Cabeço Rainha não é aí mas a sul de Oleiros, altitude 1084 m. Essa crista que está a arder é chamada de Serra Vermelha, culmina a pouco mais de 940m. Às 00:40, quase 500 operacionais
Foto retirada do Faceboock, com o ponto deste incêndio à 01h00. Para quem conhece aquela zona, sabe o quanto difícil é andar por ali, naquelas estradas! Sobe e desce constante! Impossível fazer melhor naquelas condições de terreno e meteorológicas! Créditos de: Lucas Emanuel. Além de que, andam a divertir-se à custa do sofrimento de outros! Vários alertas de novos incêndios no distrito de Oleiros e mais dois nos distritos vizinhos! Sertã (este esteva na página do 112, mas depois saiu, ver se aparece na actualização de incêndios daqui a 20 minutos), e Pedrogão Grande.
Uma catástrofe, a dispersão da frente por tantos focos faz temer pelos pequenos lugares com habitações na zona. Pela imagem não distingo bem se toda a nuvem por cima é só fumo ou se há mesmo nuvens de condensação sobre as montanhas, nota-se a iluminação por cima pelo luar e até se vêem algumas estrelas. Não é possível saber de que ângulo foi obtida? À direita em baixo será Álvaro?
Isto é 2003 e 2005 outra vez. Não queria nada que a região fosse afetada. Acreditem que, como o StormRic afirmou, é das maiores áreas de pinhal. Sem dúvida uma catástrofe.
Lamentavel!! No domingo houve pelo menos 2 nos arredores de Proença-a-Nova; um deles iniciou-se já éra noite, veleu os bombeiros andarem perto (no rescaldo do outro)! Eles andam aí... Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
Situação às 3:45 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=784775 http://www.tvi.iol.pt/videos/55bffc360cf274bb130057c0 http://www.sapo.pt/noticias/sobe-para-501-numero-de-operacionais-no_55c02eeb49bf7cab166a6acf
Este era o vale por onde o fogo já terá passado, Corujeira, e Longra em segundo plano, do lado esquerdo, Álvaro ao fundo, Pandos na encosta do lado direito, vista desde a N350, a cerca de 840 m de altitude, 100 m abaixo das eólicas da Serra Vermelha. O PCO situa-se a menos de 2 Km em linha recta, 3 Km por estrada, para a direita da imagem, perto da Cruz do Casal Novo. Oleiros fica na direcção oposta desta tomada de vista. O fumo levado para SE vê-se no radar a sul de Oleiros e um pouco sobre esta zona. Os ecos podem não ser significativos pois concentra-se a baixa altitude. Os tons de verde em baixo e do lado esquerdo são ruído. Está já em toda a encosta para sul, perto de Oleiros: Estado inalterado às 4:45
É verdade... A área é enorme...deve passar seguramente os 2000ha... Como vão estar as condições hoje para lá? Continuação de ventos fortes?
A video showing the scale of the forest fire and a successful helicopter crew fly over and extinguishing a forefront of the fire: It will be important to know how this fire was ignited.
Boas.. Ontem estava eu por Pedrogão Grande e consegui ver a coluna de fumo que despertou a atenção... passado pouco tempo reparei que andavam dois meios aéreos a abastecer muito perto de mim, na barragem do Cabril.. Mais logo já partilho as fotos que tirei..
Nessa zona é sempre assim, mal há um foco arde tudo o resto e é difícil parar. A região e arredores têm as maiores áreas ardidas em Portugal. Esta é mais uma. Mas 601 operacionais quer dizer que foi muito grave.