Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006



Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Santos disse:
Obrigado pelo teu comentário Zoelae, significa então que perante as condições e modelos actuais até poderá mesmo nevar em Lisboa, é que na realidade esta possibilidade não está fora de questão, presumo eu... :ill:
Axo que o teu site não aponta para isso, eu não acredito que neve em Lisboa, se tivessemos precipitação forte, poderia ser que em periodos mais intensos, tivessemos queda de neve pontualmente em alguns locais, dadas as temperaturas
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aqui está:

screenshot0010wp.jpg


Em relação a Portugal, a verde onde irá cair neve.
Tirada no snow-forecast. Este site deve basear-se no modelo GFS. Costumam exagerar nas quantidades de neve mas neste mapa até acho que não.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Zoelae disse:
Axo que o teu site não aponta para isso, eu não acredito que neve em Lisboa, se tivessemos precipitação forte, poderia ser que em periodos mais intensos, tivessemos queda de neve pontualmente em alguns locais, dadas as temperaturas

Zoelae, na realididade o site tem sido bastante alterado, ainda antes de ter posteado o link fazia menção de neve para Lisboa na noite de domingo para segunda-feira às 6 (pela madrugada) isso tem acontecido com alguma frequencia, creio que neste momento apontam para Alverca (arredores)... veremos, mas lá que era giro isso era :ill:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Boas noites

Agora tenho 4.1c e o fenomeno de inversao termica está anulado :D

Nem sei o que dizer, como muita vez falei com o Zolae e li o que o Seringador escreveu, este inverno é um inverno à antiga Portuguesa :surprise: , o Zolae sabe bem a minha opnião sobre o clima (já o descrevi no posta "Foi vc quem pediu uma mini idade do gelo?"), onde descrevi a minha opnião sobre o nosso futuro imediato (5 a 10 anos). Isto que se está a passar não é normal, nem é mais um acontecimento daqueles repetiveis de x em x anos, não, na minha opnião não é mais do que o caminhar devagar, mas progressivamente para o enfriamento continuo e persistente. Que diga a rapaziada do resto da Europa..... :cold:

Tenho o meu vestuário de neve e trno preparados para a zona de Aveiro, será que estou enganado? a maquina de filmar e fotografar estão a postos.....

Confio no geopontecial pra baixar a cota
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
Desculpa JC_Pais, mas axo k o Dan tem razão nós temos ar frio em altitude, axo que nestas situações, o gradiente térmico vertical até será superior ao habitual, se amanhâ tiveres uns 5º em casa poderá estar a 0º na serra.
Quanto tens agora?

Neste momento tenho 4,7 graus no Pinhal Novo mas estou-me a questionar quantos terei amanha por esta hora ;)
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
tozequio disse:
Já vi ;)

Falta saber é se essas previsões serão fiáveis :rolleyes:

Torço q sejam :w00t:

Infelizmente os mapas do Snow Forecast tendem a ser exagerados,mas nesta situação creio que até são bastante realistas, mas como sempre cometem erros graves, por exemplo quase de certeza nevará na serra de Monchique no algarve que está a mais de 900metros mas não assinalaram nada
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
Além do que tinha dito aí há o efeito urbano na temperatura e na serra não´.

4,7 não é mau mas aí até é habitual gear, não é.

Costuma gear mesmo muito e apesar de estar a apenas 30km de Lisboa, a temperatura é muito diferente desta , as vezes as minimas são 3 a 4 graus mais baixas que em Lisboa o que é surpreendente porque a distancia é pequena
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
joaocpais disse:
Costuma gear mesmo muito e apesar de estar a apenas 30km de Lisboa, a temperatura é muito diferente desta , as vezes as minimas são 3 a 4 graus mais baixas que em Lisboa o que é surpreendente porque a distancia é pequena
sim mas aí nessas quintas e zonas sem casas a temperatura ainda desce mais, é planície, tem grande amplitude termica
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Santos disse:
Amigos que acham deste link/meteo... obrigado.

http://www.eurometeo.com/italian/home

Olha Santos acho esse site bastante interessante e realista e chamou-me a atenção o seguinte:preveem neve em Alverca e no Montijo que é perto de mim :D mas não preveem neve em Lisboa e isto vai na linha daquilo que eu penso e que todos os modelos apontam que é que amanha vai ser uma verdadeira lotaria poderá nevar em todos os sitios mas só vai nevar naqueles que reunirem algumas condições momentaneas ou seja a temperatura estar a menos de 2/3 graus, a intensidade de um aguaceiro mais intenso e prolongado, entre outros...
RESUMINDO:pode nevar num determinado sitio mas noutro que esteja a poucos kilometros desse sitio poderá nem sequer nevar
O que pensam voces??
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Mas nem é preciso ir tão longe, em Almada, mesmo ao ladinho de Lisboa tenho visto belas geadas e placas de gelo sobre os automóveis! Esta é que nunca entendi muito bem, será por ventos dominates?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
kimcarvalho disse:
Mas nem é preciso ir tão longe, em Almada, mesmo ao ladinho de Lisboa tenho visto belas geadas e placas de gelo sobre os automóveis! Esta é que nunca entendi muito bem, será por ventos dominates?

Também já vi muitas vezes diferenças brutais de temperatura entre Lisboa e Almada através das estações automáticas do I.M, que ás vezes chegam a 10ºC :eek:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
resumindo, ninguem pode prever o que irá acontecer de sabado para domingo. Poderá cair um nevão que afecte mas de 50% do território nacional, como pode so nevar em algumas zonas. o melhor é esperar para ver.