Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Pois Dan, o problema para este FDS é esse "talvez caia quaquer coisita":unsure:
Mas para o dia 06 é mais optimista, a ver vamos...;)

Pois é para o dia 6 promete é pena é não mostrarem uma continuação com a iso 0 sai tão depressa como entrou:( mas a madrugada de dia 7 tem potencial para termos muitas cidades abaixo de zero;) :cold:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
As previsões para os dia 6 também podiam ser melhores. Há frio a 850 hPa mas falta a 500 hPa. A cota também não será tão baixa como podia ser. Claro, ainda falta uma semana :)

Olha que não sei miguel, mas na minha opinião é muito melhor haver frio a 850 do que a 500hPa;) :rolleyes:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Acho que não vai haver neve para ninguem...e a que houver nao deve acumular...se nevar a mais de 1400m ja é ser mt optimista :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
HUM não sei:unsure: vejo muita predominância de anticiclone quando tivermos o frio vai nos faltar a chuva:( para este Sábado a coisa ta-se a por boa mas é uma situação muito rápida o anticiclone que prevalecer desta vez:rolleyes:para o meio da próxima semana a coisa ainda está muito indefinida vamos ver para que lado pende o frio é quase certo:cold::cold:
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Entao.. se a temperatura é -2 a 1500 metros, na pior das situações neva a 0º, a não ser que caia chuva gelada (freezing rain) o que é raro.

Já agora, uma curiosidade aqui para o forum, o record de temperatura numa chuva gelada foi no Canadá com -18ºC... incrivel! :surprise:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
boas eu digo que a cota de neve nao baixara dos 1600m:sad: a temperatura esta muito alta a 500ha:disgust:
48h0hhu.jpg
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Quando estamos perante uma situação destas, temperaturas acima dos 0ºC em cotas altas, o que interessa é a "melting air temperature" , que se calcula atraves da humidade relativa.

Teoria: http://www.sciencebits.com/SnowAboveFreezing
Calculo: http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc&calc=yes

Já agora, vejam estes alertas para o estado de Iowa, EUA.
Passo a citar um bocado do texto:
A WINTER STORM WARNING MEANS SIGNIFICANT AMOUNTS OF SNOW...
SLEET...AND ICE ARE EXPECTED OR OCCURRING. THIS WILL MAKE TRAVEL
VERY HAZARDOUS OR IMPOSSIBLE.

http://www.weather.gov/alerts/ia.html
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Luper,tb gostava de assistir a esse cenario..Mas como diria o GRAUNDIOSO TONY(carreira) "sonhador,sonhador...mas ao menos a sonhar..!!":lmao:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sabado neva a partir dos 1200m, querem uma ver? Eu vou lá estar para testemunhar, em directo e a cores :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

Vamos ter iso 3 e -25 1200 sem problemas, ou estarei engando?:huh:

espero bem que sim luper ate devia nevar a cota 0 que eu nao me importava mas temos de ser realistas pois axo que o minimo será ai uns 1400 abaixo disso de certeza que nao nevara, é esperar para ver mas se nevar a 1200m sou o primeiro a render-me as evidencias :thumbsup: