Pandemia da COVID-19 2022

https://eco.sapo.pt/2022/01/28/pand...alta-de-mao-de-obra-situacao-e-insustentavel/

Sinceramente acho que é tempo de comecar a tratar o Covid como uma gripe, como já está a fazer a Espanha, Dinamarca ou Reino Unido. Portugal tem uma das mais altas taxas de vacinacao do mundo. Nao faz sentido estarem centenas de milhares de pessoas em casa completamente assintomáticas.
Mas isso já está a começar a ser feito - de facto, o próprio INSA disse há uns dias que, se tudo correr como o previsto, a pandemia deixará de ser tratada como um risco de saúde pública após o fim do Estado de Calamidade (20 de março), com um período de transição que poderá durar até ao verão. Em Espanha é praticamente o mesmo - a única diferença é que o processo começou bem antes, no ano passado, e vai avançar na primavera também. Na Dinamarca a mesma coisa que em Espanha, mas avança já em fevereiro. :unsure:
https://www.publico.pt/2022/01/28/sociedade/noticia/covid19-podera-passar-vigiada-gripe-vaga-1993445

• Gosto
Reactions: frederico
Para o investigador, o uso generalizado da máscara deixou de ser necessário nesta fase, a testagem de despiste do SARS-CoV-2 deve apenas ser feita “em contexto hospitalar” e cabe às famílias “fazerem a sua autogestão” através de testes.

Já o disse.
É tempo de relaxar.
A nivel individual e colectivo.

Olhando para o grafico anterior a mortalidade do covid passou de 30x a da gripe para apenas 3x a da gripe. Se calhar a reducao foi ainda maior.

No RU a Omicron matou pouca gente, apesar dos números extraordinarios.

Já o disse.
É tempo de relaxar.
A nivel individual e colectivo.

Olhando para o grafico anterior a mortalidade do covid passou de 30x a da gripe para apenas 3x a da gripe. Se calhar a reducao foi ainda maior.

No RU a Omicron matou pouca gente, apesar dos números extraordinarios.
A Ómicron, aliada à vacinação, fez com que a COVID se tornasse cada vez mais numa "gripe forte". No caso de Portugal os dados ainda são mais convincentes: a Delta, com a vacinação elevada, tinha uma taxa de letalidade de 0,76% em outubro, já com a Ómicron a taxa de letalidade anda à volta dos 0,1% - o que até é menos do que os valores de gripe que ocorreram no inverno de 2018/2019!!! :shocking:

• Gosto
Reactions: N_Fig e frederico
Capture.png

O pico na Madeira parece ter sido ultrapassado.

A partir de amanhã entra em vigor uma nova fase de controlo da pandemia. Deixam de estar disponíveis os testes antigénio gratuitos para a população (apenas para quem apresentar sintomatologia).

A Covid-19 passa a integrar o sistema Sentinela, onde 2% da população assintomática é testada por mês nas unidades de saúde para caracterização da propagação da doença.

A nível regional, passam a ser reportados diariamente apenas os dados de internamento geral, UCI e mortalidade. Os restantes dados são fornecidos mensalmente (embora esta parte não seja claro porque imagino que a DGS vai continuar a publicar os dados diários).

Última edição:
E nao demorou muito até apanhar algo! Desde Dezembro relaxed as minhas regras, deixando de usar mascara quando estou com os meus amigos. No incio de Janeiro tive dois contactos positivos mas nao apanhei nada.

Na semana passada estive com amigo meu q tinha a namorada com Covid (ora bolas, só me disse isso quando ja estavamos juntos ha mais de uma hora!). Mas no infantario a professora da minha filha e algumas criancas testaram positivo e tiveram covid. Andou tudo junto. A minha filha teve sintomas de constipacao na Quinta.

Ora ontem fiquei engripado à moda antiga. Nada de sério. Ligeiro mesmo. Sem febre. Mas aguardo o PCR. A tosse seca faz me pensar q pode ser covid, até pelos contactos que tive.

Se confirmar vai a terceira vez q tive covid. E desta vez é leve.

Tirando a dor de cabeca e garganta, e tosse ligeira, sinto-me bem. Vou dando novidades.

O meu PCR deu negativo.

Mas... Ora bolas. Pois hoje perdi o sentido de olfato. Ou seja, provavelmente é covid.

Tirando a perda do olfato e a ligeira tosse seca (que me relembra a minha primeira experiencia com covid em 2020), a dor de garganta e cabeca assemelham-se bastante a uma constipacao. Mas sem qualquer pingo.

Que saudades tenho eu do nariz entupido. Lol!

Estou bem, nao parece que vai ser mais do que isto.

O meu PCR deu negativo.

Mas... Ora bolas. Pois hoje perdi o sentido de olfato. Ou seja, provavelmente é covid.

Tirando a perda do olfato e a ligeira tosse seca (que me relembra a minha primeira experiencia com covid em 2020), a dor de garganta e cabeca assemelham-se bastante a uma constipacao. Mas sem qualquer pingo.

Que saudades tenho eu do nariz entupido. Lol!

Estou bem, nao parece que vai ser mais do que isto.
Fazes coleção?