Seguimento - Incêndios 2013

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Aqui por Lamego, vêem-se fumos e incêndios dos concelhos vizinhos.
Nas serras à volta do concelho de Lamego todo o dia foi com fumos e cinzas.
O distrito de Viseu pelo que sei e diz na internet, é o que mais incêndios tem neste momento.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
durante a tarde passaram 2 avionetas aqui por cima para o incendio de ponte de sor e há pouco tempo já passaram de volta para cá, já se encontra dominado o incendio de Ponte de Sor que foi preciso cerca de 200 operacionais
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Aviões franceses chegam amanhã para ajudar no combate às chamas

Há 10 anos que Portugal pede ajuda internacional, a maioria das vezes espanhola.

Mais cedo do que o previsto, os dois aviões franceses "Canadair" que vão ajudar no combate às chamas chegam esta quinta-feira a Portugal. A operação vai prolongar-se por seis dias, com os dois aparelhos a ficarem baseados em Monte Real (Leiria).

Já os "Canadair" espanhóis, que começaram a actuar esta quarta-feira, estão a combater um fogo que lavra na Serra do Caramulo, depois de terem estado em Góis durante a manhã.

A ajuda internacional não é novidade nas épocas de incêndio. Desde 2003 que não há ano em que Portugal não a receba, ao abrigo de acordos bilaterais ou através do mecanismo comunitário de protecção civil.

Somando largas centenas de horas de voo e descargas de água efectuadas, já actuaram em Portugal aviões alemães, italianos, marroquinos, holandeses, franceses, gregos, mas sobretudo espanhóis.

Na última década não houve ano em que os aparelhos espanhóis não tenham cruzado a fronteira, numa média que ronda as 40 situações por ano.

Fonte: Renascença

Quantas vezes terá ajudado Portugal a combater incêndios nos outros países da UE? Ainda bem que temos a UE para ajudar-nos senão a catástrofe dos incêndios era muito maior.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Porque é que o governo não faz alguma coisa (não a curto prazo, ou seja quando já está "tudo a arder" e mandam vir canadairs) para que a situação dos incêndios se diminua no verão? Será que não há leis ou coimas (para os incendiarios apanhados) que possam sofrer alteração para amenizar a situação?:dry:
Pergunto isto porque a situação em termos de área ardida é abismal na maioria dos anos e + de 95% é fogo posto... :disgust:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Quantas vezes terá ajudado Portugal a combater incêndios nos outros países da UE? Ainda bem que temos a UE para ajudar-nos senão a catástrofe dos incêndios era muito maior.

Quando tiver tempo e em msg privada irei te dizer quantas vezes ajudamos países da UE e fora do União Europeia. E não foram assim tão poucas.

Vai aqui um exemplo que não foi apoio aéreo mas sim terrestre. Claro que já sei que vai haver criticas, mas quem sentiu de perto o agradecimento da população local vale mais do que tudo. E somos classificados maus bombeiros....
A ajuda que demos em Marrocos acabou de forma trágica, para quem não se lembra.

Relativamente ao apoio aéreo digo-te em mensagem privada se quiseres.


http://www.google.pt/?gws_rd=cr#fp=4412278ec0ec3341&q=bombeiros+portugueses+ajudam+galiza

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=457689
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
O incêncio da zona da Serra do Caramulo, bem fumegante e mostra bem que o vento é de O

7s0.gif
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Porque é que o governo não faz alguma coisa (não a curto prazo, ou seja quando já está "tudo a arder" e mandam vir canadairs) para que a situação dos incêndios se diminua no verão? Será que não há leis ou coimas (para os incendiarios apanhados) que possam sofrer alteração para amenizar a situação?:dry:
Pergunto isto porque a situação em termos de área ardida é abismal na maioria dos anos e + de 95% é fogo posto... :disgust:

estas totalmente enganado...90 % é negligencia e 9% intencional...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Quantas vezes terá ajudado Portugal a combater incêndios nos outros países da UE? Ainda bem que temos a UE para ajudar-nos senão a catástrofe dos incêndios era muito maior.

