Queda de meteorito na Rússia - 15 Fevereiro 2013

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Este argumento da NASA têm um erro de raciocínio.

Vejámos, quando há as Perseidas, as Gemínidas ou as Leónidas, eu vejo vários meteoros, mas uns viajando norte-sul e outros sul-norte, e outros este-oeste, e oeste-leste. Só que provêm todos do mesmo radiante, da mesma órbita e conjunto de detritos do mesmo corpo. O efeito é uma ilusao de óptica do efeito de perspectiva. Acho que o mesmo pode ter ocorrido entre o 2012 DA14 e o meteoro da Rússia; as aparentes diferentes trajectórias devem-se apenas a um efeito de perspectiva. Resta saber se sim ou nao.

Além disso, um fragmento ao aproximar-se do planeta naturalmente muda imenso a sua trajectória ao curvar assim que entra em órbita do planeta. Portanto, esse argumento da NASA é muito falacioso. Nao digo que ambos os corpos sejam relacionados, mas o argumento da NASA é falso.

O 2012 DA14 aproxima-se da Terra pelo hemisfério Sul, logo o "radiante" estaria abaixo do horizonte a Sul da Rússia, o que impossibilita qualquer outra direção que não Sul -> Norte.
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Deixo aqui este link:
http://fishki.net/comment.php?id=133289

ATENÇÃO!!! Isto é um site Russo tipo o Ainanas em Potugal, logo há muita asneira, brincadeira e coisas menos próprias à mistura... Mas há também muitas fotos e vídeos reais que se destingem bem dos demais e que não estão no youtube...

Dica: Usem o tradutor do google, é raro haver por aqui entendedores de língua russa. hehe
 
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Deixo aqui este link:
http://fishki.net/comment.php?id=133289

ATENÇÃO!!! Isto é um site Russo tipo o Ainanas em Potugal, logo há muita asneira, brincadeira e coisas menos próprias à mistura... Mas há também muitas fotos e vídeos reais que se destingem bem dos demais e que não estão no youtube...

Presumo que isto não seja real :rolleyes:.

1.jpg
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O 2012 DA14 aproxima-se da Terra pelo hemisfério Sul, logo o "radiante" estaria abaixo do horizonte a Sul da Rússia, o que impossibilita qualquer outra direção que não Sul -> Norte.

As órbitas não são linhas rectas, e quando um corpo pequeno se aproxima da terra a curvatura é muito mais pronunciada por causa do efeito da gravidade. Portanto um fragmento poderá ter surgido com outra trajectória.
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Sinceramente, eu sei que as coincidências acontecem mas... esta é mesmo uma GRANDE coincidência, caramba! Se o último deste género foi em 1998, podemos pensar contas por alto que acontece uma vez em cada 5 500 dias. Por sua vez um asteróide destes a passar a rasar a terra acontece uma vez em cada 36 500 dias. E pimba acontecem no mesmo dia, qual é a probabilidade? Custa mesmo a entrar que não esteja relacionado... mas enfim, mas quem sou eu para duvidar dos experts...
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
As órbitas não são linhas rectas, e quando um corpo pequeno se aproxima da terra a curvatura é muito mais pronunciada por causa do efeito da gravidade. Portanto um fragmento poderá ter surgido com outra trajectória.

Para ser visto com trajetória Norte -> Sul Teria que dar a volta à Terra, o que só seria possível caso perdesse energia por atrito com a atmosfera. Nesse caso o ângulo de impacto seria muito maior do que o verificado (seria um impacto de raspão), e o rasto deixado pelo objeto seria muitíssimo superior.

De facto o 2012 DA14 será muito defletido pela Terra, mas a haver impacto ele seria com o sentido Sul -> Norte.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vegastar,

Concordo que nao ha possibilidade do fragmento ter realmente alterado a sua órbita, como explicaste.

Mas olha este vídeo, o condutor conduz em direcção a leste e o meteoro surge com outra trajectória, de sul para norte.

