Seguimento Incêndios - 2015

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vejo bastante fumo a N/NE de Oeiras, mas a minha localização não permite grande observação nem ter noção de distância. Alguém sabe de algo?

Parece mais para NE, zona que Queluz/Belas? Cheira bastante a incêndio de facto.

Por volta das 19:30 havia um incêndio entre o Cacém e Barcarena, muito perto da linha de comboio.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Então pode concluir - se que essa decisão de deslocar esses meios para o incêndio de Cascais foi mais política do que técnica ?

Não é possível concluir-se alguma coisa sem ter acesso a todos os dados. Quem lá esteve ou o combateu terá, obviamente, muito mais conhecimento da situação real.

A zona é uma das mais cosmopolitas e turísticas, é também uma zona de residência ou estadia de muitos estrangeiros. A actuação dos meios aéreos foi, certamente, observada por muitas pessoas para quem não é frequente ver um incêndio tão perto e sentir a sua ameaça. É fácil pensar que essa circunstância pesou na decisão de usar os referidos meios, mas não é uma prova, é uma circunstância inevitável.
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Incêndio em curso no mesmo local do incêndio de 7 Julho - Tomar. E na Sertã, 87 bombeiros. Sem ajuda de meios aéreos. Mas também, a humidade relativa deve estar mais alta..e a temperatura está mais baixa.
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Em termos de valor por hectar, quanto valem os 50 hectares de Cascais que arderam? E os 2000 de Tomar? :p
Quanto custaria o prejuízo de uma casa que fosse engolida pelas chamas ali? E em Tomar?
Também há que ter isso em conta.

Por fim, também há que compreender que o número de bombeiros (e quartéis) é proporcional ao número de habitantes e não à área em hectares.
E se há muita disponibilidade, então há que mobiliza-la, para minimizar os danos.

Os custos em termos de deslocações devem ter sido bem baixos, visto que não houve necessidade de grandes deslocações.
Combate a incêndios florestais/ rurais com linhas de 45? Isso são casos extremos, e em situações de risco de vida... Na minha opinião um desperdício de água

Até os canadairs fizeram rescaldo.
 
  • Gosto
Reactions: FJC

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Pedro se a coisas sem pés nem cabeça esta foi uma delas, não me venham com histórias nunca justificou os meios aéreos pesados nesse IF, ainda por cima com aquela área ardida, não me levem a mal mas é a zona que é, quantos meios pesados estiveram hoje em chaves?
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Pedro se a coisas sem pés nem cabeça esta foi uma delas, não me venham com histórias nunca justificou os meios aéreos pesados nesse IF, ainda por cima com aquela área ardida, não me levem a mal mas é a zona que é, quantos meios pesados estiveram hoje em chaves?

Será que o COS / PCO sabia de todos os meios que tinha no TO?
Depois os ALFAS foram para outro IF e só fizeram um descarga, mas pronto
 
  • Gosto
Reactions: vagas

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Então pode concluir - se que essa decisão de deslocar esses meios para o incêndio de Cascais foi mais política do que técnica ?
Sim,não tenho qualquer duvida que foi uma decisão politica. Não é invulgar os srs presidentes de câmara pressionarem o sec de estado ou ministro. Aconteceu na Trofa ha uns dias atrás
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Será que o COS / PCO sabia de todos os meios que tinha no TO?
Depois os ALFAS foram para outro IF e só fizeram um descarga, mas pronto
Se pensarmos bem é fácil para o COS fazer uma boa gestão de meios, repara com ataques de linhas de 45 são mais os VTGC's que os vf's, logo é fácil fazer um bom posicionamento de meios, com ajuda dos meios aéreos não tens grande problema
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Tens que explicar ao nosso companheiro dos Bombeiros de cascais porque ele isso não entende...é que aquilo não era um incêndio industrial...enfim...

Voce percebe tanto disto, que até pensa que só em incendios industriais é que usam linhas de agua de 45.. Mais uma vez, se percebe que voce não percebe nada de Bombeiros ou da operação de combate a incendios ...

Se tiver com atenção às imagens das televisoes dos ultimos incendios, em todos ve ataque com linhas de 45 ou mais pequenas de 38 muito comuns no norte e centro do pais..

Mas, não vou perder o meu latim, com alguem que não percebe minimamente das operações e que nem conhece o local nem tao pouco mais ou menos a orografia do terreno e nem sabe como estavam as frentes do incendio!
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Voce percebe tanto disto, que até pensa que só em incendios industriais é que usam linhas de agua de 45.. Mais uma vez, se percebe que voce não percebe nada de Bombeiros ou da operação de combate a incendios ...

Se tiver com atenção às imagens das televisoes dos ultimos incendios, em todos ve ataque com linhas de 45 ou mais pequenas de 38 muito comuns no norte e centro do pais..

Mas, não vou perder o meu latim, com alguem que não percebe minimamente das operações e que nem conhece o local nem tao pouco mais ou menos a orografia do terreno e nem sabe como estavam as frentes do incendio!
Responde.me a uma pergunta simples
Qual a vantagem de usar linhas de 45/38 num combate a um IF
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Voce percebe tanto disto, que até pensa que só em incendios industriais é que usam linhas de agua de 45.. Mais uma vez, se percebe que voce não percebe nada de Bombeiros ou da operação de combate a incendios ...

Se tiver com atenção às imagens das televisoes dos ultimos incendios, em todos ve ataque com linhas de 45 ou mais pequenas de 38 muito comuns no norte e centro do pais..

Mas, não vou perder o meu latim, com alguem que não percebe minimamente das operações e que nem conhece o local nem tao pouco mais ou menos a orografia do terreno e nem sabe como estavam as frentes do incendio!
Tens razão. Não percebo nada de BBS. Mao percebo nem tenho que perceber de BBS para perceber de comportamento do fogo. Sabes é por usarem tantas vezes linhas de 45, canadairs e tanta gente a rescaldar que ha tao 'poucos' reacendimemtos no país. Olha, este if de Vieira do Minho desta noite foi um. Vais lá vais assim...
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR