Stinger
Nimbostratus
o incêndio em aguiar de sousa bem visivel do alto da Serra Gondomar . Com este vento e muito complicado . Bem visivel o enorme manto de fumo para o interior
Eu disse que revejo semelhanças no modo de vida em Vizela, Felgueiras e mais para sul até Maia e zonas limítrofes com as serras mais interiores.
Nunca disse que o estado em que está a documentação burocrática dos montes é o mesmo. Obviamente, ao falar da "minha zona", tanto pode ser concelho, distrito, província como freguesia. Depende do contexto.
Só mais uma coisa...
Tu afirmas que DISCORDAS de que os terrenos silvestres devam ser limpos apenas porque não está na lei????
Isso não pode fazer sentido. A Lei não é perfeita.
Para mim, ALGUNS terrenos, em zonas mais acessíveis (porque é impossível limpar tudo) e de maior perigo para as populações deveriam ser limpas.
Se tiverem dono referenciado tem de ser eles a limpar. Se não tiverem dono o estado deveria intervir o mais que possa, dentro das possibilidades, nas zonas que os bombeiros referenciassem como problemáticas.
Só mais uma coisa... Falas que os montes não tem donos mas, tanto eu como tu sabemos que todos os X anos lá vão os madeireiros buscar a lenha.
A quem é que eles a pagam? Ou é de borla? Se o dono for privado que pague ele. Se o dono for o estado então o estado que intervenha.
E para não fazer confusão estou a falar de florestas comerciais e não nas áreas verdadeiramente naturais onde, tal como dizes, não se pode andar a cortar vegetação nativa.
Morreu bombeiro do Estoril ferido no Caramulo
O bombeiro Bernardo Figueiredo, de 23 anos, ferido durante o incêndio na Serra do Caramulo na passada quinta-feira, morreu na última madrugada.
O comandante dos Bombeiros Voluntários do Estoril, Carlos Coelho, disse à Lusa que Bernardo Figueiredo não resistiu aos ferimentos e que morreu perto da 1h00 desta terça-feira. Bernardo Figueiredo tinha 23 anos e pertencia aos bombeiros voluntários há cerca de cinco anos, acrescentou ainda Carlos Coelho.
O comandante garantiu, contudo, que o bombeiro tinha uma formação “muito acima da média” no combate a incêndios florestais.
“Era uma pessoa que estava preparada em termos de formação, fisicamente [estava] extremamente apto. Uma pessoa com um nível operacional muito acima da média”, afirmou Carlos Coelho.
O comandante referiu que Bernardo Figueiredo, que estava no corpo de bombeiros dos Voluntários do Estoril há cinco anos, “fez o seu percurso como recruta na escola para bombeiro de 3.ª”. “Após isso fez uma formação diferenciada, nomeadamente de grupos de 1.ª intervenção de combate a incêndios florestais”, disse.
O corpo está no hospital de São João, no Porto, para onde foi transferido depois de ter ficado ferido na quinta-feira no fogo na Serra do Caramulo. Bernardo Figueiredo estava no mesmo grupo de Rita Pereira, a bombeira de Alcabideche que também morreu no combate ao incêndio.
E o Porto também... já ontem assim foi praticamente todo o dia.