Estas mudam consoante e perspectiva do local em relação ao meteoro!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_OYxWDUaI8

Outro vídeo mostrando uma trajectória sul para norte! Nota o leste como sendo onde está o crepúsculo do amanhecer.

Portanto, nós nao sabemos bem o angulo do meteoro, sabemos que o asteroide entra de sul, mas ao ver todos os vídeos do meteoro, nao se fica bem com a certeza da sua trajectória.

Eu acho que nao podemos ainda refutar a conexao que este meteoro seja um fragmento do asteroide DA14. Só se estivemos debaixo do meteoro poderíamos ter a certeza da trajectória. O ideal é marcar a trajectória em cada video e local e depois determinar a trajectória real, independente do efeito de perspectiva. Vou tentar ver onde ficam todas estas cidades.




Para ser visto com trajetória Norte -> Sul Teria que dar a volta à Terra, o que só seria possível caso perdesse energia por atrito com a atmosfera. Nesse caso o ângulo de impacto seria muito maior do que o verificado (seria um impacto de raspão), e o rasto deixado pelo objeto seria muitíssimo superior.

De facto o 2012 DA14 será muito defletido pela Terra, mas a haver impacto ele seria com o sentido Sul -> Norte.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sinceramente, eu sei que as coincidências acontecem mas... esta é mesmo uma GRANDE coincidência, caramba! Se o último deste género foi em 1998, podemos pensar contas por alto que acontece uma vez em cada 5 500 dias. Por sua vez um asteróide destes a passar a rasar a terra acontece uma vez em cada 36 500 dias. E pimba acontecem no mesmo dia, qual é a probabilidade? Custa mesmo a entrar que não esteja relacionado... mas enfim, mas quem sou eu para duvidar dos experts...

Eventos semelhantes, em 1908, 1930, 1941, 1947, 1965, 1966, 1967, 1993, 1997 e 2013.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_meteor_air_bursts
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A cidade mais perto do impacto é Chelyabinsk. O meteoro aqui é visivel a leste, deslocando-se, parece, de NE para SO.

Em Ekaterinburg, 200km a Norte de Chelyabinsk, o meteoro é visivel a sudeste deslocando se N para S.

Em Orenburg, 700km a Sudoeste de Chelyabinsk, o meteoro é visivel a nordeste deslocando-se de S para N.

O meteoro parece ter colidido em Chebarkul, a oeste de Chelyabinsk. Ou seja, o meteoro viajou numa trajectória de leste para oeste, passando por cima de Chelyabinsk e colidindo em Chebarkul.

Nas outras cidades a norte ou a sudoeste nós vemos o meteoro a sobrevoar N para S ou S para N dependendo da trajectória.

A questão é qual é o radiante do meteoro.

PS: analisei agora mais vídeos e o meteoro parece passar no zénite ligeiramente a sul de Chelyabinsk e depois colidir no solo em Chebarkul que fica a leste de Chelyabinsk, ou seja na realidade ele parece ter uma trajectória real de Sudeste para Noroeste.

Agora o mais interessante: a trajectória do asteróide 2012 DA14 é parecida, de Sul para Norte. Não tenho a certeza de que o meteoro tenha sido um fragmento do asteróide, mas acho que não consigo excluir essa possibilidade, até porque as órbitas parecem ser semelhantes. Mas eu não fiz ainda um estudo profundo, preciso de ver mais vídeos de diferentes perspectivas.

Só não consigo perceber é como é que os astrónomos em poucas horas disseram logo que a trajectória era de norte para sul. Isso não é verdade, é uma ilusão da perspectiva observada em cidades como Ekaterinburg, mas não noutras cidades, onde é visto mover-se de sul para norte. Mas geograficamente a trajectória é claramente de sudeste para noroeste.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Não podemos deixar de destacar as duas chuvas de meteoros que ocorrem este mês de fevereiro as alpha-centaurídeos e as omicron-centaurídeos ; este meteoro que caiu na Russia pode muito bem ter sido algum associado a uma destas chuvas que embora pouco conhecidas por vezes podem ter fire-balls muito grandes:)