Seguimento Açores e Madeira - Julho 2013



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A ilha de S. Miguel está a norte da ilha de Santa Maria, que conjuntamente com ela constitui o Grupo Oriental dos Açores.

No Inverno, a precipitação acumulada na ilha de São Miguel, varia entre os 300 mm - 1200 mm, enquanto no verão a gama de variação é entre 100 mm e 400 mm.
O clima de São Miguel é em geral mais chuvoso que o de Portugal Continental.

Os dias de verão com temperatura máxima superior a 25 º C só ocorrem em média nas zonas costeiras com altitude baixa, onde podem ultrapassar 20 dias/ano.

O interior da ilha encontra-se a altitudes demasiado elevadas para a ocorrência de "dias de verão". Do mesmo modo, devido à influência moderadora do oceano à altitude, só ocorrem "noites tropicais" (temperatura mínima superior a 20 º C), nas zonas costeiras, especialmente na parte oeste da ilha com um máximo de cerca de 10 noites/ano.

A temperatura média anual varia entre 9 º C no Pico da Vara (maior altitude da ilha com 1108 m) e 17 º C junto à orla costeira. Quanto à média das temperaturas máximas de verão, o valor mínimo (16 º C) é novamente atingido nos pontos mais altos da ilha, enquanto o valor máximo (24 º C) ocorre na região litoral.

Nas zonas de altitude mais elevada, a precipitação anual é superior a 3000 mm, podendo atingir valores próximos dos 3800 mm no Pico da Vara.













A ilha Terceira é a ilha mais oriental do Grupo Central.

A temperatura mínima de inverno varia entre 9 - 10 º no Cume da Serra de Santa Bárbara (ponto mais alto da ilha com 1021 m) e cerca de 17 º junto à costa.

Por seu lado, a temperatura mínima de inverno varia entre 4 º e 12 º C enquanto a temperatura máxima de verão não desce abaixo dos 14 º C e atinge um máximo de 23 º C. Estes valores são comparáveis aos observados em S. Miguel.

A ilha Terceira é no entanto um pouco menos chuvosa que S. Miguel, visto que a precipitação média anual, não ultrapassa os 3400 mm no cume da Serra de Santa Bárbara, embora na quase totalidade da ilha, a precipitação seja superior a 1000 mm, tal como em São Miguel.

Na ilha Terceira ocorrem até "30 dias de verão" e até "15 noites tropicais" por ano, novamente valores comparáveis aos observados em S. Miguel.











 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Destaques do dia de ontem, máximas: (Estações IPMA)

Pico Alto: 35,6ºC
Quinta Grande: 34,9ºC
Lombo da Terça: 33,7ºC

Hoje o dia começou com menos humidade nas cotas mais baixas e registam-se já e comparativamente, temperaturas bem mais altas que ontem nessas zonas
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem, pelo que vejo a noite foi longa para certas pessoas, tive então a "pachorra" de ler aquilo tudo e digamos que disseram coisas bem interessantes. Quanto a perguntas que ficaram no ar, refiro-me aos gafanhotos e ao Porto Santo, ao que sei os gafanhotos quando chegaram cá estariam já mortos ou em vias de morrer, vimos imensos espalhados pelo chão mas já mortos mas isto já tem uns aninhos, penso que perto de 10 anos não? Quanto a ribeiras no Porto Santo que eu saiba não deve existir pois a água consumida lá é do mar que por processos de osmose inversa retiram o sal se não estou em erro, se houver alguma ribeira será artificial ou até mesmo do campo de golfe. De inverno existem os cursos de água para escoamento obviamente.
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Quanto ao dia de ontem foi bem mais quente que hoje, nem nos incêndios cá do ano passado nem com o calor do lume se registei uma temperatura tão alta, 33,9ºC, hoje está mais ameno com temperaturas a oscilar entre os 31º e os 32º, a noite foi infernal para dormir e tivemos noites bem tropicais cá. Por falar em incêndios ontem houve uma ocorrência nas zonas altas da camacha, mais precisamente Rochão de cima em que ardeu uma zona adjecente à dita "serra" uma zona de elevada densidade eucaliptal, refira-se que a zona tem muita erva seca pois a altura de ceifa começou agora e o incêndio deflagrou-se rapidamente, pelo que ardeu ainda alguns palheiros e os terrenos por ceifar, a origem aparentemente foi acidental e destaque-se a incompetência dos bombeiros, que derivado à zona ser fornteira entre Camacha e Funchal tinham pelo menos 2 corporações de bombeiros e estava apenas interessados em defender a zona de serra em vez da zona de casas, se não fossem os populares( digo isto pois eu estava lá a apagar também) o incêndio teria sido muito maior, pois a zona baixa do incÊndio só recebeu bombeiros depois de termos controlado a zona várias vezes. Felizmente acho que tudo acabou bem e ardeu so mato e eucaliptos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hugois, no ano passado a temperatura foi mais elevada nos incêndios, chegou aos 37 no aeroporto. Hoje, pelo menos o Funchal está muito mais quente que ontem e deve ter passado os 33, a ver vamos.