Seguimento Incêndios - 2015

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Daqui avistou uma grande nuvem dispersa pelo ar, do incêndio de Ourém, já conta com 159 operacionais, 42 veículos e 7 meios aéreos.
Arde actualmente em Povoamento florestal, segundo a Prot.Civil.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Estou em Fátima, Ourém, e o incêndio assumiu grandes proporções em apenas meia hora (15:10). A coluna de fumo inclinada alargou bastante e há uma faixa de fumo preto pelo horizonte (15:40). Produziu muito fumo. Depois começou a sair fumo branco-acinzentado da parte esquerda (15:50), e deixou de pogredir para o lado esquerdo (direcção de Caxarias e Olival). No entanto, não tenho noção da verdadeira dimensão do incêndio, pois com o fumo muito negro, ocluiu a visibilidade da parte direita. 16:15 estava mais pequeno, fumo branco, mas muito escuro da parte direita, sem se ver coluna. 16:45 começõu novamente a reactivar no lado esquerdo, com fumo negro. 17:30 está fumo muito negro e maior. A situação deve ter-se agravado. Qualquer coisa perguntem. Tenho completa visibilidade daqui. Talvez tenha mudado de direcção para o sentido contrário.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,296
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Reactivação forte... Reforço de meios em curso... IF Oleiros

Essa informação é segura? Onde é que pode ser confirmada? No histórico de ontem o incêndio está dado como em curso. Continuo sem perceber se o histórico de um dia anterior é actualizado nos dias seguintes ou se fica com o estado em que estava à meia-noite. Alguém consegue esclarecer isto? Nas ocorrências significativas em curso nada aparece.

HOJE às 13:37

O incêndio que lavrou entre o início da tarde de segunda-feira e hoje de manhã no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, consumiu entre 500 e 700 hectares de floresta e mato, estima a Câmara Municipal.

O presidente da autarquia, Fernando Marques Jorge, disse à Lusa que "arderam alguns palheiros, uma casa abandonada e morreu algum gado caprino” e indicou que “a Câmara vai, dentro do possível, ajudar” as pessoas afetadas.

"A celeridade dos bombeiros, muito bem orientados, do ponto de vista profissional, pelo comandante do CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Castelo Branco, evitou males maiores. Foi um milagre [o incêndio] ficar por aqui", sustentou o autarca.

As chamas, que deflagraram às 13:43 de segunda-feira, foram dominadas pouco antes das 07:00 de hoje.

Fonte do CDOS de Castelo Branco disse à agência Lusa, cerca das 13:00, que se mantêm no local um total de 606 operacionais, apoiados por 181 veículos, “em operações de consolidação e rescaldo”.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=784883
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Essa informação é segura? Onde é que pode ser confirmada? No histórico de ontem o incêndio está dado como em curso. Continuo sem perceber se o histórico de um dia anterior é actualizado nos dias seguintes ou se fica com estado em que estava à meia-noite. Alguém consegue esclarecer isto? Nas ocorrências significativas em curso nada aparece.



http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=784883
Pois, eu tenho a mesma dúvida... Mas por ex., no incêndio de Tomar, lembro-me de no dia seguinte ter ido ver e tinham acrescentado mais bombeiros durante a noite, para 698. À meia noite do dia anterior estavam para aí 600... portanto, penso que em alguns casos actualizam. Até nesse mesmo incêndio, á meia noite estava Em Curso, e depois no dia seguinte já estava "Em Resolução"
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,296
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pois, eu tenho a mesma dúvida... Mas por ex., no incêndio de Tomar, lembro-me de no dia seguinte ter ido ver e tinham acrescentado mais bombeiros durante a noite, para 698. À meia noite do dia anterior estavam para aí 600... portanto, penso que em alguns casos actualizam. Até nesse mesmo incêndio, á meia noite estava Em Curso, e depois no dia seguinte já estava "Em Resolução"

Então se fôr actualizado o incêndio de Oleiros está em curso.

Ourém:

HOJE às 17:29

Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato no concelho de Ourém está a ser combatido por 125 operacionais e quatro meios aéreos, de acordo com a página da Internet da Proteção Civil.

O alerta foi dado às 14:39 e no local, em Valongo, freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, no distrito de Santarém, estão 32 meios terrestres.

No total, o balanço da Proteção Civil às 15:45 era de um total de 67 ocorrências por todo o país, com a presença de 1.196 operacionais.

Diário Digital / Lusa

xXHvOSH.gif