Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
No fundo, no fundo o que a maioria de nós desejava era que fosse um inverno como o passado!! :D

Mas pronto, foi excepção, será talvez um inverno seco, mas mais chuvoso que 2005, e com frio, o que já não é mau de todo! Mas não vou falar de preferências, pois o tópico é para previsões discutidas mas fundamentadas.. :)

Sem duvida, se pudesse escolher queria um Inverno bem chuvoso e frio.:D
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá boa tarde, em relação a este assunto nos ultimos meses a NOAA, tem mostrado uma anomalia de pressão relativamente nas mesmas latitudes do ano passado, só que abrangendo uma área maior extendo-se mais para sul e sudeste, e por isso este ano prevê-se que seja seco e ameno.
Contudo acho muito estranho uma área enorme de anomalia positiva de pressão e bem como de precipitação pois a anomalia deles de precipitação é negativa para quase toda a Europa.
Ora uma anomalia negativa de precipitação no Reino Unido e em toda a Peninsula Ibérica ao mesmo tempo .... Hum não me cheira.

Queria ver a do MetOffice mas acho que deixaram de publicar .. mas se alguém souber o link directo faça favor....
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Olá boa tarde, em relação a este assunto nos ultimos meses a NOAA, tem mostrado uma anomalia de pressão relativamente nas mesmas latitudes do ano passado, só que abrangendo uma área maior extendo-se mais para sul e sudeste, e por isso este ano prevê-se que seja seco e ameno.
Contudo acho muito estranho uma área enorme de anomalia positiva de pressão e bem como de precipitação pois a anomalia deles de precipitação é negativa para quase toda a Europa.
Ora uma anomalia negativa de precipitação no Reino Unido e em toda a Peninsula Ibérica ao mesmo tempo .... Hum não me cheira.

Queria ver a do MetOffice mas acho que deixaram de publicar .. mas se alguém souber o link directo faça favor....
Aqui tens : http://www.metoffice.gov.uk/climatechange/science/monitoring/indicators.html
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Previsão Outono 2010 no Algarve

Vamos ter um Outono ameno e com precipitação na média ou ligeiramente acima da média.

Setembro no modo geral, será quente e com precipitação acima da média. Na última semana do mês pode ocorrer uma cui-off que pode originar precipitação forte e trovoadas.

Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre +1.0ºC e os +1.6ºC

Precipitação: 15 mm e os 50 mm

Outubro: Mês com temperaturas na média ou ligeiramente abaixo da média e precipitação na média.

Temperaturas: anomalia entre os -0.5ºC e os +0.5ºC.

Precipitação: 50 mm e os 90 mm


Novembro: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre +0.3ºC e os +0.9ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Esta previsão foi publicada no meu blog e elaborada pelo membro "Climat".

Neste momento, a NOAA está a mudar já coloca um Outubro um pouco acima da média e um Novembro ligeiramente acima da média no sul.

Tenho muitas dúvidas que o Outono seja seco, o ano passado foi o Outono mais seco dos últimos 28 anos no Algarve, só em 1981 tivemos um Outono tão seco como o do ano passado. O ano passado para muitos que já esqueceram-se eu lembro que a chuva só caíu em força a partir de 20 de Dezembro no Algarve, é bom que fique claro.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Previsão Outono 2010 no Algarve

Vamos ter um Outono ameno e com precipitação na média ou ligeiramente acima da média.

Setembro no modo geral, será quente e com precipitação acima da média. Na última semana do mês pode ocorrer uma cui-off que pode originar precipitação forte e trovoadas.

Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre +1.0ºC e os +1.6ºC

Precipitação: 15 mm e os 50 mm

Outubro: Mês com temperaturas na média ou ligeiramente abaixo da média e precipitação na média.

Temperaturas: anomalia entre os -0.5ºC e os +0.5ºC.

Precipitação: 50 mm e os 90 mm


Novembro: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre +0.3ºC e os +0.9ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Esta previsão foi publicada no meu blog e elaborada pelo membro "Climat".

Neste momento, a NOAA está a mudar já coloca um Outubro um pouco acima da média e um Novembro ligeiramente acima da média no sul.

Tenho muitas dúvidas que o Outono seja seco, o ano passado foi o Outono mais seco dos últimos 28 anos no Algarve, só em 1981 tivemos um Outono tão seco como o do ano passado. O ano passado para muitos que já esqueceram-se eu lembro que a chuva só caíu em força a partir de 20 de Dezembro no Algarve, é bom que fique claro.

Pois mas não esqueças também que este verão ai no algarve já choveu enquanto cá nesta terra já há 81 dias que nâo cai uma gota:sad:.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os padrões atmosfericos e as previsões sasonais foram muito influenciados pela reactivação em grande do atlantico tropical.
Outros factores como o gelo no artico/antartico ou o calor russo tambem entram na equação tornando todas as interpolações dos modelos numa autentica mescla de varios factores dificeis de ser previstou ou interpretados.

Segundo a NOAA e consultando as antigas sasonais acho possivel que este ano tenhamos a dorsal atlantica bastante visivel durante os proximos meses...um outono/inverno com uma dorsal relativamente forte no atlantico subtropical ( 20ºN-40ºN).

Sem fazer uma previsão muito detalhada, posso dizer que acho que este outono/inverno tenha precipitações dentro da média e temperaturas dentro ou um pouco acima da média, com fluxos predominantes de NW/W...talvez haja possibilidade de termos alguma ULL activa por cá ou no mediterraneo, ou alguns episodios de precipitações fortes na bacia mediterranea.

Já o inverno, especialmente janeiro e fevereiro poderão trazer algum episodio de frio continental sobre o mediterraneo oriental e central, sobrando alguns restos para a europa W/SW.

A ver vamos:)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Simpatizantes de Portugal a deserto semi-arido não deitem foguetes antes da festa...a proxima semana as temperaturas vão descer a valores de 22º graus de maxima em Lisboa e 17,18º graus no Porto com a ocorrencia de percipitação em quase todo o pais... os primeiros sinais da mudança de estação já estão ai... penso q não iremos ter temperaturas quentes em outubro nem novembro e que as temperaturas irão começar a cair gradualmente a partir da 2ª quinzena de Setembro... Mas vamos ver pelo menos é o q eu espero q venha acontencer...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
e mais digo pelos dados que pesquisei a nivel anual se olharmos para os valores de percipitação de temperatura medial mensal desde do inicio do ano,podemos inferir que apesar de meses de Julho e Agosto bastante quentes as probablidades de termos valores de percipitação anual elevados e temperaturas medias anuais inferiores aos anos anteriores é bastante forte... por exemplo na cidade de Lisboa basta chover perto de 300-400mm ate ao final do ano para se antigir valores perto dos 1000mm so neste ano e basta termos valores de temperatura media mensal dentro da media mesmo com anomalias positivas de 0,5º para a temperatura media anual ser de 16º graus ou inferior signfica que poderemos estar perante um ano freco e humido e olhem que não é preciso muito para isso acontecer.

Já agora gostava de perguntar ao Stormmy se para ele o frio e o tempo invernoso vem so de Leste? ou se devido a nossa posição geografica os depressões atlanticas vindas de oeste e as frentes frias polares vindas de Oeste quase da gronelandia que atingem a Gra-bertanha e o Oeste Frances não poderão caracterizar de forma mais signficativa o nosso inverno... é que por exemplo o ano passado foram muitos os dias que o Leste europeu estavam com temperaturas altas e todo o Ocidente europeu sob tempestades de neve frentes frias intensas que por exemplo fizeram os temometros descerem em Paris a valores perto de 16º graus negativos ou seja e essas vagas de frio não foram nem continentais nem vindas de oriente mas sim vindas do Norte atlantico Polar.

cumps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Simpatizantes de Portugal a deserto semi-arido não deitem foguetes antes da festa...a proxima semana as temperaturas vão descer a valores de 22º graus de maxima em Lisboa e 17,18º graus no Porto com a ocorrencia de percipitação em quase todo o pais... os primeiros sinais da mudança de estação já estão ai... penso q não iremos ter temperaturas quentes em outubro nem novembro e que as temperaturas irão começar a cair gradualmente a partir da 2ª quinzena de Setembro... Mas vamos ver pelo menos é o q eu espero q venha acontencer...

Nao...isso é dificil, pois só a partir da 1a semana de outubro é que a temperatura média diaria ( media de 30 anos) desce abaixo dos 20º, 4 meses depois de ter superado essa marca e devido á descida do jet até á nossa latitude.
Para o nosso pais, tal como para praticamente todos os da bacia mediterranea entre os 35ºN e os 45ºN setembro é um mês de verão, em que o jet está bem afastado para norte e as SST´s atingem o pico.
Acontece que no nosso pais, excepto as zonas a sul dos 38ºN, a entrada de ar maritimo de origem tropical, que circula no AA, causa um gradual descida das temperaturas e aumento da hr/precipitação, a partir de meados do mês, de um modo mais rapido do que acontece no mediterraneo oriental.
De resto alegremo-nos pois entrámos no pico da estação convectiva por cá e no mediterraneo, devido ao calor lantente/SST´s elevadas e á aproximação do jet que vai gerando gradiente vertica devido á intrusão de algum frescor em altura....relembro-vos que na primavera a convecção é menos devido á falta de calor lantente ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já agora gostava de perguntar ao Stormmy se para ele o frio e o tempo invernoso vem so de Leste? ou se devido a nossa posição geografica os depressões atlanticas vindas de oeste e as frentes frias polares vindas de Oeste quase da gronelandia que atingem a Gra-bertanha e o Oeste Frances não poderão caracterizar de forma mais signficativa o nosso inverno... é que por exemplo o ano passado foram muitos os dias que o Leste europeu estavam com temperaturas altas e todo o Ocidente europeu sob tempestades de neve frentes frias intensas que por exemplo fizeram os temometros descerem em Paris a valores perto de 16º graus negativos ou seja e essas vagas de frio não foram nem continentais nem vindas de oriente mas sim vindas do Norte atlantico Polar.

