Vou dar uma de adivinho, e infelizmente vejo o cenário da seguinte forma:
Se já tinha poucas duvidas que o Trump e a Le Pen poderiam vencer as futuras eleições nos EUA agora tenho a grande convicção que isso vai-se tornar uma realidade e vai surgir uma nova direita com tiques xenofobos um pouco por toda a Europa inclusive Itália e Grécia que terá acesso ao Poder como nunca teve até aqui, pois no meu entendimento se acontecer as catástrofes anunciadas do Trump e da Le Pen com esta vitoria do Brexit no UK, não julguem que o resto do mundo, os países + ou periféricos fiquem iguais;
Na Penisula Ibérica as coisas cá chegam sempre e sempre chegaram mais tarde, á data de hoje somos imunes á extrema direita e desde que nos lembremos de Franco e Salazar isso não mudará, depois em Portugal como em Espanha, não existem problemas reais, com imigrantes, com vagas de migrantes, Portugal é um pais diria quase esquecido neste xadrez, Espanha uma média potência regional, já com alguma importância, em ambos os países a coisa tende mais para o radicalismo de esquerda eurocéptico, BE, Podemos,etc,etc como não temos problemas reais com imigração(somos 2 paises pouco atrativos) ou vagas de refugiados( principalmente Portugal nem um actor secundário é nesse assunto), a extrema direita não será uma ameaça por cá, mas só por cá, será em toda a Europa que estoirou.
Para a Penisula Ibérica que sempre foram paises seguicionistas de outros,pode existir o risco com Franças, USA, outros paises da europa virarem á extrema direita que comece haver imposições para que parte da nossa direita comece a mudar o discurso, pois não me parece que poderemos ter uma especie de direita que passe o tempo a chamar de governos xenofobos grandes potências tais como EUA, ou França caso estes paises virem para Trump e Le Pen.
Tudo muito confuso...Verdade é que este multiculturalismo fanático esta globalização fanatica, deu possibilidades a que comecem a surgir movimentos catalogados de extrema direita, que apelam aos nacionalismos. Culpados o politicamente correcto.