anos que tem sintomas mais fortes, mas geralmente apenas similares a uma gripe forte. Ainda nao conheco ninguem duplamente vacinado que tenha apanhado covid severo.
Não é expectável que pessoas sem sintomas, no dia a dia e sem serem contactos de risco, façam teste PCR. Não sei que auto-testes fazem aí mas os que tenho em casa são muito fáceis de fazer e não exigem, de todo, que se insira o cotonete a tal profundidade. Li com muita atenção as instruções e achei facílimo de fazer.

Não é expectável que pessoas sem sintomas, no dia a dia e sem serem contactos de risco, façam teste PCR. Não sei que auto-testes fazem aí mas os que tenho em casa são muito fáceis de fazer e não exigem, de todo, que se insira o cotonete a tal profundidade. Li com muita atenção as instruções e achei facílimo de fazer.

Claudia, nao compreendeste o que queria dizer.

Eu refiro-me exactamente a esses testes rapidos, de antigenio (nao me refiro aos PCRs).
Sim, aqui usa-se muito esses testes rapidos tambem. E eu usava-os frequentemente.
As instrucoes pedem para introduzir a cotonete somente 1cm no nariz. Facil claro.
Mas estudos cientificos mostram que isso nao chega.
A cotonete teria que ser inserida cerca de 5cm ate chegar ate a cavidade nasal, ja que é ai que o virus geralmente se instala (no nariz, a presenca viral é mais irregular, e dai os testes rapidos falharem ate cerca de 70% dos casos de covid, como aconteceu em pessoas que conheco, como mencionei acima). E introduzir 5cm é bastante dificil e algo doloroso!

Ja os PCRs sao mais sensiveis a detectar a presenca do virus. Mas mesmo assim falham cerca de 10-30% dos casos. Muitas vezes porque o virus so se esta a replicar nos pulmoes, e nao no nariz. Conheco casais em que um testou positivo em PCR e outro negativo, apesar de ambos terem covid e sintomas significativos. Em alguns casos, ha pessoas testam duas vezes negativo e depois testam a terceira vez positivo quando ja estao hospitalizadas.

O meu ponto é que ambos os testes (PCRs e antigenio) falham casos de covid, em percentagens algo significativas.

O meu outro ponto é que a covid tem sintomas muito variaveis. Logo é dificil de identificar. Alguma tosse muito seca e shortness of breath sao claro dois sintoma classicos, e que distinguem das gripes e constipacoes, e que geralmente levam a baixos niveis de oxigenio. Mas os casos mais leves, podem nao ter esses dois sintomas. A perda do olfacto é um sintoma classico e muito especifico, mas tambem ha muita gente que nao tem. Em algumas pessoas a perda de olfacto é o unico sintoma. Febre é comum, mas a febre é um sintoma comum em muitas infeccoes. Em lguns casos, surgem as dores corporais, dores de cabeca e tambem dores de garganta (especialmente nos casos ligeiros em pessoas vacinadas). Fadiga significatica ou extrema é outro sintoma relativamente tipico e dos mais problematicos, e que continua na long covid. E tonturas, e variacoes anormais de pulso cardiaco, tambem sao sintomas algo comuns, quer na fase aguda, quer na fase de long covid. Uma combinacao destes sintomas, especialmente daqueles que nao costumam surgir nas gripes e constipacoes, é sinal de covid.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Se há país preparado para novas vagas de Covid é o RU. Com a quantidade de casos que tem tido desde Junho, já estao mais que imunes!

Pois foi como eu. Eu tive Covid com sintomas (ligeiros) e estava duplamente vacinado há menos de 4 meses.

Nao pudemos ter essa certeza.

Conheco pessoas que tiveram covid duas vezes. E eu, penso que ja tive covid uma segunda e terceira vez. Em Setembro, tive perda de olfato durante uns dias, e testei negativo em PCR, apesar de ter tido dois contactos com pessoas com covid. E depois em inicio de Novembro, tive varios contactos com pessoas infectadas, quando houve aqui um outbreak que afectou praticamente toda a gente, e fiquei com dores de garganta e cabeca, mas voltei a testar positivo, apesar da maioria dos meus colegas ter testado positivo.

Infelizmente, a maioria dos casos leves, nao gera anticorpos. E ate eu, que tive covid em Marco de 2020, e quase fui hospitalizado, gerei anticorpos que depois se reduziram a zero, apos 9 meses. Na altura, era Dezembro de 2020, fiquei depressivo, porque pensei q tinha perdido toda a minha imunidade, e mesmo apos um caso severo.

