Seguimento - Dezembro 2006



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Por aki é uma seca, parado a olhar pro termometro á espera k desça e nada. tou com 10,2ºc algum vento e pouca humidade...

Como é o relevo aí, estás numa zona alta em relação ás zonas que te rodeiam? Se sim, isso é um problema. Além disso, deve haver um efeito de ilha de calor por aí. E depois, claro, o vento é um dos principais inimigos para a descida da temperatura em situações sob o efeito de um anticiclone.

Qual a máxima mais baixa de Dezembro em Bragança, de sempre?

Sigo com 4.2:cold: :cold: :cold:

Quem me dera ter acesso a esse tipo de dados :rolleyes:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Como é o relevo aí, estás numa zona alta em relação ás zonas que te rodeiam? Se sim, isso é um problema. Além disso, deve haver um efeito de ilha de calor por aí. E depois, claro, o vento é um dos principais inimigos para a descida da temperatura em situações sob o efeito de um anticiclone.



Quem me dera ter acesso a esse tipo de dados :rolleyes:

Recordas-te de temperaturas máximas desta ordem? Pessoalmente nunca me recordo, mas eu sou suspeito :D :D :D :D :D , devem ter ficado perto de um record
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Recordas-te de temperaturas máximas desta ordem? Pessoalmente nunca me recordo, mas eu sou suspeito :D :D :D :D :D , devem ter ficado perto de um record

Em dezembro ou em qualquer altura do ano? Em fevereiro de 2003 houve uma máxima na ordem dos -2ºC para não ir mais longe. Em dezembro, desde 1941 que há dados, de certeza absoluta que já houve máximas bem inferiores as que vou obter nestes dias. Já reparaste que está a iso +6ºC em cima de nós?

Não é nada de especial, em dias de nevoeiro persistente há sempre temperaturas desta ordem por cá ;)
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Como é o relevo aí, estás numa zona alta em relação ás zonas que te rodeiam? Se sim, isso é um problema. Além disso, deve haver um efeito de ilha de calor por aí. E depois, claro, o vento é um dos principais inimigos para a descida da temperatura em situações sob o efeito de um anticiclone.



Quem me dera ter acesso a esse tipo de dados :rolleyes:

O INM já esteve mto melhor a fornecer dados, se bem se lembram do site antigo, estavam os anos todos mto bem caracterizados e max e min. absolutas, etc.:disgust:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Que lindo dia que por ai têm :w00t: :thumbsup:. Cuidadom com o gelo e as quedas! ;)

Por aqui vou nos 5,9ºC e descendo, hoje talvez chegue novamente aos 4ºC :thumbsup:.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Em dezembro ou em qualquer altura do ano? Em fevereiro de 2003 houve uma máxima na ordem dos -2ºC para não ir mais longe. Em dezembro, desde 1941 que há dados, de certeza absoluta que já houve máximas bem inferiores as que vou obter nestes dias. Já reparaste que está a iso +6ºC em cima de nós?

Não é nada de especial, em dias de nevoeiro persistente há sempre temperaturas desta ordem por cá ;)

A maxima absoluta foi de cerca de 17º para uma media de maximas de 8 em Dezembro. Será assim tão normal essas máximas como queres fazer parecer?:rolleyes: Olha a variância;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Eu guardei esses dados, só tem as máximas e mínimas extremas, não tem as máximas mais baixas e as mínimas mais altas :(

Dan, não terá isso? Digo isto porque ele sabe tantos dados de máximas e mínimas absolutas. É possível que pela sua profissão tenha tido acesso aos dados! Tenta perguntar-lhe em off-topic, porque o IM anda à cata e ainda lhe movia um processo! :disgust:
É uma conversa recorrente, mas será constitucional nós termos de pagar pelo que já pagámos? É que convém não esquecer que o IM é um organismo público que funciona com os nossos impostos! E o que lhes é permitido fazer... Vender os dados! :nono:E
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A maxima absoluta foi de cerca de 17º para uma media de maximas de 8 em Dezembro. Será assim tão normal essas máximas como queres fazer parecer?:rolleyes: Olha a variância;)

O que eu queria dizer é que máximas baixas como as de hoje são normais em situações de nevoeiro persistente. 17ºC de máxima no mês mais "escuro" do ano, nem no litoral é normal! :)

Dan, não terá isso? Digo isto porque ele sabe tantos dados de máximas e mínimas absolutas. É possível que pela sua profissão tenha tido acesso aos dados! Tenta perguntar-lhe em off-topic, porque o IM anda à cata e ainda lhe movia um processo! :disgust:
É uma conversa recorrente, mas será constitucional nós termos de pagar pelo que já pagámos? É que convém não esquecer que o IM é um organismo público que funciona com os nossos impostos! E o que lhes é permitido fazer... Vender os dados! :nono:E

Pois é kim, na prática deveria ser assim mas infelizmente não é... Acho que institutos do estado como o IM podem comercializar os dados que não sejam do interesse publico geral. Ou seja, dados como as previsões, etc têm a obrigação de torna-los públicos, mas os dados que todos nós queriamos não são obrigados a torna-los gratuitos ao público :( Certo certo é que o INM espanhol tem montes de dados interessantíssimos totalmente gratuitos na sua página web :rolleyes:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bem vou me deitar com neste momento 7,9ºC vou ter mais uma noite na casa dos 5/6ºC é a sexta noite consecutiva:cold: :hehe: boa noite pessoal...
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Tal como ontem a temperatura mantem-se estável a esta hora mas hoje já está nos 0ºC .

Normalmente acompanho as temperaturas na peninsula ibérica pelo Meteoclimac, puxando a tela para baixo tem os dados de uma rede de dezenas de estações meterologicas amadoras com as maximas as minimas do vento, precipitação, temperatura. Penso que para uma pessoa identificar registos na hora e facilmente é ali... ( Fil se puderes regista a tua também não ha nenhuma de Bragança).

Tem também registados os minimos e máximos do Ano de cada estação ( clicar na zona e estação pretendida).

Quem não conhece dê uma vista de Olhos..

http://www.meteoclimatic.com/

estaco8.jpg
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Tal como ontem a temperatura mantem-se estável a esta hora mas hoje já está nos 0ºC .

Normalmente acompanho as temperaturas na peninsula ibérica pelo Meteoclimac, puxando a tela para baixo tem os dados de uma rede de dezenas de estações meterologicas amadoras com as maximas as minimas do vento, precipitação, temperatura. Penso que para uma pessoa identificar registos na hora e facilmente é ali... ( Fil se puderes regista a tua também não ha nenhuma de Bragança).

Tem também registados os minimos e máximos do Ano de cada estação ( clicar na zona e estação pretendida).

Quem não conhece dê uma vista de Olhos..

http://www.meteoclimatic.com/

estaco8.jpg

Bom link mag0! :thumbsup:

Obrigado. ;)

Por hoje me despeço com 4,9ºC