Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fiquei preocupado e fui agora ver o Freemeteo para Faro, e venho com boas notícias. Nada de chuva para os próximos dias e temperaturas entre 5 e 17 graus Celsius. Isso não é considerado "tempo de Outono" no Reino dos Algarves?

Isso é suposto ser o quê?
Uma ironia, uma sátira, um sarcasmo .... o quê ?

E já agora Verão no Minho é o quê ... chuva todos os dias, como foi a choradeira durante 2 meses apenas porque não choveu .... dado que coitados havia apenas n meses com precipitação na média ou acima !
Não me torre a paciência !

Quer falar de modelos, falamos de modelos .... para o resto escolha outro que este não tá com disposição !
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
As normais dizem que para Faro as temperaturas médias rondam os 19.6 máxima e os 11.7 mínima no mês de Novembro, sendo o mês mais frio o de Janeiro com 16.1 máxima e 7.9 mínima.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Isso é suposto ser o quê?
Uma ironia, uma sátira, um sarcasmo .... o quê ?

E já agora Verão no Minho é o quê ... chuva todos os dias, como foi a choradeira durante 2 meses apenas porque não choveu .... dado que coitados havia apenas n meses com precipitação na média ou acima !
Não me torre a paciência !

Quer falar de modelos, falamos de modelos .... para o resto escolha outro que este não tá com disposição !

Já vi e senti , moderadores excluirem posts por menos , mas enfim é o que temos .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Isto já parece o GFS contra o mundo, pois todos os outros modelos indicam a depressão a romper o AA, e este modelo ao mostrar a depressão a não conseguir furar o AA faz com que o AA nos caia em cima .... mostrando a continuação deste tempo sendo que por aqui há quase 1 mês que não chove !

Cheira-me que o GFS ainda vai dar uma lição aos outros modelos neste caso ....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas,

Isto já parece o GFS contra o mundo, pois todos os outros modelos indicam a depressão a romper o AA, e este modelo ao mostrar a depressão a não conseguir furar o AA faz com que o AA nos caia em cima .... mostrando a continuação deste tempo sendo que por aqui há quase 1 mês que não chove !

Cheira-me que o GFS ainda vai dar uma lição aos outros modelos neste caso ....

Tudo depende do cavado que se posicionará á saída da America do Norte..
http://www.wetterzentrale.de/pics/Rwtavn721.gif

A interacção deste com a perturbação tropical a SW dos Açores deverá levar á formação de um vasto campo ciclónico no Atlantico subtropical...o ECMWF vê tudo um pouco mais a leste do que o GFS, o que significaria que algum do ar quente tropical poderia ser empurrado para perto da PI, por sua vez interagindo com o grande cavado que tem afectado a Europa W/SW.

Se o ECMWF está certo, há condições para que se forme uma faixa de forte gradiente horizontal desde os Açores até á PI, sendo que com a ajuda de perturbações em altura poder-se-ia gerar um corredor de ciclogéneses dentro dessa faixa de maxima instabilidade baroclínica.

Se o GFS estiver certo, com tudo mais a oeste, o ar quente ficaria retido no Atantico central e por cá seriamos afectados por ar seco á superfície e forte subsidência associada á proximidade de uma dorsal subtropical em altura a oeste...tal conduziria ao oposto do cenário do ECMWF...secura e estabilidade.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Norther

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia . Comeco a ter a ideia que , pelo menos aqui pelo Norte , iremos ter um padrao predominantemente seco e com algum frio que se ira intensificando ate meados de dezembro . Pode haver um dia ou outro com alguma precipitacao , mas duvido que seja em grande quantidade .
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia
concordo com o James.
Começo a vislumbrar um final de novembro e dezembro secos.Apenas um dia ou outro com alguma chuva mas pouca.
Deverá ser mais seco e frio, muito por culpa do AA.
A chuva mais intensa e constante talvez só lá para janeiro.
Espero estar enganado....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia
concordo com o James.
Começo a vislumbrar um final de novembro e dezembro secos.Apenas um dia ou outro com alguma chuva mas pouca.
Deverá ser mais seco e frio, muito por culpa do AA.
A chuva mais intensa e constante talvez só lá para janeiro.
Espero estar enganado....

Com base no quê ?
Não é isso que mostram os modelos, temos enorme discrepância nos modelos mesmo a 72 horas e depois a partir das 168 horas, ainda em Novembro portanto existe possibilidade de termos uma cut-off a oeste/sudoeste de Portugal, com precipitação generalizada, basta ver os membros do ensemble dos vários modelos !

Não sejam tão pessimistas .....
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia . Comeco a ter a ideia que , pelo menos aqui pelo Norte , iremos ter um padrao predominantemente seco e com algum frio que se ira intensificando ate meados de dezembro . Pode haver um dia ou outro com alguma precipitacao , mas duvido que seja em grande quantidade .

Bom dia
concordo com o James.
Começo a vislumbrar um final de novembro e dezembro secos.Apenas um dia ou outro com alguma chuva mas pouca.
Deverá ser mais seco e frio, muito por culpa do AA.
A chuva mais intensa e constante talvez só lá para janeiro.
Espero estar enganado....

Quando se proferem esse tipo de afirmações convém apresentar uma justificação com base nos modelos. Como sabem que Dezembro vai ser seco? Intuição? Se é só isso não chega, temos que ser mais científicos. ;)

Estarmos aqui a mandar para o ar "à e tal acho que o próximo mês vai ser seco" com base em nada de pouco vale, apenas escrevo este post para tentar que os posts deste tópico sejam o mais informativos possível e não apenas fruto das vossas bolas de cristal. :)
 
  • Gosto
Reactions: VitorBaia e Z13

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Julgo que há foristas que ainda estão convencidos que fazer choradinho muda alguma coisa...

