1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Referendo sobre a permanência na UE no Reino Unido

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 7 Set 2015 às 13:32.

  1. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    [​IMG]

    http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/06/daily-chart-14 (site corrigido)

    [​IMG]

    http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/06/britain-s-eu-referendum-0

    O Economist também se dedica a categorizar todos os apoiantes do Brexit como doidos:

    [​IMG]

    http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/06/daily-chart-15

    Quando na realidade...

    EU, Turkey to open new membership talks: sources

    https://au.news.yahoo.com/world/a/31896584/eu-turkey-to-open-new-membership-talks-sources/#page1

    Oh, mas o Cameron prometeu que isso nunca acontecerá... :rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #46 Orion, 22 Jun 2016 às 21:07
    Última edição: 22 Jun 2016 às 21:30
  2. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,600
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Polacos. indianos e paquistaneses à conquista do Reino Unido...

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Se fosse inglês votaria BREXIT!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Paelagius

    Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2013
    Mensagens:
    1,516
    Local:
    Porto
    A saída do Reino Unido afecta todos de algum modo, mas mais directamente uns do que outros.

    A minha família produz Vinho do Porto e estamos apreensivos quanto ao resultado.
     
  5. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,579
    Local:
    Porto
    Espero que vença o Sim à UE.

    O Reino Unido balança o poder do eixo franco-alemão e defende os interesses das periferias. A Dinamarca por exemplo só entrou na UE por causa do RU. Os ingleses são os que mais defendem têm defendido os interesses de Portugal, Grécia, Chipre, Malta, Holanda ou Irlanda. Lá está, as periferias.

    Londres tem forçado a UE a ser mais liberal e menos francesa. O modelo francês é extremamente fechado, regulado, conservador no que diz respeito à inovação. O mundo está a mudar muito depressa e os efeitos do excesso de regulação são já visíveis na Europa Continental em geral. Se o RU a situação ficará muito pior, com a França a assumir muito poder e a tentar impor o seu modelo proteccionista.

    Será mau para a indústria de serviços ou farmacêutica do RU, é possível que algumas empresas mudem para Dublin ou Amsterdão, isso afectará o emprego e terá de haver austeridade para compensar a quebra na colecta de impostos. Mais de 90% dos economistas dizem que será mau para a economia inglesa no curto, médio e longo prazo.

    Além do mais temos a questão da instabilidade política, com a Escócia a forçar novo referendo da independência e distúrbios na Irlanda do Norte, que tem um passado sangrento e que agora tem andado estável. Londres tudo fará para bloquear um referendo escocês, a tensão será difícil de gerir.

    A ala do partido conservador eurocéptica pura e dura é uma minoria dentro do partido, e tal como o UKIP têm propostas muito radicais, extremistas, e assumem mesmo que haverá danos económicos irreversíveis, mas isso não interessa, o mais importante é a alma da nação (de Inglaterra, diga-se, não das nações celtas...). Querem mesmo tirar o RU do mercado único, cortar todos os laços com Inglaterra e alguns acham que vão voltar a um pós-colonialismo. A questão é que quando forem bater na porta dos países da Commonwealth descobrirão que são altamente proteccionistas, até os EUA é proteccionista e o PM David Cameron disse isso. São ilusões, utopias. Depois alguns querem privatizar o serviço nacional de saúde, medida que mesmo a maioria da Direita inglesa rejeita. E com as propostas de imigração que têm só os licenciados conseguiriam emprego no RU. E a economia precisa também de trabalhadores não qualificados, eu vejo isso mesmo nas áreas rurais.

    Quanto aos interesses de Portugal, é mais que óbvio que interessa a ambas as partes a permanência. Recebemos 2 milhões de turistas o ano passado vindo de lá, mais que a Grécia ou Itália. Está provado que num caso extremo de voltarem os vistos este número cairá muito. Exportamos muito, para se ter uma noção do que está em causa, Espanha, Angola e RU juntos eram quase 40% das nossas exportações há uns anos. E o RU é o nosso principal destino da emigração jovem, se sair muitas dezenas de milhares de pessoas terão de sair do país, pois o sistema de imigração proposto só será vantajoso para licenciados com ordenados elevados.
     
  6. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Bom, chegou o dia do referendo...

    A margem da vitória será importante. Se o 'Remain' ganhar por pouco as tensões continuarão a ser grandes. Contudo, já escrevi que na perspetiva geral será indiferente. A força motriz da insatisfação europeia é a estagnação/degradação económica. Isso não vai desaparecer. A reação ao separatismo é a integração à força o que não faz nada mais que fortalecer o primeiro movimento.

    Como já é habitual abundam os artigos de opinião utópicos sobre a UE. Alegadamente a UE tem que ser menos burocrática e liberal. Cá vai uma dose de realismo: Todos os governos são burocráticos. E quando se tenta formar um governo europeu que unirá governos já de si burocráticos realisticamente não se pode esperar muita liberdade. As leis de cada país refletem, em parte, a sua cultura. Quando se tenta homogenizar as leis, está-se a homogenizar as culturas. Novamente, é o tal marxismo cultural que é em geral ferozmente criticado mas ignorado quando não é conveniente.