Acho que Portugal, no máximo apenas podera "sonhar" em ter 2 Canadairs...mais é utopia...não ha dinheiro pura e simplesmente! E para ter esses 2 teria que optar e cortar em outras coisas do dispositivo: menos hl, menos equipas de BB...não é facil é preciso termos consciencia disso...
repara que o proprio dispositivo reflete as opções dos ultimos anos: aposta ENORME no ataque inicial (seja com helis ligeiros, seja com varias equipas de ataque inicial, helitransportadas ou não) e deixa que te diga que ha um elevado grau de sucesso...o pior são aqueles 10% de ocorrencias que escapam a este ataque inicial...passamos ao ataque ampliado e aí surgem os problemas! seja por falta de conhecimentos de comportamento do fogo, seja por falta de preparação fisica e emocional dos operacionais, seja por problemas de coordenação de centenas de Homens...
depois surgem os habituais bodes expiatorios: a floresta desordenada/falta de prevenção, falta de meios, mudanças de vento repentinas...tudo isto e muito mais!
Soluções milagrosas não ha, mas ha passos que terão necessariamente que ser dados!
A formação dada na ENB tera que incluir novas tematicas...desculpem novamente o que vou dizer, mas não se admite que combatentes de IF's não tenham formação sobre o CPS, Protocolo LACES, Meteorologia...
Ja participei em formações aos Bombeiros, dadas por Canarinhos (são profissionais) e é larmante a falta de formação sobre comportamento basico do fogo...não estou a lançar criticas infundadas ou por detestar Bombeiros, não...ate porque lhes devemos muito!
è pá, mas "passo me" quando sei que os Bombeiros não manifestam interesse em fazer fogos controlados no inverno com os técnicos...e dizem que "esse" fogo é facil e fogo a serio é no verão...desculpem lá, mas isso é desconhecimento puro do comportamento basico do fogo...
Leio depois aqui que a culpa é das chefias dos Bombeiros e da ANPC etc...mas esses elementos de comando saem dos Bombeiros!
Pelo que percebi os colegas Bonelli e Vargas são Bombeiros...pergunto quantas vezes foram fazer fogo controlado com técnicos (ex o Vivas de Braga ou o Giestas de Leiria)...a culpa é deles, NÃO, mas a culpa é de quem os comanda, mas que ja passou por onde eles estão!
Desculpem, mas acho que devem ser osBombeiros novos que devem exigir aos seus elementos de comando mais. devem ter brio na farda, devem vestir EPI completo, devem dizer a população para não ter pena deles, mas respeito e exigência!
Ouvram o Comandante dos B.V. Samora Correia ontem (o Gilmet teve a gentileza de colocar o video)? Simplesmente fantastico, fez ver a maior arte dos Comandantes da ANPC...
respeito todo o trabalho de quem anda nisto, a serio que sim...tanto que quando estive/estou em TO's não mando absolutamente nada...quem manda são os Comandantes e vão continuar a ser...se me quiserem ouvir óptimo, senão "na boa na mesma":thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Situação cáotica na serra do Caramulo, existem neste momento 3 incêndios, é trágico ver a serra neste estado. De minha casa consigo só ver o de Silvares, e parte do de Alcofra. Penso que não estão próximas grandes melhorias, mas oxalá que sim.

Incêndio em Silvares ao cair da noite:



Situação atual de Silvares (continua expansão do flanco esquerdo da frente de fogo, com muito fumo)

 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Situação cáotica na serra do Caramulo, existem neste momento 3 incêndios, é trágico ver a serra neste estado. De minha casa consigo só ver o de Silvares, e parte do de Alcofra. Penso que não estão próximas grandes melhorias, mas oxalá que sim.

Incêndio em Silvares ao cair da noite:



Situação atual de Silvares (em continua expansão para o flanco esquerdo da frente, com muito fumo)

Este incendio provavelmente sera dominado esta noite...provavelmente, mas...ainda manda bons saltos...e o flanco direito sera o prioritario...
o motor do incendio esta a falhar, o vento, e o aumento da HR não perdoa...
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
A formação dada na ENB tera que incluir novas tematicas...desculpem novamente o que vou dizer, mas não se admite que combatentes de IF's não tenham formação sobre o CPS, Protocolo LACES, Meteorologia...
Ja participei em formações aos Bombeiros, dadas por Canarinhos (são profissionais) e é larmante a falta de formação sobre comportamento basico do fogo...não estou a lançar criticas infundadas ou por detestar Bombeiros, não...ate porque lhes devemos muito!
è pá, mas "passo me" quando sei que os Bombeiros não manifestam interesse em fazer fogos controlados no inverno com os técnicos...e dizem que "esse" fogo é facil e fogo a serio é no verão...desculpem lá, mas isso é desconhecimento puro do comportamento basico do fogo...
Leio depois aqui que a culpa é das chefias dos Bombeiros e da ANPC etc...mas esses elementos de comando saem dos Bombeiros!

