Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muito frio??:huh:
Máximas de 17ºC e mínimas de 5ºC previstas para aqui não é nada frio para Dezembro

Sim, vai estar fresco, nomeadamente durante as noites com formação de geadas nos locais habituais em especial do Norte/Centro. Nada de excepcional é certo..situação perfeitamente normal num regime anticiclónico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por agora até está mais parecido com o ano de 2001/2002, pois o ano de 2003/2004 teve precipitação razoável nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, pelo menos por aqui. Nesse ano, défice de precipitação só começou em Janeiro.

Em 2003/2004, tiveste um Outubro e Novembro muito chuvoso e Dezembro seco, mas agora que falas nisso por acaso tens razão, até ao momento está bem mais parecido com o ano 2001/2002.
Em ambos os casos tivemos posteriormente um Inverno seco, infelizmente !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O ECM na saída das 00 está bastante interessante é das tais entradas de leste, que deixam normalmente acumulados jeitosos por aqui, no Algarve, a precipitação mais intensa não está assim tão longe da costa. :rolleyes:

Existem vários modelos com essa tendência, o GEM, o Bom Access, o UKMO. :rolleyes:

Por isso, é ir acompanhando as saídas dos modelos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ECM na saída das 00 está bastante interessante é das tais entradas de leste, que deixam normalmente acumulados jeitosos por aqui, no Algarve, a precipitação mais intensa não está assim tão longe da costa. :rolleyes:

Existem vários modelos com essa tendência, o GEM, o Bom Access, o UKMO. :rolleyes:

Por isso, é ir acompanhando as saídas dos modelos.

Se a depressão não vai subir como mostra o UKMO, apenas ficamos a ver navios e a precipitação fica no mar, porque assim que pisar terra dissipa-se.
Ao contrário do que dizes entradas de leste não são favoráveis mas se forem de sueste ou sul.
A do GEM é para sonhar pois tem o posicionamento ideal, contudo a operacional do GEM geralmente diferente bastante do resto do ensemble, sendo que este modelo não sei porquê cava sempre bastante mais as depressões do que os restantes modelos.

Para já o facto da depressão subir ainda é um cenário remoto ainda que não totalmente descartável.
Não em encanta nada o cenário do ECM, prefiro muito mais o cenário do UKMO, GEM por exemplo.

Se a depressão não subir duvido muito que chova !
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nova cut off para quinta feira para já apenas o gfs não está a modelar mas acredito que na nas próximas runs vá atrás dos restantes modelos poderemos ter neve no interior novamente por baixo dos 1000 metros
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O GFS não tem uma fiabilidade nada boa a 120 h, nestes últimos dias veio por aí abaixo.

15992258_zUm2a.jpeg


O UKMO e ECM são os mais fiáveis neste momento.
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O GFS não tem uma fiabilidade nada boa a 120 h, nestes últimos dias veio por aí abaixo.

O UKMO e ECM são os mais fiáveis neste momento.

Discordo num pequeníssimo mas importante pormenor.

o UKMO e ECM foram os mais fiáveis.

fiabilidades passadas não garantem as prestações atuais ou no futuro.

Note-se que o GFS é um modelo muito válido e muito friendly. a NOAA poe tudo online.

Já várias vezes coloquei aqui a minha posição, devidamente fundamentada, que o ECMWF é o melhor modelo. Mas o GFS também é muito bom. Se temos dois modelos fantásticos vamos olhar para os dois...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Discordo num pequeníssimo mas importante pormenor.

o UKMO e ECM foram os mais fiáveis.

fiabilidades passadas não garantem as prestações atuais ou no futuro.

Note-se que o GFS é um modelo muito válido e muito friendly. a NOAA poe tudo online.

Já várias vezes coloquei aqui a minha posição, devidamente fundamentada, que o ECMWF é o melhor modelo. Mas o GFS também é muito bom. Se temos dois modelos fantásticos vamos olhar para os dois...

