Está se mesmo a adivinhar que mais um chico esperto vai atear fogo à ilha...
Faltaria o mais importante que são os ventos intensos para propagar o fogo (efeito Foehn). A temperatura está alta mas os ventos estão fracos. E foi a velocidade dos ventos que na altura sobrecarregou os bombeiros.
Nos próximos dias a circulação da atmosfera vai mudar. Em vez de uma corrente quente de sul virá uma corrente tendencialmente fresca e seca de nordeste. Nos níveis baixos até tem alguma humidade. Mais fresco para a costa norte, nem tanto para a costa sul.
Por outras palavras, alguém até pode atear algum fogo mas é improvável que tenha dimensão relevante.
Dito e feito! A estação de Lombo da Terça que registava 27º às 16h, regista agora 14.9º! Queda de 12º em 2h...
Essa diminuição brusca da temperatura ou foi um efeito local ou um problema da estação.
A que altitude está a estação?
A alteração a que me referi ainda não aconteceu. Irá acontecer gradualmente a partir de amanhãEssa diminuição brusca da temperatura ou foi um efeito local ou um problema da estação.
Hoje tem sido um dia propício ao surgimento de nuvens orográficas.
Aqua:
![]()

Pessoalmente acho que se/quando vier um furacão severo não se chamará Henri mas sim Gordon 