Bem o que tenho a dizer quanto ao fogo controlado tenho uma opinião diferente e concordo ktg ao mesmo tempo sabes, isso do fogo controlado tem muito que se lhe diga e depende do termo em que falas...
Se falas no exemplo dos contra-fogos, deve de ser feito só pelos gauf e vou esplicar o porque, sabes quantas vezes estive o cu apertado e meio escaldado porque um comandante se lembrou de fazer um contra-fogo num determinado local e nem liga se lá estão meios ou não, quantas vezes nem informam o posto de comando do que fazem? Dai a pensar que os elementos da gauf quando vao fazer um contra-fogo tem meios com eles, informam posto de comando e informam o comandante de sector e faz.se com segurança nao se metem viaturas nem homens em risco.
Se falas em formaçao a nivel de ver a reaçao do incendio, analisar o terreno, condições climatericas e debater a melhor forma, mais rapida e mais segura de extinguir um incendio ai sou 100% a teu favor e todos deviamos de ter formaçao, na formaçao que a ENB fornece pelo menos de chefe de equipa de combate a incendios falas na meteriologia mas de forma bastante suave.
So tenho mais uma coisa a acrescentar muitos comandantes, nao falo de todos atençao e que isto fique bem claro estão a anos luz do que são os IF actualemente, estão agarrados ao passado e quem sou eu ou outros camaradas para lhe dizer isso?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bem o que tenho a dizer quanto ao fogo controlado tenho uma opinião diferente e concordo ktg ao mesmo tempo sabes, isso do fogo controlado tem muito que se lhe diga e depende do termo em que falas...
Se falas no exemplo dos contra-fogos, deve de ser feito só pelos gauf e vou esplicar o porque, sabes quantas vezes estive o cu apertado e meio escaldado porque um comandante se lembrou de fazer um contra-fogo num determinado local e nem liga se lá estão meios ou não, quantas vezes nem informam o posto de comando do que fazem? Dai a pensar que os elementos da gauf quando vao fazer um contra-fogo tem meios com eles, informam posto de comando e informam o comandante de sector e faz.se com segurança nao se metem viaturas nem homens em risco.
Se falas em formaçao a nivel de ver a reaçao do incendio, analisar o terreno, condições climatericas e debater a melhor forma, mais rapida e mais segura de extinguir um incendio ai sou 100% a teu favor e todos deviamos de ter formaçao, na formaçao que a ENB fornece pelo menos de chefe de equipa de combate a incendios falas na meteriologia mas de forma bastante suave.
So tenho mais uma coisa a acrescentar muitos comandantes, nao falo de todos atençao e que isto fique bem claro estão a anos luz do que são os IF actualemente, estão agarrados ao passado e quem sou eu ou outros camaradas para lhe dizer isso?

Mas tem que ser por voçês pá...sabes, um erro cometido muitas vezes passa a ser correcto e é isso que acontece quando comandantes da velha guarda dizem que ja fazem isto ha muitos anos...e é verdade, mas se calhar fizeram no sempre mal...
o fogo controlado é a base para o fogo de supressão...sabes que para seres GAUF tens que ter, por esta ordem: licenciatura em ciencias agrarias, curso de fogo contolado (são 119 horas de formação), experiencia pelo menos de 200 horas de fogos controlados como responsavel de queima, mais curso de analise de incendios e fogo de supressão (49 horas), participação em pelo menos 10 incendios como analista ou operacional e relatorios de 5 destes incendios...é dos percursos mais exigentes em Portugal...mais que em Espanha...ha! e estes cursos (de fogo controlado e de fogo de supressão) tem que ser reconhecidos pelo ICNF!
Mas se falares disto ao teu comandante ele diz que são uns meninos de uns engenheiros que tem a mania que percebem de fogo mas não percebem nada!
Achas que nunca assisti a manobras manhosas, ou tentativas, em TO's??? e que fizeram um incendio medio ser GRANDE???achas que isto passa para a comunicação social ou para o pulico?! sabes tu e sei eu que não, porque esses erros são camuflados e nunca se sabem! É pá, sei de um caso ha uns anitos na zona de Viseu, que arderam centenas de ha a mais porque um senhor comandante achou que devia fazer para lá uma coisa que nem sei explicar! so essa manobra criou um pirocumulus!!!!!Resultado...foi promovido de adj. de comando a comandante! Mas no meio é um heroi!!!!
Ja não tenho paciencia para estas tretas e depois queixam se de não ter meios, de arder muito...acho que tens bons exemplos no país...não muitos, mas a ti e outros como tu podera estar a chave da mudança e deixar de ser tudo culpa do fogo...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
as vcocs e os vpcc na maior parte dos casos estão apenas a ser terminais de meios para os comandantes dizerem nos telejornais...no maximo fazem aquilo que a ENB da no curso de chefe de equipa de combate a IF's...o cone de propagação!seja fogo topografico de vento ou de combustivel...acham que isto é exigencia e profissionalismo?!!!!!
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Concordo plenamente ktg, agora sim nos entendemos, mas sabes bem que os comandantes são casmurros e só eles sabem isto porque são comandantes, isto no alentejo sao queimadas comparado com incendios ai no norte, precisamos de muita formaçao, ainda mais do que temos, mas existe outro problema financiento, os cb's estao mortos, nem para pagar ordenados quanto mais para mandar malta para a ENB, axo que deviam de ponderar outro metodo nao estou a ver bem qual mas tem que pensar noutro