Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Muito frio??:huh:
Máximas de 17ºC e mínimas de 5ºC previstas para aqui não é nada frio para Dezembro

Sim, vai estar fresco, nomeadamente durante as noites com formação de geadas nos locais habituais em especial do Norte/Centro. Nada de excepcional é certo..situação perfeitamente normal num regime anticiclónico.

Por agora até está mais parecido com o ano de 2001/2002, pois o ano de 2003/2004 teve precipitação razoável nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, pelo menos por aqui. Nesse ano, défice de precipitação só começou em Janeiro.

Em 2003/2004, tiveste um Outubro e Novembro muito chuvoso e Dezembro seco, mas agora que falas nisso por acaso tens razão, até ao momento está bem mais parecido com o ano 2001/2002.
Em ambos os casos tivemos posteriormente um Inverno seco, infelizmente !

O ECM na saída das 00 está bastante interessante é das tais entradas de leste, que deixam normalmente acumulados jeitosos por aqui, no Algarve, a precipitação mais intensa não está assim tão longe da costa. :rolleyes:

Existem vários modelos com essa tendência, o GEM, o Bom Access, o UKMO. :rolleyes:

Por isso, é ir acompanhando as saídas dos modelos.

O ECM na saída das 00 está bastante interessante é das tais entradas de leste, que deixam normalmente acumulados jeitosos por aqui, no Algarve, a precipitação mais intensa não está assim tão longe da costa. :rolleyes:

Existem vários modelos com essa tendência, o GEM, o Bom Access, o UKMO. :rolleyes:

Por isso, é ir acompanhando as saídas dos modelos.

Se a depressão não vai subir como mostra o UKMO, apenas ficamos a ver navios e a precipitação fica no mar, porque assim que pisar terra dissipa-se.
Ao contrário do que dizes entradas de leste não são favoráveis mas se forem de sueste ou sul.
A do GEM é para sonhar pois tem o posicionamento ideal, contudo a operacional do GEM geralmente diferente bastante do resto do ensemble, sendo que este modelo não sei porquê cava sempre bastante mais as depressões do que os restantes modelos.

Para já o facto da depressão subir ainda é um cenário remoto ainda que não totalmente descartável.
Não em encanta nada o cenário do ECM, prefiro muito mais o cenário do UKMO, GEM por exemplo.

Se a depressão não subir duvido muito que chova !

nova cut off para quinta feira para já apenas o gfs não está a modelar mas acredito que na nas próximas runs vá atrás dos restantes modelos poderemos ter neve no interior novamente por baixo dos 1000 metros

O GFS não tem uma fiabilidade nada boa a 120 h, nestes últimos dias veio por aí abaixo.

15992258_zUm2a.jpeg

O UKMO e ECM são os mais fiáveis neste momento.

• Gosto
Reactions: c.bernardino
O GFS não tem uma fiabilidade nada boa a 120 h, nestes últimos dias veio por aí abaixo.

O UKMO e ECM são os mais fiáveis neste momento.

Discordo num pequeníssimo mas importante pormenor.

o UKMO e ECM foram os mais fiáveis.

fiabilidades passadas não garantem as prestações atuais ou no futuro.

Note-se que o GFS é um modelo muito válido e muito friendly. a NOAA poe tudo online.

Já várias vezes coloquei aqui a minha posição, devidamente fundamentada, que o ECMWF é o melhor modelo. Mas o GFS também é muito bom. Se temos dois modelos fantásticos vamos olhar para os dois...

Discordo num pequeníssimo mas importante pormenor.

o UKMO e ECM foram os mais fiáveis.

fiabilidades passadas não garantem as prestações atuais ou no futuro.

Note-se que o GFS é um modelo muito válido e muito friendly. a NOAA poe tudo online.

Já várias vezes coloquei aqui a minha posição, devidamente fundamentada, que o ECMWF é o melhor modelo. Mas o GFS também é muito bom. Se temos dois modelos fantásticos vamos olhar para os dois...