cumps

O frio extremo costuma vir de E/NE/N....de W/SW vem o tempo de inverno agradavel mas chuvoso e de NW costumas ter aquelas trovoadas devido ao frio polar que afecta os niveis medios e baixos mas descaracteriza-se abaixo dos 850hpa devido ao contacto com a agua do mar, que se mantem acima dos 10º num raio enorme á volta da peninsula e que na nossa costa se fica pelos 12-16º.
O "tempo" de NW é fresco, sim, mas tambem é mais humido, pelo que o heat index não desce demasiado, ao contrario do tempo seco e frio de origem continental;)

Percebeste;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
... é que por exemplo o ano passado foram muitos os dias que o Leste europeu estavam com temperaturas altas e todo o Ocidente europeu sob tempestades de neve frentes frias intensas que por exemplo fizeram os temometros descerem em Paris a valores perto de 16º graus negativos ou seja e essas vagas de frio não foram nem continentais nem vindas de oriente mas sim vindas do Norte atlantico Polar.

O episódio que originou os valores de temperatura muito baixos em Paris, na primeira metade de Janeiro deste ano, correspondeu a uma entrada de nordeste - um fluxo de ar frio proveniente de uma região do Árctico a norte da Rússia e Finlândia com um percurso continental.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
por exemplo na cidade de Lisboa basta chover perto de 300-400mm ate ao final do ano para se antigir valores perto dos 1000mm so neste ano e basta termos valores de temperatura media mensal dentro da media mesmo com anomalias positivas de 0,5º para a temperatura media anual ser de 16º graus ou inferior signfica que poderemos estar perante um ano freco e humido e olhem que não é preciso muito para isso acontecer.

tn085791yr.gif


Ano fresco??
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal


Dan ao que me refiro concretamente é ao seguinte o ano de 2009 registou ma temperatura media anual na cidade de Lisboa de 17,3º graus e valor de percipitação de 664mm e o que me refiro é que durante este ano de 2010 em Lisboa em Agosto tendo ainda pela frente os 4 meses de forte probablidade de percipitação já atingimos os valores 533mm ou seja significa que em Setembro já chovou practiamente o mesmo que choveu o ano de 2009 inteiro e que basta termos o mes de setembro com 50mm um mes de outubro com 80 mm de novembro de 100mm e de dezembro de 150 mm para que o valor anual se aproxime perto dos 900-1000mm, se fizermos as comparações dos anos de 2009 ate Julho e de 2010 ate Julho vemos que o ano de 2010 está a ser mais fresco e mais chuvoso do que o ano de 2009 e mais se considerarmos que no ano de 2009 o mes de Setembro,Outubro,Novembro foram meses temperaturas elevadas ainda mais reforça a minha convicção baseada em factos de que o ano de 2010 será um ano mais chuvoso e fresco que do ano de 2009 e não é preciso muito para isso acontecer... ate Julho de 2009 tinha chovido em Lisboa 330mm em 2010 já choveu 533mm a temperatura media de todos os meses ate 30 Julho no ano de 2009 foi de 16,50º graus em 2010 é de 16,14º graus, os dados de o mes de Agosto não consegui ainda consulta-los e contabliza-los.
Apenas reforço aquilo que disse e volto a dizer os defensores do Super aquecimento global da Penisula Iberica a deserto semi-arido não deitem foguetes antes da festa pois ate 31 de dezembro o ano de 2010 pode facilmente revelar um ano mais fresco e mais chuvoso que nos ultimos anos e para isso acontecer basta que sejam meses normais com valores normais para a epoca.

Mas vamos aguardar para ver.


Dados:

2009
Janeiro-10,6º/136 mm
Fevereiro-12º/76mm
Março-16º/18 mm
Abril-15º/36 mm
Maio-19º/14 mm
Junho-22º/50mm
Julho-21,6º/0,25mm

2010
Janeiro-11,4º/127mm
Fevereiro-11º/178mm
Março-13º/122mm
Abril-16,8/62mm
Maio-17,8º/27mm
Junho-20º/17mm
Julho-23º/0mm

Mas claro que se isso acontecer ou seja se o ano de 2010 for mais fresco e mais chuvoso que os anteriores ou o anterior isso não vai ser noticia não vai merecer manchetes nos Media...pois o que vende é dizer que Portugal daqui a uns anos ira ser um deserto e todas as noticias ou dados que contradizem ou poem em causa essa permissa são simplesmente ignorardos é a minha opinião.

Cumprs,
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pra Gago Coutinho ter temperaturas abaixo da média o país tem que congelar :lmao: ou então ocorrer um fenómeno do Entroncamento, como ocorreu este ano. A NAO-. Deve contar-se pelos dedos das mãos as alturas em que Lisboa teve temperaturas abaixo da média durando mais de 30 dias.