Seguimento - Incêndios 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 25 Abr 2013 às 11:32.

1. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar

Caro AJB como lhe disse anteriormente já entendi o seu ponto de vista sobre questões relacionadas com combate a fogos florestais por isso com todo o respeito fico-me aqui....diga o que quiser e o que entender afinal isto é um fórum.

Fala-se muito de bombeiros e de comandos!!! A mim os comandos passam-me ao lado mas também lhe digo que os comandos não são todos iguais.
    E para terminar e simplificar as coisas, olho para os bombeiros no topo de uma pirâmide e se a base simplesmente não funciona não peçam aos bombeiros NA MAIORIA DAS VEZES QUE FAÇAM O IMPOSSIVEL!!!
    É tão fácil falar

Não somos perfeitos mas merecemos mais respeito.

2. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Finalmente há algo a apoiar a luta dos bombeiros, está-se a formar nevoeiro, que irá enfraquecer os incêndios e pelo menos por aqui o vento parou, na serra talvez não. O incêndio de Silvares está mais ativo no seu flanco esquerdo onde são visíveis alguma labaredas, de resto vê-se essencialmente fumo, mas que deve estar a esconder o fogo. Se tudo continuar assim este incêndio deverá ser extinto ainda esta madrugada, início da manhã. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. supercell

supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Mai 2012
    Local:
    Aveiro
    Como é possível 90% negligência?

Veja esta notícia que diz serem 40% por negligência, 90% é muito descabido... :eek:

Cerca de 40 por cento dos 14 661 fogos registados a nível nacional este ano foi provocado por falta de cuidado com "queimas, queimadas, fogueiras e cigarros", segundo a ANF.

4. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    eu acredito, eu vejo a população mais velha fazer fogueiras e queimadas e se são avisadas como já vi ficam ofendidas . e parte dos criminosos e de pastores em especial nas serras

5. kelinha

kelinha
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jan 2009
    Local:
    London, UK | Pombal, PT
    Oh, sei o que isso é. O meu avô era um desses casmurros, que fazia queimadas no quintal a qualquer altura do ano, e quando o avisávamos era o fim do mundo, porque ele sabia tão bem o que estava a fazer!

Sabes como acabou? No ano passado foi apanhado pela GNR e teve de ir ao posto ser identificado. Limpinho! Ficámos todos satisfeitos! Menos ele, que pagou a multa, mas pelo menos este ano em março já andava a perguntar até quando é que podia fazer queimadas!

6. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    E já lá vai mais de um dia de incêndio, não se vêem melhoria significativas. Não consigo ver a força do incêndio de Silvares, uma vez que o vento está a empurrar o fumo para a minha direção. Anseio voltar a ver a serra sem perigos. E vai ser triste ver tudo preto, um dia destes a serra do Caramulo, acaba como a da Serra da Estrela, com muitas zonas queimadas. Curiosamente o incêndio de Alcofra, está abandonado à bicharada, sem um único meio aéreo.:(:sad:

7. ferreirinha47

ferreirinha47
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Jan 2009
    Local:
    figueiras 179m / Leiria
    Caro colega AJB, fui operacional nos bombeiros durante 25 anos, já não sou, concordo com 90% do que escreves, menos a questão ligada ao fogo controlado e explico porquê, o fogo controlado resultaria se os membros das Eguaf's estivessem em consonância com os comandantes de operações o que em 80% dos casos não acontece , agem por si e per si, ainda ontem em Trancoso (se não estou em erro), a coisa deu para o muito torto com o fogo controlado, já me aconteceu ter estado num fogo no caso num dos flancos e olhar para trás e ver o tal fogo controlado a ser acionado sem conhecimento de ninguém, já vi elementos das EGUAF sozinhos no TO, concluindo tudo o que é formação é bem vinda e quanto mais melhor , mas para e só para mim o problema neste momento esta na coordenação, como dizes o ataque inicial foi reforçado e esta a dar alguns resultados, mas no ampliado a coisa esta muito preta, começo a ver muita gente a trabalhar por si e com a tal abnegação de mostrar resultados o que leva a que se comentam erros que por vezes são fatais. OS operacionais no terreno , são os que mais sofrem, são os que dao a cara pelos erros de coordenação não se esqueça , há e outra coisa quanto aos meios de comunicação social, normalmente estão onde não há operacionais pois isso é que é noticia e faz prime time,

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A guerra de números é sempre inclonclusiva... Mas tanta revolta por 90% ser negligência quando ontem sem nenhum critério afirmavas que mais de 95% era fogo posto...

Onde esta o estudo que diz que mais de 95% são fogo posto? (ás vezes afirmam-se coisas sem realmente saber o que se diz...)

Agora bastarão 10.... diria até 5% de fogos postos intencionais para isso já ser uma calamidade. A questão não é somente como os fogos surgem. A resposta está em como se previnem e como se combatem. E sim, é mais ou menos unânme que a maioria dos fogos são provocados por negligência.

9. ferreirinha47

ferreirinha47
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Jan 2009
    Local:
    figueiras 179m / Leiria
  10. kelinha

kelinha
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jan 2009
    Local:
    London, UK | Pombal, PT
  11. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Pico de temperatura às 6.00h na minha estação devido à passagem de um incêncio a cerca de 100 metros. Um pequeno susto e uma noite em branco, valeu os terrenos limpos à volta da casa...

12. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Vão chovendo fonas, e o cheiro a queimado juntamente com o fumo é terrível. A extensa nuvem de fumo que cobre a vertente sotavento da serra do Caramulo dificulta a ação dos meios aéreos. :sad:

13. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Bombeira morre em incêndio no Caramulo

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/in...383230&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Que tristeza, possivelmente conheco-a de vista. :(

14. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    Infelizmente ha a registar mais um Bombeiro morto, neste caso Bombeira...nada do que vou escrever se refere a este infeliz caso!
    Caro Bonelli, repeito-vos muito não duvides e é tambem a esse respeito que me leva a tentar mudar algo...
    Quanto as causas, se não são 90% são 89% de causas ligadas a negligencia, não duvidem...claro que ha mao criminosa, mas é uma "reduzida" %...
    o relatorio do ICNF refere se as causas investigadas, são uma minoria, a grande maioria não é investigada...o SEPNA precisava de mais gente e com mais formação em causas de incendios...
    Esclarecendo dois pontos:
    o fogo controlado não se aplica aos incendios atenção...nos incendios é o fogo de supressão! Dentro deste ha o contrafogo e o fogo tactico! Agora, nem pensar em alguem tentar perceber de fogo de supressão em ter bem alicerçado o fogo controlado...este é a base!
    A segunda questão é que parece que no Caramulo houve manobras de fogo de supressão que não correram muito bem...ouvi falar disso, mas não sei!
    O que é certo é que este modelo GAUF não funciona...juntar numa equipa GAUF tres pessoas que nunca se viram:shocking:
    Não ha interação, não ha confiança, etc...isto porque ate 2009 o gAUF era constituido por 3 elementos que trabalhavam durante o inverno juntos, nos fogos controlados...agora contrata se um tecnico e "metem-lhe" dois canarinhos sem formação em Fog:shocking:o e analise...
    esta gente que decide não sabe e pensa que se podem fazer ovos sem omoletes...:(

15. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    Os fogos no Norte do país:

Partilhar esta Página