Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2006

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Santos disse:
Olá JoaocPais

Eu vivo muito próximo de Montejunto, (estou entre Torres Vedras e o Sobral de Monte Agraço) caso tenha notícias divulgo de imediato :ill:

Obrigado Santos nem tive oportunidade de te responder, parece que a malta acordou agora :D
Diz-me alguma coisa se houver novidades de Montejunto ;)
Tu vais ter sorte estas ao pé dessa serra e talvez até nas serras nas serras á volta do Sobral
 


Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
joaocpais disse:
Obrigado Santos nem tive oportunidade de te responder, parece que a malta acordou agora :D
Diz-me alguma coisa se houver novidades de Montejunto ;)
Tu vais ter sorte estas ao pé dessa serra e talvez até nas serras nas serras á volta do Sobral
`
Acredita que será para mim um enorme prazer poder vir aqui dizer que neva na zona, o que segundo informações que recolhi não seria inédito na zona do Sobral.
Segundo amigos meus aconteceu ter nevado no Sobral e de facto numa serra adjunta há alguns anos atrás, não sei precisar quando mas posso averiguar.
:ill:
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
A Serra da Arrábida fica aí a uns 500m de altitude, portanto está acima da cota prevista (400-600m), além disso o INM é pouco generoso em relação às cotas, vai espreitando para lá, eu tb estava a pensar em ir à Serra de Sintra, 1º temos de pedir precipitação, o resto só depois.
Setubal tem mínimas sempre abaixo das de Lisboa e está mais em cima do mar que Lisboa

Certo Zoelae mas não achas que o efeito amenizador do atlantico pode ser um entrave para nevar na Arrabida ?
De qualquer maneira até acredito mais na serra de sintra,porque apesar de tambem estar proximo do mar eu acho que é uma serra mais humida não achas?
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
joaocpais disse:
Certo Zoelae mas não achas que o efeito amenizador do atlantico pode ser um entrave para nevar na Arrabida ?
De qualquer maneira até acredito mais na serra de sintra,porque apesar de tambem estar proximo do mar eu acho que é uma serra mais humida não achas?
A vertente sul está praticamente no atlântico, mas é a linha de costa que entra mais para leste, ou melhor o que eu cria dizer é que não é tipo Cabo Carvoeiro, tu tens Sesimbra mto mais a ocidente e a zona da costa da Caparica, por exemplo Setubal está proximo do mar, mas dá a sensação que é um braço de mar se estende para o interior do continente.

Além disso ali as águas são pouco profundas, acho que arrefecem mais que em outros locais
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
E na zona do Grande Porto, a cerca de 200m de altitude, a 8 ou 9 km do mar (zona sul de Vila Nova de Gaia)?

Acham q há a possibilidade de pelo menos nevar na madrugada de sabado p domingo? Eu acho q até vou sonhar com neve amanha de noite :D
 
Última edição:

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Zoelae disse:
A vertente sul está praticamente no atlântico, mas é a linha de costa que entra mais para leste, ou melhor o que eu cria dizer é que não é tipo Cabo Carvoeiro, tu tens Sesimbra mto mais a ocidente e a zona da costa da Caparica, por exemplo Setubal está proximo do mar, mas dá a sensação que é um braço de mar se estende para o interior do continente.

Além disso ali as águas são pouco profundas, acho que arrefecem mais que em outros locais

Percebo o teu raciocinio mas com tantas variaveis já não sei se ganho eu ou se ganhas tu :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
Se calhar não ganha nenhum :mad: :mad: :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
A 500m, com -5 ou -6ºC a 850hPa e -30ºC a 500hPa, se cair alguma coisa será agua no estado sólido :D
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Dan disse:
A 500m, com -5 ou -6ºC a 850hPa e -30ºC a 500hPa, se cair alguma coisa será agua no estado sólido :D
Desculpa JC_Pais, mas axo k o Dan tem razão nós temos ar frio em altitude, axo que nestas situações, o gradiente térmico vertical até será superior ao habitual, se amanhâ tiveres uns 5º em casa poderá estar a 0º na serra.
Quanto tens agora?
 
Última edição:

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Zoelae disse:
Parece-me bastante realista em relação às previsões.
Obrigado pelo teu comentário Zoelae, significa então que perante as condições e modelos actuais até poderá mesmo nevar em Lisboa, é que na realidade esta possibilidade não está fora de questão, presumo eu... :ill: