Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Parece que para o norte está descartado devido a falta de chuva

No sul em portalegre o freemeteo ja da 17 cm de tempestade de neve :thumbsup:

não esta descartado no norte porque a depressão pode passar mais acima e isso nem daqui a 2 dias saberemos e depois como dizia lá para 3 ou 4 feira parece haver condições para mais instabilidade

A última run do ECM seriam toneladas de neve para cotas médias. Iso -2 em mais de metade do país, geopotenciais baixíssimos e fluxo marítimo de noroeste ou oeste durante uma semana. Todo o interior norte e centro debaixo de neve. Os dois grandes modelos completamente diferentes mas ambos extremamente excitantes.

Estive a rever os modelos nos arquivos e em piores condições para tal, cheguei a ver meia dúzia de flocos de neve aqui no Cartaxo e nevou no Montejunto a 12 de Fevereiro deste ano. Portanto não digo mais nada;)

Parece que para o norte está descartado devido a falta de chuva

No sul em portalegre o freemeteo ja da 17 cm de tempestade de neve :thumbsup:

Não ligues muito ao freemeteo...:D com este cenário previsto pelo ECM agora... não haveria precipitação a Norte?... O freemeteo baseia-se no GFS ...e o ECM é por norma mais "estável"...vamos ver é se mantém a estabilidade nos próximos dias...claro que pequenos ( ou grandes ) ajustes vão existir, e que podem fazer toda a diferença para nós....O GFS com as suas 4 runs diárias...vai quase de certeza andar num tira põe constante...veremos quem ganha no fim... talvez um meio termo, uma fusão entre GFS e ECM ainda falta bastante tempo... :rolleyes::thumbsup:

boa noite,

Esta previsao para a madeira ainda poderá alterar-se? será uma situação de chuva intensa semelhante ao 21 Outubro 2010?

O sul será o mais atingido ou será em geral na ilha toda?

obrigada.

Não ligues muito ao freemeteo...:D com este cenário previsto pelo ECM agora... não haveria precipitação a Norte?... O freemeteo baseia-se no GFS ...e o ECM é por norma mais "estável"...vamos ver é se mantém a estabilidade nos próximos dias...claro que pequenos ajustes vão existir, e que podem fazer toda a diferença para nós....O GFS com as suas 4 runs diárias...vai quase de certeza andar num tira põe constante...veremos quem ganha no fim... talvez um meio termo uma fusão entre GFS e ECM ainda falta bastante tempo... :rolleyes::thumbsup:

Eu nao confio muito no freemeteo devido ao que todos sabemos :D

Mas estou a gostar do padrao dos ultimos anos , cada vez mais de extremos . Se ha 3 anos ja nao nevava á 20 anos no porto , ja temos 2 anos seguidos a nevar , e se nevar como indica será o 3 ano consecutivo :thumbsup:

Eu nao confio muito no freemeteo devido ao que todos sabemos :D

Mas estou a gostar do padrao dos ultimos anos , cada vez mais de extremos . Se ha 3 anos ja nao nevava á 20 anos no porto , ja temos 2 anos seguidos a nevar , e se nevar como indica será o 3 ano consecutivo :thumbsup:

Pois, e quem sabe se não nevará brevemente no Porto...:rolleyes::cold:claro que acumular é muito difícil...mas ver nevar pelo terceiro ano consecutivo aqui era obra....:thumbsup: e alguns Kms para o interior estaria tudo branquinho e com acumulação....sonhar não custa....

Pois, e quem sabe se não nevará brevemente no Porto...:rolleyes::cold:claro que acumular é muito difícil...mas ver nevar pelo terceiro ano consecutivo aqui era obra....:thumbsup: e alguns Kms para o interior estaria tudo branquinho e com acumulação....sonhar não custa....

Eu aqui ainda tenho mais sorte pois acumula , como ves pelo meu avatar da serra de santa justa :thumbsup:

o gem neste momento tem a melhor saída
gem-0-144.png

Infelizmente parece-me que aqui para o Nordeste a precipitação vai ser escassa:(

Mas ainda faltam uns dias, vamos com calma...

P.S. gosto de ver esta animação quando está para acontecer algum evento que se perspectiva grande:D

Se a run do GFS subiu as depressões tudo para norte a partir das 48h, o ECM desceu as depressões todas para sul de tal modo que de acordo com o cenário do ECM muito provavelmente nem choveria no sul (nada de relevante).
Imaginando o cenário traçado pelo ECM teriamos ventos de Noroeste a Nordeste e com as isobaras assim eu diria que ficaria tudo na Sanábria. Muito frio sim, chuva pouca provavelmente ...

De qualquer forma, já reparei que o UKMO parece ser uma cópia do ECM, o que um dá o outro parece dar também !!
Os restantes modelos que tive o trabalho de olhar a todos nenhum iguala o dão o ECM e o GFS ....

Não me parece que convivam juntos, e sim este cenário do ECM é perfeitamente plausivel, porque o que mostra é uma absorção da energia da tal depressão, porque o frio chegou primeiro e injectou-lhe com frio em todas as camadas ... logo morreu !!

De qualquer forma prefiro acreditar que esta run seja apenas um descalabro deste modelo, e espero bem que na próxima run devolva o anterior cenário.....

Ai que vida, heim ... que isto está complicado ....

Com esta run do ECM choveria em todo o país. No Algarve não tanto como no ECM, mas não ficavam a ver navios. Há alguns dias em que a circulação seria de oeste. Acresce que com aqueles geopotenciais e aquele frio a 500 hpa a convecção estaria garantida. Pode ser só um devaneio, esta run do ECM é completamente inédita, nunca foi mostrada por nenhum modelo nos últimos dias. A confusão vai durar, provavelmente até Quinta. E se tudo ficar na corda bamba, como na última run do GFS que um ligeiro movimento da depressão para norte ou para sul altera tudo, só no próprio dia se saberá.

Não me parece que convivam juntos, e sim este cenário do ECM é perfeitamente plausivel, porque o que mostra é uma absorção da energia da tal depressão, porque o frio chegou primeiro e injectou-lhe com frio em todas as camadas ... logo morreu !!

Não tenho a certeza se entendo bem o teu raciocínio: então é assim, quando chegar a depressão composta de ar quente e humido, vai encontrar uma barreira de ar frio continental, que lhe vai roubar energia? Na minha opinião, significa que compromete o seu desenvolvimento, a sua progressão adentro pela P.I., mas não morre logo! Para mim, se o ar quente e humido se esbarra com ar frio então incrementa a precipitacão, vai-se consumindo até à sua eventual dissipação dependendo da luta entre as massas! (até pareço um sindicalista) :)

podes explicar melhor?

Não tenho a certeza se entendo bem o teu raciocínio: então é assim, quando chegar a depressão composta de ar quente e humido, vai encontrar uma barreira de ar frio continental, que lhe vai roubar energia? Na minha opinião, significa que compromete o seu desenvolvimento, a sua progressão adentro pela P.I., mas não morre logo! Para mim, se o ar quente e humido se esbarra com ar frio então incrementa a precipitacão, vai-se consumindo até à sua eventual dissipação dependendo da luta entre as massas! (até pareço um sindicalista) :)

podes explicar melhor?

Aí é que está o problema, o frio chega mais cedo ....... sem que a tal depressão ainda tenha ganho energia nas águas mais quentes da Madeira, e injecta ar frio para aquela zona, em todas as camadas da atmosfera, e portanto nem chega a haver choque de massas !!
A tal situação do choque de massas apenas existia se a depressão chegasse cá, porque iria puxar uma massa de ar quente que chocaria com a massar de ar frio, mas a um outro nivel porque teriamos uma camada de muito frio a T850, e depois teriamos uma camada de ar bem mais quente por baixo dela, e se transformaria numa bomba relógio, causando uma forte gradiente térmico nas camadas atmosféricas.
Recordo que a tal depressão vem bem dos lados da Gronelândia com uma temperatura baixa a T850, apanha á superficie ar mais quente, ganha energia, e depois se conseguisse passar da Madeira e ganhar velocidade, apanhando a barreira africana (falta-me o nome técnico) estaria ganhando mais energia e depois o choque de massas em cima de nós seria brutal ......

Se isto ainda der em nada era como me darem um banho de gelo por cima de mim:cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold:

Estado
Fechado para novas mensagens.