Imitam as vossas opiniões baseadas em coisas concretas... com certeza não farão previsões e muito menos "chorarão" sobre possibilidades a um mês de distância...
 
  • Gosto
Reactions: dahon e SpiderVV

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Isto não está fácil..ora tira ora põem!!!
Neste momento os modelos estão numa de tirar e adiar. :huh:
O frio que na semana passada estava previsto para esta semana tem sido praticamente retirado..mesmo assim vamos ter cá para cima umas noites fresquinhas, sendo que quinta poderá ser o dia mais fresco. Os modelos mostram uma possível nova entrada mais fria para o inicio da próxima semana..mas ao tempo que ainda falta mais não digo, no entanto os 2 modelos estão em consonância nesta possível entrada de ar frio, lá para dia 26.

Quanto á chuva também tem sido retirada e neste momento apenas deslumbro algo para o Sul no dia 21.
Não sei dá-me a sensação que os modelos andam um pouco incertos ;).

Quanto a Dezembro....as pessoas podem opinar sobre o tempo para Dezembro,Janeiro, Fevereiro enfim para o Inverno todo desde que fundamentem minimamente! Eu nunca opino para mais de uma semana porque acho que já é andar um pouco ás escuras quanto mais para daqui a um ou dois meses. Mas atenção se calhar há pessoas com capacidade e conhecimento neste fórum para fazer análises mais prolongadas e sazonais. :thumbsup:

Continuação de um bom dia
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Peco desculpa , da proxima vez que pensar em postar algo vou tirar primeiro o doutoramento em meteorologia.


Não é necessário "doutoramento", basta colocar a fonte, ou em texto, links,imagens,gráficos, têm todo o direito de terem as vossas opiniões, desde que devidamente fundamentadas...

Quanto ás previsões, parece que, e em termos de precipitação, poderá cair qualquer coisa nas regiões mais a sul lá para quinta feira:

IPMA:

Previsão para 5ª feira, 21.novembro.2013

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade
a partir do início da tarde.
Períodos de chuva a partir do final da tarde no litoral oeste a sul
do Cabo Mondego.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado
(10 a 25 km/h) do quadrante sul no litoral para o final do dia.
Descida da temperatura mínima, em especial na região Sul.
Formação de geada.


METEOROLOGISTA: Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 18 de novembro de 2013 às 11:27 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

De resto, é de esperar para estes próximos dias um tempo algo frio :cold:
A iso 0 deverá andar por cá, em especial mais a Norte, e junto com o vento a sensação de frio será elevada.:cold:
Não será algo de extraordinário,que já não tivéssemos tido antes, mas vai estar fresquinho...:D :cold:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Peco desculpa , da proxima vez que pensar em postar algo vou tirar primeiro o doutoramento em meteorologia.

James,

Só te digo que não compreendo esta reação dos colegas. Se era para implicar com este género de posts não compreendo porque estão a implicar contigo.
Há imensa gente a escrever esse género de comentários e prognósticos e não há qualquer reação.

Agora a sério !!!

nem sei porque nós estamos a perder tempo com isto porque a situação meteorológica e dos modelos está interessantíssima.

Tenho a ideia que desta vez o ECM está completamente perdido, principalmente a médio prazo (onde ele devia funcionar bem)

O GFS também mudou algo MAS está mais coerente.

como alguém disse e muito bem, os modelos estão desorientados.

cps
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vá, vamos lá parar com esta discussão que nada trás de bom ao tópico.
Entende-se os vários pontos de vista, em certa parte legítima dos dois lados da discussão. Ninguém aqui acha que é preciso um Doutoramento em Meteorologia para opinar e ter opiniões válidas, senão nem havia utilizadores do fórum, e nunca foi esse o espírito do fórum, o de criar uma "elite de sábios", muito pelo contrário, foi e será o de continuar a criar uma comunidade de entusiastas. Isso é ponto assente! ok?

De qualquer forma, também é legítimo, e especialmente num tópico deste teor, um pouco de rigor, nomeadamente em fontes ou argumentos. Não é propriamente o interesse deste tópico nem o de andar a exibir conhecimentos, nem tão pouco o de mandar palpites para o ar. Nenhum dos dois lados é o espírito, acho que concordam. Não quero com isto dizer que as pessoas não tenham o direito de fazer os seus prognósticos num prazo mais longo, mas aí está, especialmente nesse tipo de previsões, já por si perigosas, sim agradece-se um pouco de fundamentanção, seja ela teórica ou não, mas qualquer coisa que mostre às pessoas o porquê do vosso prognóstico, por mais simples que seja. Daí não ser de estranhar que sem fazer isso se corra algum risco de algumas bocas do tipo "bola de cristal". É "compreensível".

Mas estas aspas mostram o outro lado, e assim aproveito também para realçar que com ou sem razão, também o gozo e o insulto não são de certeza o espírito do fórum, e quem entrar por esse caminho rapidamente perde toda a razão que possa ter, e que apenas degrada a imagem e conteúdo do tópico. E isto é válido para "os dois lados da barricada".

Posto isto, agradecia que não se prolongasse a conversa deste tema, se evitassem citações e respostas ao mesmo, incluindo a minha. Eu próprio estava a evitar comentar, pois é exactamente a continuação desta conversa que não queremos, mas como me parece que a coisa está a caminho de descambar, preferi pôr aqui um "ponto de exclamação", para ver se a coisa estagna aqui.

Então, que se volte ao tema e argumentos centrais do tópico.
Pode ser? ;)

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: Z13 e MSantos