Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E para a semana volta o bom tempo, mas até quando?

ecmpanel1.gif


Por incrível que pareça...até final da semana.
Lá para sábado poderemos esperar chuva.
De acordo com a carta do ECMWF, um núcleo depressionário irá separar-se de um maior que estará ao longo da semana a noroeste da península; este núcleo menor entrará pelo noroeste podendo trazer chuva moderada ao continente.

Mas atenção: ainda faltam muitas horas e teremos de certeza algumas mudanças nas cartas de previsão.;)
Nada que não seja habitual, mais ainda na primavera, altura em que a dinâmica atmosférica é muito elevada (e até mesmo algo "volátil").
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Alguém me consegue explicar o porquê de apenas existir bom tempo durante a semana de trabalho (excepção feita à semana da Páscoa, mas claro, semana de férias para muito) e assim que começa a "cheirar" a fim de semana... o tempo altera-se completamente para pior?? É que já vai num mês assim!! Começa a ser quase digno de um estudo aprofundado! A semana que vem não vai ser de "Verão antecipado" como as anteriores, mas ainda assim, e quando comparada com os fins de semana, é de fazer inveja!

Já começa a ser demasiado estranho este padrão, na minha opinião... E demasiado infeliz... :confused::shocking:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Alguém me consegue explicar o porquê de apenas existir bom tempo durante a semana de trabalho (excepção feita à semana da Páscoa, mas claro, semana de férias para muito) e assim que começa a "cheirar" a fim de semana... o tempo altera-se completamente para pior?? É que já vai num mês assim!! Começa a ser quase digno de um estudo aprofundado! A semana que vem não vai ser de "Verão antecipado" como as anteriores, mas ainda assim, e quando comparada com os fins de semana, é de fazer inveja!

Já começa a ser demasiado estranho este padrão, na minha opinião... E demasiado infeliz... :confused::shocking:

Se nalguns casos é verdade, também há aí alguma memória selectiva. No fim de semana de 16/17 de Abril esteve bom tempo, algum calor, e na Segunda feira começou a instabilidade, com forte trovoada na região de Lisboa e Setúbal, instabilidade essa que durou a semana toda.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Se nalguns casos é verdade, também há aí alguma memória selectiva. No fim de semana de 16/17 de Abril esteve bom tempo, algum calor, e na Segunda feira começou a instabilidade, com forte trovoada na região de Lisboa e Setúbal, instabilidade essa que durou a semana toda.

Exactamente, mas eu referi isso: semana da Páscoa, em que muita gente colocou férias e, por incrível que pareça, foi a única semana realmente má em Abril... Como se não bastassem os fins de semana... E esse fim de semana em nada se comparou às restantes semanas (2ª a 6ª) de Abril, verdadeiramente de Verão antecipado.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Exactamente, mas eu referi isso: semana da Páscoa, em que muita gente colocou férias e, por incrível que pareça, foi a única semana realmente má em Abril... Como se não bastassem os fins de semana... E esse fim de semana em nada se comparou às restantes semanas (2ª a 6ª) de Abril, verdadeiramente de Verão antecipado.

Não acreditando na "Teoria da Conspiração";), só poderá ser coincidência.

Também no passado mais longínquo já tivemos semanas fracas e óptimos fins-de-semana de praia:D.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Isso é como as grandes tempestades de inverno que quase sempre calham de noite/madrugada :D tudo coincidências!! pronto o off topic já vai longo :p
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É óbvio que é coincidência, estava meramente a brincar com a situação... Mas que há coincidências, elas há... Ainda por cima, e já que a crise anda instalada no país, ao menos que o tempo ajudasse ao fim de semana para espairecer, mas nem isso... Espairecer só mesmo quem folga durante a semana (ou tem profissões liberais, desempregados, estudantes). Entenda-se espairecer como andar pela praia, a caminhar em tronco nu, por exemplo, e não apenas ir a um shopping :).

Fim de off-topic da minha parte, continuem as previsões do tempo :)
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Mas esta semana ainda pode chegar a ser de chuva, desde que a depressão no Atlantico se aproxime mais cedo do continente:rain:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Peço desculpa mas não resisto (ainda falta muito tempo e deve-se alterar o padrão mas vale a pena colocar o link, onde se confirmam uma vez mais as "coincidências"):

http://www.skystef.be/forecast23.html

Reparem nas previsões do ECMWF a partir de 2ª feira da outra semana! :lmao::angry: Lá está, nova semana, novo "Verão antecipado" :confused:

Não sei se hei-de rir ou chorar... Bem, ainda é futurologia, mas... Enfim, não resisti, desculpem lá...
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Peço desculpa mas não resisto (ainda falta muito tempo e deve-se alterar o padrão mas vale a pena colocar o link, onde se confirmam uma vez mais as "coincidências"):

http://www.skystef.be/forecast23.html

Reparem nas previsões do ECMWF a partir de 2ª feira da outra semana! :lmao::angry: Lá está, nova semana, novo "Verão antecipado" :confused:

Não sei se hei-de rir ou chorar... Bem, ainda é futurologia, mas... Enfim, não resisti, desculpem lá...


Boas.


Até compreendo essa frustração do mau tempo nos fins-de-semana, mas pensa também em quem agradece bom tempo durante a semana porque trabalha quase sempre no exterior.

No meu caso, enquanto não chegar o verão, prefiro o mau tempo nos fins-de-semana! :)


Desculpem o off-topic.



Fiquem bem.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não sei porque mas pareçe que vai ser mais um mês seco, não avisto nenhuma chuva:rain:

Retrocede no tempo e diz-me que chuva vias há um mês atrás para o mês de Abril?

Depois desse mês ter passado, vê as acumulações de precipitação ;)
Já para não referir o pessoal que dizia que íamos ter 4 meses sem ver chuva...

Próximo fim-de semana deveremos ter já alguma coisinha.