Discordo de voçês dois no que toca a este evento, se é que se pode dizer assim, ambos os modelos andaram completamente á nora neste evento nenhum deles mostrou qualquer fiabilidade, o GFS primeiro não mostrava nada, e no fim mostrava bastante e pouco aconteceu. o ECM portou-se muito bem no que toca á sua rota mas esteve um desastre no que á precipitação.

A mim o ECM convence-me mais do que o GFS a 120 horas, mas no que toca a precipitação e porque temos bem mais dados, do que o ECM recordo indicava mais de 20 mm de precipitação. Alguém a viu ??

EDIT: Agora vão-me crucificar por dizer o que vou dizer, mas não vejo qualquer cut-off nos modelos, apenas em alguns uma bolsa de ar frio de solta e dá alguma precipitação de uma muito pequena bolsa de instabilidade provocada por essa bolsa !
Nada de novo a meu ver nesta run das 12h !

Penso que amanhã já saberemos se teremos direito a alguma esperança ou nem por isso !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Hoje, o GFS já começou a ir atrás do ECM como seria expectável. Já no evento de 6ª e sábado, o GFS não previa nada e depois exagerou claramente no sábado, enquanto o ECM mesmo em precipitação portou-se bem melhor.

Quanto à instabilidade a partir de 5ª feira, vamos ver aonde vai cair a maior precipitação, não vá isto ainda surpreender, quando alguns diziam que o mês estava acabado. Até o início de Dezembro pode começar com chuva no sul do país.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O GFS não tem uma fiabilidade nada boa a 120 h, nestes últimos dias veio por aí abaixo.

15992258_zUm2a.jpeg

Este gráfico aqui colocado pelo Algarvio1980 é muito pertinente para percebermos o que andamos aqui a fazer. É assim que se comparam modelos. Não é por "acho que..."
(era giro o colega colocar aqui o link onde o foi buscar:))
o motivo deste post era esse mesmo... pedir o link.

Este género de correlações não são estabelecidas para um local específico mas são correlações globais. A uma escala alargada. É assim que se deve fazer.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem..estou a ver que houve hostilidades por aqui.
Vá lá malta, façam um esforço para se darem bem!

Parte do desespero deve ter a ver com o tempo chato que tem estado, pois bem, em principio as noticias são boas para o Inverno.

Esta situação das ultimas semana deve-se a um padrão de bloqueio "shortwave", que tem gerado uma circulação muito meandrada nas latitudes médias.
Alguns locais, como o S/SE da Europa teem sido beneficiados, e por azar nada sobrou para nós.

No entanto este tipo de circulação meandrada tende a ter um efeito de isolamento das massas de ar polar/vórtice polar com as massas de ar tropical, o que faz com que as temperaturas no polo desçam muito e nas latitudes tropicais subam ( face ás respectivas médias).

Com o tempo acentua-se o gradiente o que tende a intensificar as correntes de jacto, desbloqueando a circulação.
Então, com a zonal de novo forte, o que costuma acontecer é desenvolver-se um período de grande actvidade depressionária, que será incentivada por alguns factores como o PDO/AMO+ e a anomalia positiva de cobertura de neve ( ar frio ) nos continentes Americano e Euro siberiano.

A minha aposta é que este processo dure uns 15 a 20 dias, sendo que a partir de meados de Dezembro a tendência predominante é de um estabelecimento de um bloqueio "longwave", tipo 09-10, com mais possibilidade de tempo mexido pela Peninsula Ibérica.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
A minha aposta é que este processo dure uns 15 a 20 dias, sendo que a partir de meados de Dezembro a tendência predominante é de um estabelecimento de um bloqueio "longwave", tipo 09-10, com mais possibilidade de tempo mexido pela Peninsula Ibérica.


Boas e o que sera de esperar nesse período?
Desculpa a pergunta embora o que escreveste estivesse bem explicado, nao percebi mt bem...