Os meus contactos recentes, acima indicados, parecem indiciar que tenho agora mais imunidade. Mas mesmo assim, logo pelo seguro. Este virus e muito transmissivel e fugidio.

Mas sim, concordo contigo. Portugal tem tido MUITO poucos casos, comparado com o que o RU tem tido!

• Gosto
Reactions: hurricane
Claudia, nao compreendeste o que queria dizer.

Eu refiro-me exactamente a esses testes rapidos, de antigenio (nao me refiro aos PCRs).
Sim, aqui usa-se muito esses testes rapidos tambem. E eu usava-os frequentemente.
As instrucoes pedem para introduzir a cotonete somente 1cm no nariz. Facil claro.
Mas estudos cientificos mostram que isso nao chega.
A cotonete teria que ser inserida cerca de 5cm ate chegar ate a cavidade nasal, ja que é ai que o virus geralmente se instala (no nariz, a presenca viral é mais irregular, e dai os testes rapidos falharem ate cerca de 70% dos casos de covid, como aconteceu em pessoas que conheco, como mencionei acima). E introduzir 5cm é bastante dificil e algo doloroso!

Ja os PCRs sao mais sensiveis a detectar a presenca do virus. Mas mesmo assim falham cerca de 10-30% dos casos. Muitas vezes porque o virus so se esta a replicar nos pulmoes, e nao no nariz. Conheco casais em que um testou positivo em PCR e outro negativo, apesar de ambos terem covid e sintomas significativos. Em alguns casos, ha pessoas testam duas vezes negativo e depois testam a terceira vez positivo quando ja estao hospitalizadas.

O meu ponto é que ambos os testes (PCRs e antigenio) falham casos de covid, em percentagens algo significativas.

O meu outro ponto é que a covid tem sintomas muito variaveis. Logo é dificil de identificar. Alguma tosse muito seca e shortness of breath sao claro dois sintoma classicos, e que distinguem das gripes e constipacoes, e que geralmente levam a baixos niveis de oxigenio. Mas os casos mais leves, podem nao ter esses dois sintomas. A perda do olfacto é um sintoma classico e muito especifico, mas tambem ha muita gente que nao tem. Em algumas pessoas a perda de olfacto é o unico sintoma. Febre é comum, mas a febre é um sintoma comum em muitas infeccoes. Em lguns casos, surgem as dores corporais, dores de cabeca e tambem dores de garganta (especialmente nos casos ligeiros em pessoas vacinadas). Fadiga significatica ou extrema é outro sintoma relativamente tipico e dos mais problematicos, e que continua na long covid. E tonturas, e variacoes anormais de pulso cardiaco, tambem sao sintomas algo comuns, quer na fase aguda, quer na fase de long covid. Uma combinacao destes sintomas, especialmente daqueles que nao costumam surgir nas gripes e constipacoes, é sinal de covid.
Sim, testes rápidos podem falhar e PCRs também. Os testes de gravidez também. E? Para além da vacinação continuam a ser a melhor ferramenta que temos e deve ser usada tão frequentemente quanto possível.
Quanto aos sintomas, pessoalmente, tudo o que sentir (e que possa ser identificado como sintoma comum deste vírus) passa a ser automaticamente Covid até que se prove que não o seja (via teste), com todos os cuidados que isso implica.

Nao pudemos ter essa certeza.

Conheco pessoas que tiveram covid duas vezes. E eu, penso que ja tive covid uma segunda e terceira vez. Em Setembro, tive perda de olfato durante uns dias, e testei negativo em PCR, apesar de ter tido dois contactos com pessoas com covid. E depois em inicio de Novembro, tive varios contactos com pessoas infectadas, quando houve aqui um outbreak que afectou praticamente toda a gente, e fiquei com dores de garganta e cabeca, mas voltei a testar positivo, apesar da maioria dos meus colegas ter testado positivo.

Infelizmente, a maioria dos casos leves, nao gera anticorpos. E ate eu, que tive covid em Marco de 2020, e quase fui hospitalizado, gerei anticorpos que depois se reduziram a zero, apos 9 meses. Na altura, era Dezembro de 2020, fiquei depressivo, porque pensei q tinha perdido toda a minha imunidade, e mesmo apos um caso severo.

Os meus contactos recentes, acima indicados, parecem indiciar que tenho agora mais imunidade. Mas mesmo assim, logo pelo seguro. Este virus e muito transmissivel e fugidio.

Mas sim, concordo contigo. Portugal tem tido MUITO poucos casos, comparado com o que o RU tem tido!
Não esquecer que no RU foi praticamente tudo corrido a Astrazeneca que, supostamente, oferece menor protecção contra a Delta. Também pode ser uma explicação. Estou mortinha, salvo seja, para que a minha mãe leve o reforço da Pfizer.

Médica sul-africana que descobriu Ómicron diz que pânico é "desnecessário" porque a variante só causa sintomas ligeiros

O pânico em torno da variante Ómicron é “desnecessário”, diz a médica sul-africana que a descobriu.
Em declarações à estação televisiva britânica BBC One, Angelique Coetzee, a presidente da Associação dos Médicos da África do Sul, reagia à novas medidas adotadas pelo Reino Unido para conter a infeção considerando que o país estava “a entrar em pânico desnecessariamente”, uma vez que os sintomas da nova variante são “extremamente ligeiros”.
“Aquilo que estamos, clinicamente, a ver no sul de África — e recordem-se que estou no epicentro, é aqui que exerço — é extremamente ligeiro. São casos ligeiros”, disse.
Angelique Coetzee explicou que descobriu inicialmente a variante agora batizada como Ómicorn num homem com pouco mais de 30 anos de idade cujos sintomas eram apenas cansaço e uma dor de cabeça ligeira.

Obviamente, ainda é muito preliminar e a opinião muito subjectiva, mas depois de tanta notícia histérica sobre conclusões preliminares e subjectivas, convém realçar esta. Caso os sintomas sejam de facto ligeiros, até pode ser uma excelente notícia se esta variante se espalhar e "esmagar" a Delta.

Obviamente, ainda é muito preliminar e a opinião muito subjectiva, mas depois de tanta notícia histérica sobre conclusões preliminares e subjectivas, convém realçar esta. Caso os sintomas sejam de facto ligeiros, até pode ser uma excelente notícia se esta variante se espalhar e "esmagar" a Delta.

Ontem o observador:

27 nov 2021, 04:14

Variante Omicron "pode reduzir significativamente a eficácia das vacinas", alerta Centro Europeu de Controlo de Doenças​

O ECDC recomenda a implementação de medidas, mas ressalva no entanto que falta informação. O Presidente da República vai pedindo serenidade. Ainda o discurso de Rangel na véspera das diretas do PSD.

Algum tempo depois:

27 nov 2021, 21:12

Covid-19. Cientistas britânicos desdramatizam efeitos de nova variante​

Cientistas britânicos relativizaram o alarme gerado pela variante Ómicron do coronavírus, admitindo que, apesar das muitas mutações genéticas que tem, as vacinas continuarão provavelmente eficazes.

Mas podem de facto ser boas noticias se se confirmar o que essa médica diz, é aguardar pelos próximos dias, certamente novas conclusões científicas vão surgir.

Como é uma variante com um número elevado de mutações, convém estar alerta.

Penso que mais "histéricos" que os órgãos de comunicação social não pode haver...desde que a notícia tenha impacto e renda clicks ou likes/comentários tudo bem, nem que para isso digam o dito por não dito pouco tempo depois... :D

Última edição:
  • Gosto
Sinceramente não vejo histeria por parte da comunicação social. Foi a comunicação social que baniu os voos entre África austral e a UE? Foi a comunicação social que volto a impôr o uso de máscara em Inglaterra? Foi a comunicação social que proibiu a entrada de estrangeiros em Israel?

Ou a comunicação social deve omitir o que os governos estão a fazer para evitar a "histeria"?

Resta esperar que testemunhos como o da médica sul-africana sejam válidos e reais. Sabemos bem que nem sempre quem esteve do lado do relativismo e do "optimismo irritante", esteve do lado da razão. Temos vários exemplos em Portugal disso mesmo.

São necessários mais dados, a África do Sul tem uma população maioritariamente jovem, o que poderá dar a sensação que causa menos sintomas.

Uma das minhas esperanças nesta pandemia é de que um vírus menos pernecioso assumisse o o dominio, a verificar-se, são de facto boas noticias, mas não nos exaltemos sem dados concretos.

O sonho de qualquer farmacêutica e respetivos acionistas -> https://www.haaretz.com/israel-news...es-severe-illness-in-omicron-cases-1.10421310

Israel’s chief of public health services, Dr. Sharon Alroy-Preis, warned Sunday that the potential for infection with the COVID variant omicron is “very high,” but stressed that in cases where vaccinated people were infected they became only slightly ill.

Speaking at a Knesset meeting, she gave the example of a flight from South Africa to the Netherlands, where 62 out of 600 passengers were found to be infected. “This is very, very fast," Alroy-Preis said.
The Health Ministry's director-general, Prof. Nachman Ash, called the new variant "the most concerning there has been so far." Speaking Sunday on 103FM radio, he said Israel's response "isn't hysteria, but concern... It's important to take measures. We want to be able to at least delay the variant's entry into Israel."

Ash said he assesses it would take about two weeks before there is credible information concerning the variant's resistance to existing vaccines. He added that it's likely the vaccines would prevent serious cases of the new variant.

• Gosto
:malandro:

Moderna Inc. Chief Medical Officer Paul Burton said he suspects the new omicron coronavirus variant may elude current vaccines, and if so, a reformulated shot could be available early in the new year.

“We should know about the ability of the current vaccine to provide protection in the next couple of weeks,” Burton said Sunday on the BBC’s “Andrew Marr Show.”

• Gosto
Acho que seria sensato esperar até que a ciência possa dar mais detalhes sobre esta nova variante. Até lá, manter os cuidados que todos já estamos carecas de saber quais são.

Identificados 13 casos da variante ómicron em jogadores do Belenenses.​

Foram identificados 13 casos da nova variante ómicron em jogadores do Belenenses.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira de manhã, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que analisou, através do Departamento de Doenças Infeciosas, "um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul".

Nova variante da covid-19 chegou a quatro continentes em quatro dias.​

Portugal juntou-se, esta segunda-feira, à crescente lista de países tocados pela nova variante da covid-19. Identificada na África do Sul, a ómicron chegou a 14 países, em quatro continentes, em quatro dias.

A África do Sul anunciou, na quinta-feira, a descoberta de uma nova variante, conhecida, há quatro dias, como B.1.1.529. Entretanto batizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ómicron, 15.ª letra do alfabeto grego, levou quatro dias a chegar a 14 países, em quatro continentes diferentes: da África originária, à América do Norte, Oceânia e Europa.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou, esta segunda-feira, que detetou 13 casos da nova variante ómicron em Portugal, todos em jogadores do Belenenses SAD, equipa da Liga I de futebol, que defrontou o Benfica, no sábado.

Portugal entrou, assim, na lista crescente de países afetados pela nova variante da covid-19, que representa um risco global "muito alto", segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde conhecido esta segunda-feira.

Às 10 horas de segunda-feira, a ómicron estava oficialmente identificada em três continentes diferentes, nos seguintes 14 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Botsuana, Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Hong Kong, Israel, Itália, Países Baixos e Portugal.

Esta segunda-feira, a Escócia anunciou a descoberta de seis novos casos da variante ómicron no Reino Unido. O Governo britânico, que detém a presidência rotativa do G7, anunciou no domingo a convocação de uma "reunião de emergência" dos ministros da Saúde do grupo para lidar com a questão da variante Ómicron do coronavírus.

Os ministros da Saúde dos sete países mais ricos - França, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido - vão reunir-se hoje "para discutir a evolução da situação sobre a ómicron".

Identificada inicialmente na África do Sul, a ómicron levou várias nações a encerrar fronteiras com os países da África Austral - incluindo África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Essuatíni (ex-Suazilândia), Moçambique - bem como outros países africanos - incluindo Zâmbia, Maláui ou Angola.

Resta agora apurar qual o real perigo desta variante, contagiosidade, sintomas ligeiros, mais ou menos severos e eventual diminuição da eficácia das vacinas, nos próximos dias mais conclusões surgirão.

Identificados 13 casos da variante ómicron em jogadores do Belenenses.​

Foram identificados 13 casos da nova variante ómicron em jogadores do Belenenses.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira de manhã, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que analisou, através do Departamento de Doenças Infeciosas, "um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul".

Nada que me surpreenda, já no Sábado A Bola avançava com essa possibilidade e até postei a notícia no tópico de Desporto, portanto só foi a confirmação da suspeita.

Agora, veremos o que vai acontecer ao Benfica, se vão ter infectados ou não..

• Gosto