Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Fil 1 Jan 2006 às 05:29.

1. Snow

Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jan 2006
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    Olá pessoal, aki em Abrantes, a temperatura está em 5,5 graus positivos. a altitude é 210 m, axam que pode nevar? abraço

2. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    Axo que o teu site não aponta para isso, eu não acredito que neve em Lisboa, se tivessemos precipitação forte, poderia ser que em periodos mais intensos, tivessemos queda de neve pontualmente em alguns locais, dadas as temperaturas

3. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Aqui está:

Em relação a Portugal, a verde onde irá cair neve.
    Tirada no snow-forecast. Este site deve basear-se no modelo GFS. Costumam exagerar nas quantidades de neve mas neste mapa até acho que não.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Santos

Santos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    -------
    Zoelae, na realididade o site tem sido bastante alterado, ainda antes de ter posteado o link fazia menção de neve para Lisboa na noite de domingo para segunda-feira às 6 (pela madrugada) isso tem acontecido com alguma frequencia, creio que neste momento apontam para Alverca (arredores)... veremos, mas lá que era giro isso era :ill:

5. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Talvez durante a madrugada de sábado para domingo! :) :rolleyes:

Vai carregando as pilhas da camara se por acaso :D

6. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Boas noites

Agora tenho 4.1c e o fenomeno de inversao termica está anulado :D

Nem sei o que dizer, como muita vez falei com o Zolae e li o que o Seringador escreveu, este inverno é um inverno à antiga Portuguesa :surprise: , o Zolae sabe bem a minha opnião sobre o clima (já o descrevi no posta "Foi vc quem pediu uma mini idade do gelo?"), onde descrevi a minha opnião sobre o nosso futuro imediato (5 a 10 anos). Isto que se está a passar não é normal, nem é mais um acontecimento daqueles repetiveis de x em x anos, não, na minha opnião não é mais do que o caminhar devagar, mas progressivamente para o enfriamento continuo e persistente. Que diga a rapaziada do resto da Europa..... :cold:

Tenho o meu vestuário de neve e trno preparados para a zona de Aveiro, será que estou enganado? a maquina de filmar e fotografar estão a postos.....

Confio no geopontecial pra baixar a cota

7. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Neste momento tenho 4,7 graus no Pinhal Novo mas estou-me a questionar quantos terei amanha por esta hora ;)

8. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Infelizmente os mapas do Snow Forecast tendem a ser exagerados,mas nesta situação creio que até são bastante realistas, mas como sempre cometem erros graves, por exemplo quase de certeza nevará na serra de Monchique no algarve que está a mais de 900metros mas não assinalaram nada

9. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    Além do que tinha dito aí há o efeito urbano na temperatura e na serra não´.

4,7 não é mau mas aí até é habitual gear, não é.

10. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Costuma gear mesmo muito e apesar de estar a apenas 30km de Lisboa, a temperatura é muito diferente desta , as vezes as minimas são 3 a 4 graus mais baixas que em Lisboa o que é surpreendente porque a distancia é pequena

11. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    sim mas aí nessas quintas e zonas sem casas a temperatura ainda desce mais, é planície, tem grande amplitude termica

12. joaocpais

joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Dez 2005
    Local:
    Olha Santos acho esse site bastante interessante e realista e chamou-me a atenção o seguinte:preveem neve em Alverca e no Montijo que é perto de mim :D mas não preveem neve em Lisboa e isto vai na linha daquilo que eu penso e que todos os modelos apontam que é que amanha vai ser uma verdadeira lotaria poderá nevar em todos os sitios mas só vai nevar naqueles que reunirem algumas condições momentaneas ou seja a temperatura estar a menos de 2/3 graus, a intensidade de um aguaceiro mais intenso e prolongado, entre outros...
    RESUMINDO:pode nevar num determinado sitio mas noutro que esteja a poucos kilometros desse sitio poderá nem sequer nevar
    O que pensam voces??

13. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas
    Mas nem é preciso ir tão longe, em Almada, mesmo ao ladinho de Lisboa tenho visto belas geadas e placas de gelo sobre os automóveis! Esta é que nunca entendi muito bem, será por ventos dominates?

14. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Também já vi muitas vezes diferenças brutais de temperatura entre Lisboa e Almada através das estações automáticas do I.M, que ás vezes chegam a 10ºC :eek:

15. Snow

Snow
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jan 2006
    Local:
    Mouriscas - Abrantes
    resumindo, ninguem pode prever o que irá acontecer de sabado para domingo. Poderá cair um nevão que afecte mas de 50% do território nacional, como pode so nevar em algumas zonas. o melhor é esperar para ver.

Partilhar esta Página