Seguimento - Incêndios 2012

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Segundo os vossos relatos, vendo as fotos, vendo os dados das estacoes meteo. ...no algarve ou na madeira resta proteger pessoas e bens, descansar homens e meios e aguardar. ..o fogo e mesmo assim e agora nada ha a fazer. ....n adianta insistir
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Aqui, está péssimo, na minha vista para norte é o pior cenário mesmo ontem nunca vi. Impressionante, o fumo é negro e espesso. Todo o céu está tomado pelo fumo e desde do meu último post as coisas pioraram e muiro.

O Canadier vem abastecer à Ria Formosa, quase em frente à Ilha da Armona.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui de Silves, a vista a Este é assim:

dsc0057cpia.jpg


Vê-se bem a coluna de fumo do incêndio em Tavira!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Já há Canadairs ai ? Vieram de Espanha ?

Desde das 14 horas que está a operar um Canadier que veio da Espanha.

Encontrei, mais ou menos pelas 18h35m na zona de Marim na 125, e ele ia em direcção à ria.

No caminho de vinda para Olhão encontrei um camião cisterna dos Bombeiros de Olhão.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Essa imagem de silves mostra bem um pirocumulus k o incendio criou. ..la esta, comportamento extremo,fora da capacidade de extincao. ..tactica:nao ha, é proteger e mt importante auto proteccao
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esse é o do Monte Francisco e aparentemente aproximando-se das casas cedeu e já está dominado conforme aparece agora na página da Protecção Civil. Em Odeleite é que é pior, muitos barrancos...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Canadair Espanhol já se encontra no TO desde as 14.05h e também um heli da FAP

Ok, escapou-me então o pedido de cooperação.
Desde há 2 ou 3 anos que não temos em Portugal meios realmente "pesados" como os Canadair ou Beriev.

Não que eu defenda que os deveríamos ter, antes pelo contrário, os custos são brutais, mas se calhar deveria haver uma espécie de esquadra mediterrânica, raramente os incêndios afectam os países do sul da Europa simultaneamente, e entre 4 ou 5 países, seria mais fácil, julgo eu, de manter uma unidade dessas, que pudessem até socorrer a Madeira ou as Canárias.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Aqui, ficam algumas fotos vistas a partir de Olhão.

13416773_BfSyF.jpeg


13416771_q1zFV.jpeg


13416772_1L5CZ.jpeg
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Os dois helicópteros que estavam destacados para o incêndio de Viseu já desmobilizaram, pois acabaram de passar em direcção do aeródromo de Viseu.

Espero que a temperatura baixe o suficiente para que a situação fique controlada esta noite.