    O projeto europeu está acima dos interesses individuais e nacionais (o que não necessariamente bom). Já escrevo isto há muito tempo. Mas pessoas pensam que a UE será uma instituição independente e benevolente. Pergunto eu: Há governos independentes? E é mesmo preciso responder à pergunta anterior?

    http://www.telegraph.co.uk/news/201...ten-too-much-to-voters-complains-eus-juncker/

    Há 20 anos se houvesse um político europeu proeminente a dizer que as opiniões dos votantes (e por extensão a democracia direta) são problemáticas isto seria alarmante. A UE seria automaticamente categorizada como fascista. Mas são sinais dos tempos. Do outro lado do Atlântico, fez-se uma peça humorística que aborda exatamente isso:



    Quem acha que a UE irá fechar as suas fronteiras, incluindo à Turquia está-se a enganar. A UE precisa da Turquia. A Turquia é o estado-tampão entre a UE e o mundo islâmico. Não é europeu mas está na OTAN. A UE não pode deixar que a Turquia se radicalize. Mas também não a pode deixar no limbo indefinidamente nem a rejeitar porque isso pode acelerar a sua radicalização (já se assiste com o Erdogan).

    Paralelamente aos problemas económicos há os demográficos:

    When Will Minorities Become The Majority In The US? It's Already Happening In Counties Across The Nation

    http://www.ibtimes.com/when-will-mi...eady-happening-counties-across-nation-2385884

    O partido republicano dos EUA tem duas opções. Adotar uma postura mais benevolente para com as minorias que se estão a tornar na maioria ou radicalizar-se ainda mais (que já se vê). Quando se perde a dominância demográfica, perde-se a dominância cultural (e por extensão a legislativa).

    Paralelamente, isto acontece o mesmo na Europa. A mudança demográfica trará uma mudança cultural com todos os inevitáveis conflitos que isso acarreta. Estamos ainda nos princípio do choque cultural. A população europeia ainda vai envelhecer mais.

    Concluo, repetindo isto até à exaustão: Votar em Bremain é ser marxista cultural e votar num projeto assumidamente fascista. A economia, demografia, política e a cultura estão todas interligadas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #51 Orion, 23 Jun 2016 às 17:56
    Última edição: 23 Jun 2016 às 18:07
  7. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,579
    Local:
    Porto
    Orion parece-me que estás a exagerar.
     
  8. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Em quê? Sabes quantos turcos há na Alemanha? 1.5 milhões sem cidadania turca. Com cidadania alemã e incluindo descendentes de turcos há muitos mais. Os alemães serão os últimos a advogar a demonização da Turquia. Se quiseres posso elaborar mais em qualquer uma das minhas afirmações :D

    Como sei que gostas de comparar Espanha com Portugal, a população espanhola encolheu pela primeira desde que há registos. E é com a economia a 'crescer'. Nem quero ver com a economia a cair.

    Não. Tiveste conhecimento que o Abbas falou no Parlamento Europeu? E que 488 trabalhadores belgas receberam ajuda do Parlamento Europeu? E que vai ser criado um novo documento pessoal para facilitar a deportação de pessoas 'ilegais'? Claro que não. Não há proximidade entre os grandes líderes e os cidadãos das províncias pacóvias. A distância cria indiferença e ressentimento.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    No tópico das conspiração já fiz a referência a isto...

    [​IMG]

    ... nomeadamente que há uma estranha semelhança entre a Torre da Babilónia e o Parlamento Europeu.

    Ora, isto é uma conspiração. O que não é conspiração é isto:

    http://www.economist.com/node/3332056

    Portanto, há inspiração religiosa em, pelo menos, parte do projeto da UE (no caso a bandeira).

    Sim, publiquei isto para diversificar este tópico :D Mas não se pode negar a natureza estranha do parlamento:

    [​IMG]

    http://www.wsj.com/articles/a-visit-to-the-european-parliament-leaves-many-amazed-1419804008
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #56 Orion, 23 Jun 2016 às 22:31
    Última edição: 23 Jun 2016 às 22:39
  12. Scan_Ferr

    Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    1,099
    Local:
    Maceda (Ovar)
  13. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,579
    Local:
    Porto
    Aceitam-se apostas :D

    A minha:

    Remain: 54%
    Leave: 46%

    Digam os vossos palpites.
     
  14. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,579
    Local:
    Porto
  15. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,320
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Sim, na altura também abordei isso. O parlamento europeu é a Torra da Babilónia II. Mas como não está 'provado' fico-me por aqui :D

    ---

    A Escócia está a salvar o Bremain.

    [​IMG]

    Se não fossem os antigos separatistas a aguentar a união por esta altura já estava tudo em pânico. Pessoalmente, acredito que inevitavelmente haverão uns 'dedos gordos' a influenciar o referendo :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #60 Orion, 24 Jun 2016 às 03:34
    Última edição: 24 Jun 2016 às 03:41

Partilhar esta Página