Discordo de voçês dois no que toca a este evento, se é que se pode dizer assim, ambos os modelos andaram completamente á nora neste evento nenhum deles mostrou qualquer fiabilidade, o GFS primeiro não mostrava nada, e no fim mostrava bastante e pouco aconteceu. o ECM portou-se muito bem no que toca á sua rota mas esteve um desastre no que á precipitação.

A mim o ECM convence-me mais do que o GFS a 120 horas, mas no que toca a precipitação e porque temos bem mais dados, do que o ECM recordo indicava mais de 20 mm de precipitação. Alguém a viu ??

EDIT: Agora vão-me crucificar por dizer o que vou dizer, mas não vejo qualquer cut-off nos modelos, apenas em alguns uma bolsa de ar frio de solta e dá alguma precipitação de uma muito pequena bolsa de instabilidade provocada por essa bolsa !
Nada de novo a meu ver nesta run das 12h !

Penso que amanhã já saberemos se teremos direito a alguma esperança ou nem por isso !

Hoje, o GFS já começou a ir atrás do ECM como seria expectável. Já no evento de 6ª e sábado, o GFS não previa nada e depois exagerou claramente no sábado, enquanto o ECM mesmo em precipitação portou-se bem melhor.

Quanto à instabilidade a partir de 5ª feira, vamos ver aonde vai cair a maior precipitação, não vá isto ainda surpreender, quando alguns diziam que o mês estava acabado. Até o início de Dezembro pode começar com chuva no sul do país.

15992258_zUm2a.jpeg

Este gráfico aqui colocado pelo Algarvio1980 é muito pertinente para percebermos o que andamos aqui a fazer. É assim que se comparam modelos. Não é por "acho que..."
(era giro o colega colocar aqui o link onde o foi buscar:))
o motivo deste post era esse mesmo... pedir o link.

Este género de correlações não são estabelecidas para um local específico mas são correlações globais. A uma escala alargada. É assim que se deve fazer.

Bem..estou a ver que houve hostilidades por aqui.
Vá lá malta, façam um esforço para se darem bem!

Parte do desespero deve ter a ver com o tempo chato que tem estado, pois bem, em principio as noticias são boas para o Inverno.

Esta situação das ultimas semana deve-se a um padrão de bloqueio "shortwave", que tem gerado uma circulação muito meandrada nas latitudes médias.
Alguns locais, como o S/SE da Europa teem sido beneficiados, e por azar nada sobrou para nós.

No entanto este tipo de circulação meandrada tende a ter um efeito de isolamento das massas de ar polar/vórtice polar com as massas de ar tropical, o que faz com que as temperaturas no polo desçam muito e nas latitudes tropicais subam ( face ás respectivas médias).

Com o tempo acentua-se o gradiente o que tende a intensificar as correntes de jacto, desbloqueando a circulação.
Então, com a zonal de novo forte, o que costuma acontecer é desenvolver-se um período de grande actvidade depressionária, que será incentivada por alguns factores como o PDO/AMO+ e a anomalia positiva de cobertura de neve ( ar frio ) nos continentes Americano e Euro siberiano.

A minha aposta é que este processo dure uns 15 a 20 dias, sendo que a partir de meados de Dezembro a tendência predominante é de um estabelecimento de um bloqueio "longwave", tipo 09-10, com mais possibilidade de tempo mexido pela Peninsula Ibérica.

A minha aposta é que este processo dure uns 15 a 20 dias, sendo que a partir de meados de Dezembro a tendência predominante é de um estabelecimento de um bloqueio "longwave", tipo 09-10, com mais possibilidade de tempo mexido pela Peninsula Ibérica.

Boas e o que sera de esperar nesse período?
Desculpa a pergunta embora o que escreveste estivesse bem explicado, nao percebi mt bem...