Incêndio complicado em Coutada (Covilhã), imagens de satélite, até se vê a formação de pirocumulus.
![]()
, agora façam as contas e vejam quantos Kms serão em linha recta. Deviam ser por volta de umas 18.00 +-.Incêndio complicado em Coutada (Covilhã), imagens de satélite, até se vê a formação de pirocumulus.
![]()

Madeira: Incêndio junto a casas no Funchal
Um incêndio de grandes proporções na freguesia do Monte, concelho do Funchal, lavra desde as 02h15 desta sexta-feira, numa área que abrange mato e zonas urbanizadas.
De acordo com uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil citada pela agência Lusa, este incêndio, que tem duas frentes, é "o único que está ativo [na ilha] sem estar circunscrito", estando a ser combatido por 50 bombeiros, apoiados por 16 viaturas.
Apesar de "haver habitações por perto, neste momento [pelas 08h10] não há casas em perigo", referiu a mesma fonte, que admitiu, no entanto, "uma preocupação grande com as habitações, porque está um dia quente e com algum vento".
Segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, "a situação mais grave foi na zona dos Lombos, no caminho dos Marcos, devido à propagação, com grande intensidade, do fogo", também originada "pelas péssimas condições climatéricas, vento e temperatura alta".
"Esta situação fez que se propagasse muito rapidamente durante a noite", adiantou o comandante dos Municipais do Funchal.
Neste momento, os bombeiros estão na zona dos Tornos, caminho dos Marcos e Fundoa.
"Até ao momento conseguimos salvaguardar vidas humanas e bens materiais e, neste âmbito não há qualquer situação a registar", disse, acrescentando que se "está a trabalhar a contrarrelógio para controlar o fogo ainda de manhã".
Nelson Bettencourt explicou que "as emergências médicas estão garantidas através da Cruz Vermelha Portuguesa e os Voluntários Madeirenses estão a assegurar qualquer eventualidade que surja na cidade do Funchal".
Fonte: CM

O tempo quente que se faz sentir na Madeira, já começou a fazer das suas.![]()

Incêndios lavram desde as 02h30 desta sexta-feira
Ativado Plano de Emergência no Funchal
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Funchal foi ativado às 18h00 na sequência dos incêndios que lavram desde as 02h30 desta sexta-feira no concelho, informa a câmara.
"Considerando o evoluir dos incêndios que estão a ocorrer no município do Funchal, a Comissão Municipal de Proteção Civil deliberou ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, hoje, dia 16 de Agosto, pelas 18h00", refere a autarquia, que convocou uma conferência de imprensa para as 19h30.
O incêndio começou às 02h30, na freguesia do Monte, e destruiu alguns anexos e palheiros, além de mato e área florestal, tendo-se agravado ao início da tarde, passando para as zonas altas da freguesia de São Roque.
As chamas chegaram ao Parque Ecológico do Funchal, onde em agosto de 2010, um incêndio destruiu 95% dos seus 1.012 hectares.
Oito pessoas foram transportadas para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, mas sem ferimentos graves.
A combater o fogo estão cerca de 70 elementos das corporações dos Municipais do Funchal, Voluntários Madeirenses, Voluntários de Câmara de Lobos e, ainda, as corporações de Machico, Santa Cruz e Ribeira Brava, além da Polícia Florestal.
Fonte: CM