Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Informação especial
Comunicado válido entre 2022-09-22 11:39:00 e 2022-09-23 11:39:00
Assunto: TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº4
O IPMA informa que hoje, dia 22 de setembro, às 09:00UTC (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 380 km a Oeste/Noroeste (W/NW) da ilha das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 999 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 28 km/h para és-nordeste (ENE).

Ao longo do dia de hoje (quinta-feira), o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste, prevendo-se sábado (dia 24) às 06:00UTC seja o momento em que se encontre mais próximo do arquipélago (40 km a noroeste do Faial). Nestas condições, prevê-se que a sua influência comece a sentir-se a partir do dia de hoje nos Grupos Ocidental e Central com precipitação que poderá ser por vezes forte, e a partir de sexta-feira (dia 23) no Grupo Oriental. A partir de amanhã (dia 23), um aumento da intensidade do vento é também esperado nos Grupos Ocidental e Central, com rajadas entre 90 e 100 km/h.

Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.

(Novo comunicado será emitido dia 22 de setembro às 22h00 (Hora local dos Açores)).

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
Data de edição: 2022-09-22 11:39:24

O ipma já lançou os avisos para os grupos devido à tempestade Gaston. Neste momento, o grupo central vai estar em alerta laranja por um período para precipitação forte. Vamos ver se traz alguma trovoada :)

Neste tipo de sistema, as trovoadas geralmente acontecem nas outerbands.
Podem ocorrer fora delas, mas é menos comum.

Há alguma trovoada precisamente nessas áreas neste momento, mas na tempestade em si, nem por isso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Está a ocorrer trovoada nas áreas demarcadas a preto
072461551ec37431d20d9f2801243287.jpg

Na área acima, a trovoada claramente está a ser originada pelo shear provocado pelo cruzamento do outflow e o inflow, pelo menos aparenta ser esse o trigger.

Na área abaixo, é uma linha associada à tentativa de organizar uma outerband, uma convergência de certa forma.

Imagem das 12:40 weathernerds

Por cá, aproxima-se nebulosidade já associada à circulação do Gastão .

Será para já de forma temporária, mas está com um aspecto sinistro o tempo!

Alguns pequenos TCUs embebidos nos cúmulos.

d047394221023405acd950573e9e7c28.jpg

Boa tarde,

Nao sei se o assunto é off-topic ou se está no sitio errado, mas alguém sabe onde posso encontrar algum relatório com dados sobre se tem havido diferenças nos valores de precipitação e temperatura nos Açores nos últimos anos?

Obrigado
Boa tarde,

Poderá consultar aqui os boletins climatológicos mensais do IPMA para os Açores.

Cumprimentos.

Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !

Já posso adiantar que daqui a nada começa a chover aí

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !
Que bom ter alguém a reportar desde a Ilha Graciosa ...

Tanto a Graciosa como as ilhas do grupo ocidental e também Santa Maria não tem praticamente nenhuns foristas aqui pelo que é fantástico :palmas:

Probabilidade de não ocorrer -> Colossal.

Extremamente comum em ciclones em dissipação.

Solução simples seria meter o meteo na TV para a malta perceber. Se não vai acontecer, que esperam? Vão ser criticados.

YBf5j1E.gif
Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.

Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.

Por já ter passado por muitas previsões gravosas - e erradas - de ciclones (em dissipação), na minha opinião, se calhar não fazia muito mal uma explicação mais detalhada das incertezas existentes.

Quantas pessoas estão a ver o radar e as imagens de satélite? A Terceira deve ter tão ou mais pessoas que as restantes ilhas do GC e provavelmente é a ilha em que menos precipitação ocorrerá. Vermelho na mesma.

Pá, nem é preciso grandes coisas. Vídeo de 10 mins no youtube e dá-se um enorme passo na consciencialização da malta.