Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Bom dia,

Parabéns a todos e obrigado pelas partilhas. Tem sido fantástico acompanhar.

Aqui pelas zonas baixas do concelho de Vila Verde, estamos com 2° positivos, mas sensação térmica negativa.

Ontem apenas dei por água neve pelas 21h. De madrugada vento e períodos de chuva forte.

Hoje de manhã, o Cavado está fora das margens, sensivelmente 1 metro acima do.que costuma estar. Com as previsões de chuva e o derreter de neve no Gerês, não sei não.

10373.webp
10371.webp

E houve mesmo neve na Fóia!
03h40, com 1°C, uma boa quantidade de flocos, sem acumular. Vento bem forte. Depois de eu ter saído de lá, passaram mais umas boas células, inclusive agora de manhã. Poderá ter acumulado um bocadinho se calhar.

Os aguaceiros estão a findar e o que sobra da Ingrid para aqui, em termos de neve, é invariavelmente uma mão cheia de nada (ou quase nada) :huhlmao:No fundo, e atenção que estou a restringir-me a esta zona nas altitudes mais baixas, foi só mais uma entrada marítima para adicionar ao cemitério de flops de entradas marítimas de inverno. Não tinha grandes expectativas, como de resto deixei há muito de criar em eventos deste cariz, aliás na minha primeira análise eu disse logo que achava difícil surgirem aguaceiros que fossem muito mais que água-neve para estas altitudes (200-300m). Agora, confesso que achei que esta depressão tinha alguns traços especiais que poderiam ter feito alguma diferença e fiquei na esperança de ver algum aguaceiro só de neve... E a verdade é que à vista de eventos idênticos até foi possível ver água-neve várias vezes nesta madrugada, algo que nunca tinha presenciado desta maneira em nenhuma entrada do género. Mais de resto, o único louro que esta tempestade leva foi o facto de tentar oferecer o máximo de neve sem temperaturas em altitude extraordinariamente geladas (que é como quem diz fazer muito com pouco) e foi giro tentar perceber uma série de dinâmicas nos modelos e não só. Pode-se dizer que coloco esta tempestade numa posição generosa dos flops :lol:

Fica também a nota negativa para a forma algo caricata como os modelos globais e até os de mesoescala continuam a modelar situações de neve para esta região nestes contextos sinóticos, onde claramente partem para um exagero e que pouco tem em conta as especificidades orográficas. Modelar temperaturas à superfície de 1ºC para aqui ou 0ºC numa situação destas, é no mínimo surreal, assim como cotas de neve de 50, 100 ou 150m (talvez um dia quando tivermos uma depressão com alguns traços semelhantes a esta, mas muito mais frio na atmosfera ou ar mais seco...):rolleyes:. Não ter nevado aqui ainda dou de barato, mas um pouco mais caricata ainda é a previsão de Viseu onde foi complicadíssimo nevar e onde até poderia ter acumulado... Num evento onde à semelhança de outras entradas marítimas o mecanismo de arrefecimento e entrega do frio tem por base o vigor das células, exigia que os modelos tivessem mais cautela a calcular cotas. A sensação com que fiquei do ECMWF deste evento é que foi bem menos conservador que o GFS nas cotas de neve, e de alguma forma o GFS acabou por ganhar em diversos locais, o que até é esquisito dado que o ECMWF costuma ter em conta mais alguns detalhes orográficos (o que não significa que o GFS tenha tido uma prestação melhor, porque andou às aranhas até ao fim sobre os timings da hora mais fria e da distribuição da precipitação, e então ao nível da modelação da famosa depressão satélite nem se fala...).
Concordo a 100%, aqui nem aviso merecia ter tido a não ser para ondulação, aprecio sempre um bonito fiasco, o verdadeiro evento só terça e quarta e não será a Ingrid

Findo o risco de vento no extremos sudoeste do país por estas horas, está o evento encerrado.

Em termos de neve fica a sensação de ter estado abaixo do esperado, acumulados por ex., mesmo para os que analisam de forma cautelosa e equilibrada recorrendo a múltiplos modelos e saídas.

Dá a ideia que a física de alguns modelos não lida bem a nossa "atlanticidade".

Entretanto ainda estamos sem radar do norte, alguém sabe o que poderá ter acontecido ?

Última edição:
Cenário lindo pela serra de São Mamede :w00t:

Bom dia,

Parabéns a todos e obrigado pelas partilhas. Tem sido fantástico acompanhar.

Aqui pelas zonas baixas do concelho de Vila Verde, estamos com 2° positivos, mas sensação térmica negativa.

Ontem apenas dei por água neve pelas 21h. De madrugada vento e períodos de chuva forte.

Hoje de manhã, o Cavado está fora das margens, sensivelmente 1 metro acima do.que costuma estar. Com as previsões de chuva e o derreter de neve no Gerês, não sei não.

Ver anexo 29388Ver anexo 29389
Apenas está mais alto porque a Caniçada está a descarregar.
3/4x do turbinamento normal

Acumulou a baixa altitude no concelho de São Pedro do Sul, já depois das 10h, e a pouco mais de 300 metros de altitude, freguesia de Valadares.
1000055546.webp

Em Viseu nem aos 600m vi acumulação.
Muita neve na Penoita e Arada acima dos 700m.

Última edição:
E houve mesmo neve na Fóia!
03h40, com 1°C, uma boa quantidade de flocos, sem acumular. Vento bem forte. Depois de eu ter saído de lá, passaram mais umas boas células, inclusive agora de manhã. Poderá ter acumulado um bocadinho se calhar.
Será que também caiu alguma coisa no Caldeirão?

Serra de São Mamede sem qualquer neve, aos 650m, e alguns restos aos 700 e superior. Não foi por falta de condições, e tecnicamente também não foi falta de precipitação, as previsões não estavam "erradas", mas o núcleo com mais precipitação de madrugada passou muito mais a sul.

Triste sina da região de Portalegre, seja com neve, chuva ou trovoada :lol: