Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Funchal, ontem de manhã, com o nevoeiro e humido junto ao litoral e quente e seco nas zonas intermédias e altas da ilha resultou nisto...

54938735162013489950710.jpg


Fonte: Paulino Caires- Facebook
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Atenção Alex que fique esclarecido:

1º Eu não questionei o seguimento pelo IM do fim de semana, até foi bom para o habitual.

2º Também não critico o alerta da Protecção Civil dos Açores, ele está bem conseguido.

3º Nem muito critico a sms embora tivessem passado do caso probabilidade para a previsão, que é errado, mas pelo que vi com boas dicas.

4º Critico a falta de meios de previsão nas Ilhas e até em Portugal Continental norte.

5º Tenho a certeza que o Invest deu-se em caso excepcional porque próximo da base das lajes é muito importante, e o intuito de aprender um pouco mais.

6º Defendo que a mentalidade das pessoas deve mudar, e a mentalidade que há fenómenos que são impossíveis de prever, do modo "paciência", não aceito. Há fenómenos que tem probabilidades altas de ocorrer com chuvas fortes e trovoadas que basta ver os modelos que deviam ser respeitados. E quando vários os modelos e várias as cartas que apontam para as mesmas horas tenho a certeza que o melhor é serem respeitados.

7º No domingo o AZOR acusou-me de alarmismo daquilo que todos os modelos mais para trás ou mais para a frente apontavam, o IM segui-o a previsão para madrugada não é que eu fique contente. As probabilidades de algo agreste acontecer nunca é bom, sei que pode e deve ser minimizado a tempo útil!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
eu continuo a dizer que o alarmismo não foi da protecção civil porque se lermos bem, o aviso apenas fala na POSSIBILIDADE de tornado. Foram as pessoas que depois transformaram a possibilidade em evento confirmado e é a OCORRÊNCIA do tornado que a protecção civil desmente. Se lerem bem o esclarecimento deles, eles não desmentem o aviso de "possibilidade" mas desmentem sim a "ocorrência" que não tem fundamento simplesmente porque não aconteceu mesmo.

Boa tarde,

Subscrevo totalmente! Falou-se apenas na possibilidade e não na confirmação dela.
Mas tenho reparado que já desde o Gordon para cá que temos ouvido falar mais nestes eventos nos Açores,e o que é certo é que eles acontecem, e sempre aconteceram, sejam no mar seja em terra.

Sim o clima dos Açores não é o da Madeira, assim como a Madeira não é o de Portugal Continental, ou os Estados Unidos com o clima de Portugal, não disse o contrário. Knight por favor compreende o que eu disse, eu não critiquei a tua pessoa mas sim os avisos emitidos antes do tempo. Ok já sei que vais dizer que eles justificam-se muito antes das coisas ocorrerem, tudo bem, só que na altura quando eles foram para o ar, estavamos muito longe do acontecimento e puseram o arquipélago em aviso vermelho para a chuva, quando na altura merecia a meu ver um amarelo, porque de vermelho ela só foi muito forte umas horas mais a frente.
Acho que essa questão dos alertas e avisos de mau tempo é sempre muito complexa e muito chata, porque os alertas dos Açores não equivalem aos da Madeira e aos do Continente. Um alerta amarelo para precipitação nos Açores = alerta laranja para na Madeira e Continente. O mesmo segue na questão do vento e da trovoada. Ou seja os Açores acho que apanham com muito mais nesse aspecto.

Claro que é função e dever da Protecção Civil informar a comunidade, mas mesmo com alertas, as pessoas têm a tendência em cair no exagero. Veja-se a questão dos "tornados". Não é que eles não pudessem ocorrer, mas sim como referiu a Snowy uma possibilidade para condições desta natureza. Os Açores estiveram dias seguidos em aviso vermelho e quando levantam um sinal VERMELHO para os Açores, é porque a previsão é para as coisas serem muito feias. Felizmente passou ao lado. Quantas vezes os Açores estão em aviso vermelho? Quantas vezes a Madeira e o Continente levam com avisos vermelhos? :rolleyes: Acho que não é necessário dizer mais nada.

Cumprimentos!
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Pois bem a temperatura máxima que atingi neste dias de calor foi de 29,9ºC no dia em que a humidade rondava os 34% , mas este valor pode ter sido inflaccionado pelo efeito do telhado do termometro, não sei... onde vivo é no cimo de um vale da ribeira do porto novo na camacha , penso que o ar que vem ribeira a cima deve influenciar o nosso clima ca, aqui conseguimos atingir temperaturas altas e acerdito que tenha chegado perto dos 30ºC uma vez que o sol estava mesmo a abrasar a pele e o ar estava pesado. Não sei também não percebo muito disto xD as noites ca têm sido muito quentes felizmente agora o clima ja está mais ameno sigo com 25.3ºC e a humidade a 68%
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Nunca consegui perceber onde é que o IM vai buscar aqueles valores de temperatura vento humidade etc... sei que onde vivo ainda esta longe das estações mas fogo... as vezes mostram que não está a chover quando na verdade está...mostram vento fraco quando na verdade existem rajadas muito fortes, acho que a estação mais perto de cá é a do Santo da Serra mas não acredito que daqui ao Santo da Serra as condições climaticas sejam assim tão diferentes assim tantas vezes, penso que as estações de cá da Madeira também não estejam 100% corretas uma vez que muitas vezes mostram um desfasamento da realidade...isto digo eu ... pode ser pura coincidência ou o clima variar muito da minha casa ao Santo da Serra. Talvez por isso existam tantas estações na Madeira por haver muitos microclimas.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Poderá ser o nevoeiro que condense dentro da sonda, não sei. IJV

Não vou desenvolver muito mais mas o AZOR que fique esclarecido que colocando as cartas o intuito era dar a informação que a situação daqueles intervalos de tempo (das cartas) tinham alta probabilidade de ser muito grave. E não classificar o estado de tempo no momento (o tal amarelo que falavas), isso eu deixo para a universidade dos Açores que tem investigadores para estudar o clima e as suas alterações, eu prefiro com as horas perdidas ajudar humildemente no seguimento das situações futuras. Sendo que as 15h da tarde alguém podia proceder a escoramentos, colocação de barreiras ou outros e às 21h podias começar a rezar (ou sair da festa). Ainda não percebes-te o que é Proteger sendo diferente de Classificar...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia mocidade,

Realmente, depois da tempestade veio a bonança. Os últimos dias têm sido calmos com o céu geralmente nublado, mas com períodos de boas abertas.
Os aguaceiros fracos e pouco frequentes têm sido uma constante e o vento mantém-se bonançoso a moderado. A humidade continua... alta como sempre.

Nos últimos dias tive oportunidade de presenciar mais em detalhe a destruição provocada pelos acontecimentos dos dias 11/12 e, muito sinceramente, há locais que mais parecem zonas de combate, tal é o aspecto de "bombardeamento".
Avaliaram os prejuízos, até agora, em cerca de 4 milhões. Acho pouco, mas logo veremos se estou com a impressão correcta.

P.S.: Relaxem, pessoal, com a história dos comunicados do SRPCBA e dos tornados. Eu trouxe o assunto à baila, mas não era para haver "sururu". Lembrai-vos do meu mote quando discuto um qualquer assunto quente com outra pessoa: "Divergências de opinião não significam insultos". Não vi insulto nenhum aqui, mas fica sempre bem dizer aquilo.
De qualquer forma, basta alguém postar um vídeo com o "Give peace a chance" dos Beatles ou o "Imagine" do John Lennon para promover a paz e harmonia nos vossos chakras.:cool:

Cordiais cumprimentos,