Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Qual é o local habitado mais alto da Madeira?

Em termos de altitude média deverá ser o Ribeiro Frio, em Santana, que fica localizado a 860 metros de altitude.

O Jardim da Serra, em Câmara de Lobos, é uma povoação maior (3300 habitantes), tem uma altitude média inferior ao Ribeiro Frio (750 metros) mas as últimas casas da povoação estão acima dos 1050 metros.

Isto para falar de localidades, porque a casa de abrigo do Pico Ruivo (localizada acima dos 1800 metros) é também habitada por funcionários do Parque Natural da Madeira.
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bom dia!
Antes de mais, bom feriado a todos!
Vim aqui porque não conseguia conter para mim mesmo a maluquice dos modelos relativamente aos dias 20/21 e 22/23 de fevereiro para os açores.
Cotas de neve incríveis, a alcançar os 200/300 m, e temperatura aos 2. de 7/8 graus no GFS, o que equivale a menos ainda na "vida real"... para estes acontecimentos de neve a temperatura aos 2m pode perfeitamente estar por volta dos 11 graus nesse modelo...
Enfim, espero não ter alterado a probabilidade dos acontecimentos com esta publicação, mas, de qualquer forma, não se acredita nisto :eek:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Enfim, espero não ter alterado a probabilidade dos acontecimentos com esta publicação

Tarde de mais.

Por causa de ti esta besta de 948 hPa vai desaparecer na próxima saída. Culpa tua.

gens-10-1-276_azx1.png


:lmao:
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom carnaval a todos.
Esta madrugada foi bastante alagada pelos meus lados, a minha estação Oregon registou 31.4mm, uma outra a uns 600 metros daqui registou 28mm.
o meu copo da netatmo registou 15mm, está claramente mal calibrado...
o acumulado de fevereiro vai em 31,4mm lolol...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha.
Ignorar a direção do vento, de volta e meia apenas indica norte... “PDI”
6a455b2865994f6e99692d13ee2af080.jpg

A do meu “vizinho”
A pressão atm dele está brutalmente descalibrada.
90589d4d8923f5e32fd94651d84917cd.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bem, a meu ver:
É provável que para a semana o inverno mostre águas de seu nome.:viva:
Parece provável que um ciclone de forte intensidade se vai aproximar dos Açores.:bombar:
É possível que ocorram alguns eventos de anti-pasmaceira anticiclónica (quem me dera que houvesse uma pasmaceira ciclónica...):palmas:
Parece possível a ocorrência de neve nos pontos mais altos de algumas ilhas, além do Pico.:cold:
É bonito pensar numa qualquer possibilidade de ocorrência de neve em situações algo invulgares.:surprise:
E tenho dito
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Alguém disposto a postar uma previsão do estado do tempo e do mar para a próxima semana no Funchal? Com bom tempo por favor :D

Quando?

Por exemplo, estás a ver os 'L' na imagem? Representam uma depressão e algumas são bastante agressivas. A dispersão dos 'L' é indicadora da incerteza da previsão.

BUSBaaL.png


A única coisa que te posso escrever com alguma certeza é que para a semana o tempo estará instável e é possível que o mau tempo chegue à Madeira.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Tempo instável tipo o quê? Avião a abanar e levadas de água a rachar o chão ao meio? :pray:
É que tenho mesmo de ir! :confused:

Improvável que seja um ciclone severo :D

Ainda assim não se pode excluir vento com intensidade suficiente para cancelar voos mas isso já faz parte da climatologia local.

É muito cedo para dar mais pormenores. O estado do tempo na Madeira dependerá da localização da depressão que afetará os Açores a partir do dia 20 e das consequências que isso terá na circulação atmosférica.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta até deveria estar no separador de modelos de sonho :) que cena hein!
Flores
072ef80c5d353334d7b1c75e6ec8b386.jpg

Faial
6d414ec5b0c541b2a88419f2b7562dac.jpg

A probabilidade de isto vir a acontecer é miserável, mas tendo em conta que tivemos este verão um super furacão a raspar as nossas costas, já nem ponho nada de parte lolol


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk