Seguimento - Incêndios 2010

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Aqui varias imagens de satélite que retirei hoje do Eumetsat embora o Vince já tenha feito uma excelente animação mas como já tinha retirado as imagens coloquei.
http://img830.imageshack.us/img830/6971/fogos1.png
http://img809.imageshack.us/img809/5899/fogos2.png
http://img811.imageshack.us/img811/2438/fogos3.png
http://img202.imageshack.us/img202/5076/fogos4.png
http://img186.imageshack.us/img186/185/fogos5.png
http://img203.imageshack.us/img203/6227/fogos6.png

Os meios aéreo na Madeira que falo seria um Helicóptero estacionado na Madeira, sem prejudicar o de socorro do Porto Santo, que pode-se fazer também socorro durante o inverno e combate a incêndios (com água do mar tenhamos paciência) logo no início dos incêndios. É que normalmente o fogo vai subindo serra acima sem possibilidade de combate de cima para baixo e a única hipótese é deixar arder esperando que a Laurisilva encarregue-se de apagar o fogo. Mas a Laurisilva fica no Norte, no sul temos de esperar até que acabe de arder :sad:

Se existir vento espalha as frentes e o combate então fica impossível :(
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
26 incêndios activos em Portugal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) contabilizava, cerca das 9h de hoje, 26 incêndios activos, com a situação mais complicada em Aldeia da Serra, concelho de Seia, onde 306 bombeiros combatem o fogo que lavra desde quarta-feira

Segundo a informação disponível no site da ANPC, o incêndio na Aldeia da Serra, distrito da Guarda, tem uma frente activa que está ainda a ser combatida por 88 veículos operacionais e um helicóptero bombardeiro pesado.

Igualmente preocupante é a situação do incêndio activo em Mezio/Travanca, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, que apresenta duas frentes e é combatido por 171 bombeiros, apoiados por 39 viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado.

O incêndio com duas frentes activas que lavra desde sexta-feira em Agualva, concelho de São Pedro do Sul (Viseu), está a ser combatido por 103 homens, apoiados por 26 veículos e dois aviões bombardeiros pesados.

Desde as zero horas de hoje, a ANPC registou a ocorrência de 136 fogos.

Na sexta-feira foram contabilizados 374 fogos florestais.

Lusa / SOL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A soldado desconhecida
por FERREIRA FERNANDES

Josefa, 21 anos, a viver com a mãe. Estudante de Engenharia Biomédica, trabalhadora de supermercado em part-time e bombeira voluntária. Acumulava trabalhos e não cargos - e essa pode ser uma primeira explicação para a não conhecermos. Afinal, um jovem daqueles que frequentamos nas revistas de consultório, arranja forma de chamar os holofotes. Se é futebolista, pinta o cabelo de cores impossíveis; se é cantora, mostra o futebolista com quem namora; e se quer ser mesmo importante, é mandatário de juventude. Não entra é na cabeça de uma jovem dispersar-se em ninharias acumuladas: um curso no Porto, caixeirinha em Santa Maria da Feira e bombeira de Verão. Daí não a conhecermos, à Josefa. Chegava-lhe, talvez, que um colega mais experiente dissesse dela: "Ela era das poucas pessoas com que um gajo sabia que podia contar nas piores alturas." Enfim, 15 minutos de fama só se ocorresse um azar... Aconteceu: anteontem, Josefa morreu em Monte Mêda, Gondomar, cercada das chamas dos outros que foi apagar de graça. A morte de uma jovem é sempre uma coisa tão enorme para os seus que, evidentemente, nem trato aqui. Interessa-me, na Josefa, relevar o que ela nos disse: que há miúdos de 21 anos que são estudantes e trabalhadores e bombeiros, sem nós sabermos. Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das Josefas que são o sal da nossa terra?
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/in...ira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ponto de situação na Madeira:

As frentes de fogo no Chão da Lagoa, Caminho dos Pretos, Montado do Barreiro e Terreiro da Luta foram dadas como extintas esta manhã pelos bombeiros. As preocupações estão agora centradas na Corujeira, Lombos e Pico do Silva, onde as chamas continuam activas e ameaçam casas.

Segundo informações dos Bombeiros Municipais do Funchal, ainda não está feito o balanço oficial aos danos causados pelos incêndios, mas o fogo terá atingido algumas habitações durante a noite passada. Os dados serão avançados mais tarde.

http://www.dnoticias.pt/actualidade...o-no-caminho-dos-pretos-e-no-terreiro-da-luta

Os bombeiros estão, neste momento, a tentar conter o fogo na Corujeira e nos Lombos, no Monte. A frente está activa e é a que inspira mais preocupações, já que são áreas muitos populosas.

O fogo está também activo no Pico do Silva, nas imediações do Abrigo do Pastor. Entretanto, a Estrada Regional 103 e o Caminho dos Pretos estão fechadas ao trânsito.

http://www.dnoticias.pt/actualidade...o-com-frente-activa-na-corujeira-e-nos-lombos
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Tragédia com mão criminosa



Não restam dúvidas, os incêndios que deflagraram nos sítios da Eira do Serrado, em Santo António, e no sítio das Águas Mansas, na Camacha e que ontem causaram grande pânico na Madeira, foram provocados por mão criminosa. Só falta identificar os autores e determinar o grau de intencionalidade.

Pelo que o DIÁRIO apurou, o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária criou várias equipas de investigadores para tentar deslindar estes casos. Os inspectores, com a colaboração dos bombeiros, já identificaram os pontos de origem dos incêndios, tendo igualmente recolhido indícios que poderão vir a servir de prova.

Na investigação deste tipo de crimes o contributo da população é essencial para a identificação dos autores, pelo que os investigadores têm privilegiado o contacto com os habitantes das localidades próximas, tentando recolher informações sobre situações ou movimentos suspeitos registados antes e após a deflagração dos incêndios.

As investigações estão ainda a contar com o cruzamento de informações entre o Serviço de Protecção Civil, Bombeiros, Judiciária, PSP e Polícia Florestal.

Da Eira do Serrado a Santana

Os incêndios começaram na madrugada de ontem, em duas frentes, na Eira do Serrado e na Camacha, mas rapidamente alastraram a outros pontos. Os bombeiros procuraram circunscrever alguns fogos, mas o combate foi dificultado pelo vento.

O incêndio da Eira do Serrado atingiu o Curral das Freiras, a zona do Pico Ruivo (Santana), Achada do Teixeira, Parque Ecológico e as zonas mais altas do Funchal. Causou grande preocupação na zona da Ribeira das Cales, estrada das Carreiras, Poiso, Terreiro da Luta e no Monte. Nesta freguesia, algumas habitações ficaram sob a ameaça das chamas e os moradores foram aconselhados pelos bombeiros a não passar a noite em casa.

Na Camacha, a zona das Águas Mansas, Rochão e a estrada para o Santo da Serra foram os locais mais afectados, mas o centro da freguesia também esteve em perigo. Gaula e o sítio da Lombada também registaram focos de incêndio.

Ao final da tarde de ontem, quando o combate ao fogo ainda era muito intenso e uma nuvem de fumo ainda cobria o Funchal e parte de Santa Cruz, os bombeiros temiam que os dois incêndios se unissem numa única frente.

Mais de 400 homens

Todas as corporações de bombeiros da Madeira participaram no combate aos incêndios, num total de mais de 400 efectivos. A estes juntaram-se funcionários da direcção regional de Florestas, da IGA, elementos do Exército e até populares.
Algumas corporações empenharam praticamente todos os seus meios nesta operação.

Ao longo do dia, membros do Governo Regional e da Protecção Civil fizeram um reconhecimento aéreo dos incêndios. À hora do fecho da edição, o combate aos fogos ainda eram muito intenso e a população do Monte ainda temia pela segurança das suas casas.

in Diário de Notícias online
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Incêndios terão destruído 95 por cento do Parque Ecológico do Funchal

Os incêndios que estão a ocorrer nas serras da Madeira já queimaram toda a floresta da cordilheira central da ilha e destruiram 95 por cento do Parque Ecológico do Funchal. Para o ambientalista Raimundo Quintal, presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, este é “um desastre bem mais grave, em termos ecológicos, que o temporal de 20 de Fevereiro”, embora sem vítimas humanas.
Do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, a biodiversidade foi profundamente afectada, descreve Raimundo Quintal. "O melhor núcleo de vegetação de altitude foi literalmente arrasado", acrescenta o ambientalista referindo que uma pequena população desorveira (Sorbus maderensis) desapareceu. Desta espécie endémica apenas sobreviveu na natureza uma árvore na Bica da Cana, no planalto do Paul da Serra. Importantes áreas de Laurissilva na Fajã da Nogueira e na bacia hidrográfica da Ribeira Seca do Faial também estão a ser molestadas pelo fogo. "Uma enorme delapidação da biodiversidade e um monstruoso caos de blocos à espera das próximas chuvas para correr encosta abaixo, são marcas do perigoso deserto que agora ocupa uma grande parte da cordilheira central", alerta Quintal.
O fogo, impelido por rajadas de vento da ordem dos 100 quilómetros por hora, subiu velozmente, ao início da tarde de ontem, as vertentes da Ribeira do Cidrão, vindo do fundo do Curral das Freiras. Ao chegar ao Pico do Areeiro começou a descer e queimou tudo o que encontrou pelo caminho. A plantação dos Associação dos Amigos do Parque Ecológico não escapou à voracidade das chamas e muito do trabalho realizado nos últimos dez anos foi destruído em instantes, lamenta Quintal. O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Luís Neri, declarou que a situação dos incêndios esteve “mais calma" neste sábado, mas alertou para o facto de haver ainda focos activos.
Os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Ribeira Brava e de Santana, fustigados pelas chamas nos últimos três dias, apresentam ainda manchas de fogos florestais que estão, no entanto, numa combustão mais lenta e com menos fulgor. "Estão sob maior controlo e já não exigem meios que não sejam os da localidade", adiantou Luís Neri.
Alberto João Jardim diz que pirómanos devem ter "tratamento adequado" - O governo regional identificou alguns suspeitos pela deflagração de incêndios que estão a ocorrer nas serras da Madeira, garantiu o secretário regional do Ambiente, Manuel António Correia. As informações foram enviadas à Polícia Judiciária, adiantou o governante esperando que “todos os indícios sejam investigados até ao fim” e que haja “celeridade nos processos”. Manuel António garantiu que a Polícia Florestal, cuja primeira prioridade foi ajudar no combate ao fogo, recolheu indícios em vários locais e encaminhou toda a informação para a PJ. Em causa, recordou, está um crime punível com prisão, algo que não deve ser esquecido por quem teve responsabilidades nos incêndios.
Em declarações à RTP-Madeira, que está a cobrir “as férias do presidente”, Jardim disse não ter “dúvidas que os incêndios têm origem criminosa” com o objectivo de criar “na Madeira um clima de terrorismo florestal como no Continente”. O que é preciso, defende relativamente aos pirómanos, “é apanhar a canalha e dar-lhe um tratamento adequado”, pois “o Estado de direito instituído pela República não dá conta disto”. Aos jornalistas Jardim pediu contenção nas reportagens dos incêndios, “matéria que quanto mais explorada pela comunicação social mais desperta a atenção dos pirómanos”.
O presidente do governo regional não considerou necessário interromper as férias, a passar na ilha do Porto Santo até 31 de Agosto – período durante o qual apenas tenciona deslocar-se ao Funchal para participar na festa do Monte, no dia 15, e para discursar no Dia da Cidade, a 21 – para acompanhar a situação que, no seu entender, não exige a intervenção de meios exteriores.

Tolentino de Nóbrega

PÚBLICO
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu destacaria antes isto:

«O presidente do governo regional não considerou necessário interromper as férias, a passar na ilha do Porto Santo até 31 de Agosto»

Não que eu ache que seja necessário políticos andarem a passear no final das tragédias a mostrarem-se para as televisões. Nada disso, antes pelo contrário, falo mesmo de ontem, de gestão de crise, devem ter sido horas dramáticas, quem conhece a Madeira sabe que incêndios com vertentes daquelas e com vento tão intenso deve ter sido uma coisa terrível, assustadora e caótica, e nessas horas os (grandes) líderes tem que estar forçosamente presentes, mesmo que na prática nada possam mudar. E Porto Santo está mesmo ali ao lado, não estava propriamente a passar férias do outro lado do mundo.


Não consigo sequer imaginar aquelas deslumbrantes e únicas paisagens das serras da Madeira negras e a fumegar. Uma das visões mais lindas da natureza que se pode ter na vida é do cimo do Pico do Arieiro na Madeira ou do Pico nos Açores, com algumas nuvens baixas e o sol a nascer entre as nuvens e o imenso oceano azul. Espero que a natureza recupere rapidamente. Que ano de má memória para a Madeira. E é sobretudo frustrante quando dá ideia que tudo isto acontece precisamente no que parece ser o final deste padrão meteorológico de muito calor.

João Jardim acha-se sempre um ser acima dos seus congéneres do continente, pois então, agora tem uma excelente oportunidade de mostrar que é diferente, e não apenas garganta retórico-populista. Aguardo com curiosidade que politicas e planeamento vão ser postas em marcha nas áreas queimadas.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"(...) Se o fez pela estrada que dá acesso à Torre, por Seia, caso volte este Inverno para brincar na neve, vai encontrar tudo pintado de negro até à Lagoa Comprida. Isto se não for mesmo até à Torre, uma vez que o incêndio que está a consumir uma vasta área da zona norte do Parque Natural da Serra da Estrela, ainda está a arder."

asBeiras.pt

"(...) As estradas de acesso à Torre foram cortadas, no lado de Seia, e algumas aldeias viram o fogo aproximar-se perigosamente."

Correio da Manhã
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Três dias para dominar fogo na serra da Estrela
Parque Natural


Faltavam poucos minutos para as 18 horas de ontem quando a Autoridade Nacional de Protecção Civil deu como dominado o fogo que desde a madrugada de quarta-feira fustiga o Parque Natural da Serra da Estrela. Ontem, quase três centenas de bombeiros, apoiados por dois helicópteros, combateram as chamas em Aldeia da Serra, concelho de Seia. Durante a tarde, chegou mesmo a ser accionado um avião bombardeiro pesado espanhol. Foi o incêndio que mais meios mobilizou durante o dia de ontem.

De acordo com Armando Carvalho, coordenador do Parque Natural, o fogo tinha já consumido, até ontem, pelo menos 2500 hectares de floresta naquela zona protegida (a maioria corresponde a terrenos abandonados).

A curta distância, no concelho de Gouveia, mais de 100 bombeiros mantiveram a luta contra as chamas que lavram, sem controlo, há vários. "Todos estes incêndios têm obviamente mão humana", atirou, sem dúvidas, o governador civil da Guarda, Santinho Pacheco, citado pela Lusa.

"Na nossa região ainda há muitos incêndios que começam de forma negligente, mas não acredito que seja o caso destes", continuou o governador civil, referindo que a GNR e a PJ estão a investigar.

In JN online
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Incêndios florestais já destruíram 19.346 hectares


A base de dados nacional de incêndios florestais contabilizou entre Janeiro e Julho de 2010 um total de 8.753 ocorrências, que resultaram numa área ardida total de 19.346 hectares, entre povoamentos florestais (7.919 hectares) e matos (11.428 hectares). O relatório divulgado no dia 2 pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), aponta ainda o mês de Julho como aquele em que se registaram mais ignições e também reacendimentos.


Os incêndios florestais ocorridos em Portugal entre Janeiro e Julho deste ano destruíram 19.346 hectares, entre povoamentos florestais e matos (11428 hectares), tendo sido Julho o mês em que se registaram mais ocorrências. No período em análise registaram-se 8.753 ocorrências de fogo – 1.390 incêndios florestais e 7.363 fogachos - que resultaram na área ardida total de 19.346 hectares, segundo o relatório provisório divulgado pela da AFN, organismo do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
O mesmo documento refere que o maior número de ignições “ocorreu no mês de Julho com 5.308 ocorrências, um valor superior à média do decénio e que representa cerca de 61 por cento do total”. Julho foi ainda o mês com maior número de reacendimentos - 148 registos. “Mais de 50 por cento das ocorrências cuja causa foi investigada e apurada pela GNR, até agora, resultaram de negligência por uso do fogo (queimas, queimadas, fogueiras, cigarros, entre outras)”, divulga a AFN.

Números inferiores a 2009

Ainda de acordo com o relatório, a onda de calor que se fez sentir essencialmente na última semana de Julho “contribuiu para o acréscimo de área ardida registado, muito embora os valores se mantenham bem abaixo da média dos últimos anos”.
Apesar dos números de Julho, a AFN concluiu que houve memos ocorrências este ano. “Analisando o histórico, entre 2000 e 2010, do total de ocorrências e área ardida, até 31 de Julho, verifica-se que no presente ano os valores do número de ocorrências são inferiores aos registados nos anos anteriores, à excepção de 2007 e 2008”, lê-se no documento.
De acordo com o relatório, o número de ocorrências registado em 2010 representa 76 por cento da média do decénio (menos 2.779 ocorrências) e o total de área ardida, para o mesmo período, aproximadamente 40 por cento da média dos 10 anos anteriores (menos 29.638 hectares).

Distrito do Porto com mais incêndios

Na análise feita pelo país, o relatório aponta o distrito do Porto como aquele onde, até Julho, se registaram mais ocorrências. Ao todo, foram 2.372 incêndios, um número “fortemente influenciado pelo elevado número de fogachos registado nesse distrito (2.171), afectando áreas inferiores a 1 hectare”, refere.
Aveiro e Braga apresentaram igualmente um total de ocorrências elevado - respectivamente 1.225 e 1.048. Nestes dois distritos, o número de incêndios florestais foi “muito inferior ao de fogachos”. “Os distritos do Porto, Aveiro e Braga concentram 53 por cento do total de ocorrências registadas no período em análise”, revela o relatório, que aponta ainda o distrito de Aveiro como o que teve mais área ardida - 4.131 hectares -, seguido de Viana do Castelo com 3.132 hectares. Juntamente com Bragas, estes distritos “perfazem metade da área ardida contabilizada até à data”, revela o relatório. Foi ainda registado um aumento da área ardida em povoamentos.
Até 31 de Julho foram ainda contabilizados 22 grandes incêndios, dos quais 19 ocorreram entre 30 e 31 de Julho tendo sido responsáveis por 58 por cento do total da área ardida “nos primeiros sete meses do ano”. O maior ocorreu no dia 26 de Julho, na freguesia de Espiunca, concelho de Arouca (distrito de Aveiro) e resultou em 1.736 hectares de área ardida. A AFN considera grandes, os incêndios florestais que afectam uma área total igual ou superior a 100 hectares.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O próximo relatório quinzenal será bem mais grave!

Após a publicação dos dados referentes a Julho ocorreram os piores incêndios deste ano, tanto em termos extensão ardida, número de ocorrências, mortes e feridos por queimaduras graves!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Cheguei agora da Póvoa de Cervães, freguesia do concelho de Mangualde que faz fronteira com Gouveia, mesmo junto ao Rio Mondego. Soube na 6a feira à tarde pelo site da protecção civil que teria deflagrado um incêndio em Abrunhosa-a-Velha, aldeia vizinha que dista cerca de 4km e pela direcção e força do vento temi o pior...e tal como esperado concretizou-se...ardeu tudo, salvaram-se algumas árvores de fruto que tinham sido lavradas...mas o cenário é desolador...deixo algumas fotografias que mostram bem o negro que reveste a paisagem local...

Aqui podem ver as árvores que restaram...no meio de uma das minhas propriedades...
sam0305l.jpg


O incêndio dos vários dias na vizinha Cativelos, já do outro lado do rio...
sam0365k.jpg


O incêndio de Seia, aqui já algo enfraquecido...
sam0330z.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Eu destacaria antes isto:

«O presidente do governo regional não considerou necessário interromper as férias, a passar na ilha do Porto Santo até 31 de Agosto»

Não que eu ache que seja necessário políticos andarem a passear no final das tragédias a mostrarem-se para as televisões. Nada disso, antes pelo contrário, falo mesmo de ontem, de gestão de crise, devem ter sido horas dramáticas, quem conhece a Madeira sabe que incêndios com vertentes daquelas e com vento tão intenso deve ter sido uma coisa terrível, assustadora e caótica, e nessas horas os (grandes) líderes tem que estar forçosamente presentes, mesmo que na prática nada possam mudar. E Porto Santo está mesmo ali ao lado, não estava propriamente a passar férias do outro lado do mundo.

Não consigo sequer imaginar aquelas deslumbrantes e únicas paisagens das serras da Madeira negras e a fumegar. Uma das visões mais lindas da natureza que se pode ter na vida é do cimo do Pico do Arieiro na Madeira ou do Pico nos Açores, com algumas nuvens baixas e o sol a nascer entre as nuvens e o imenso oceano azul. Espero que a natureza recupere rapidamente. Que ano de má memória para a Madeira. E é sobretudo frustrante quando dá ideia que tudo isto acontece precisamente no que parece ser o final deste padrão meteorológico de muito calor.

João Jardim acha-se sempre um ser acima dos seus congéneres do continente, pois então, agora tem uma excelente oportunidade de mostrar que é diferente, e não apenas garganta retórico-populista. Aguardo com curiosidade que politicas e planeamento vão ser postas em marcha nas áreas queimadas.

??? Não há hipótese de explicar a todos essa tua pequenez de pensamento...

Número 1 o Dr. Alberto João Jardim de uma coisa podes ter a certeza, este homem ama a Madeira mais do que muita gente nascida neste arquipélago contudo uma das coisas que na Madeira preza-se é que cada um faça o seu trabalho da melhor forma possível. Se existe um responsável pelo Governo nomeado em exercício e existe secretários em exercício porque será que tem de ser o Dr. Alberto João Jardim a coordenar aquilo que os outros bem o podem fazer?

Aliás bem podem fazer que é a Protecção Civil que deve fazer o seu bom trabalho neste momento e não há dúvidas que com os meios que têm fez o seu melhor.
A direcção de Florestas com os guardas florestais, o exercito com soldados e PSP, GNR e PJ com a sua investigação criminal.

Sabes o contrário de "outros" serviços nacionais aqui normalmente não para serviços por alguém estar de férias, ou de folga, ou a dormir...

Bem não digo mais nada neste momento esta a chegar fumo a minha casa outra vez, bem ao centro do Funchal :(
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Fogos: declarado plano municipal de emergência em Castro Daire

Foi declarado o plano municipal de emergência em Castro Daire, distrito de Viseu, devido ao incêndio que lavra com várias frentes activas, a informação foi adiantada à TVI pelo presidente da Câmara municipal local, José Fernando Carneiro Pereira. Duas povoações estiveram em perigo devido às chamas.
O incêndio que lavra no concelho de Castro Daire com nove frentes activas chegou a ameaçar duas povoações. As crianças e idosos forma mesmo aconselhados a abandonar os locais por causa do fumo, informou fonte da autarquia local.
As povoações de Moita e Cela estiveram em risco, vivendo-se momentos muito complicados devido às mudanças de direcção do vento. O incêndio agravou-se depois de almoço, contando com oito a nove frentes activas, o que obrigou a que fosse decretado, perto das 15:00, Plano de Emergência Municipal. «Há pessoas e bens em risco. Aconselhamos as crianças e os idosos a abandonar estas povoações, por causa da imensa nuvem de fumo», dissera José Fernando Carneiro Pereira, dizendo suspeitar que este incêndio tenha tido mão criminosa. «O calor que estava não fazia deflagrar qualquer incêndio».
O fogo teve início às 17:51 de domingo, em Moledo, ficando as chamas dominadas às 23:57. No entanto, às 5:54 desta segunda-feira verificou-se o seu reacendimento, com uma frente activa. Duas horas depois já havia várias frentes activas.
No combate às chamas estão 207 bombeiros, apoiados por 61 veículos, três helicópteros bombardeiros pesados e três aviões bombardeiros pesados.

TVI 24
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Depois de tentarem por 3 ou 4 vezes sem frutos diga-se, hoje lá pegou, e em 3 lados ao mesmo tempo segundo testemunho da minha mãe .
Começando no concelho vizinho de Penacova rapidamente invadiu o concelho de Poiares, a olho nu penso que arderam mais de 500 HA á vontade.
Valeu a rapida intervenção de muitas dezenas de bombeiros, os meios aéreos e felizmente não haver vento porque se não não sei onde é que ele parava.

Para já está dominado, agora vai ser uma é uma longa noite a fazer o rescaldo, porque se não amanhã é um perigo.

Joao