Seguimento - Julho 2007



Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Pois é Daniel. Eu ontem estava a chamar a atenção para isso ontem à tarde aqui no Seguimento. Durante a tarde tive que ir a Lisboa levar uma pessoa a Santa Apolónia e apercebi-me que o final de tarde traria algumas surpresas nestas estações urbanas pois várias zonas baixas de Lisboa por onde passei eram uma estufa irrespirável.

Acredito que olhes para estes valores da Baixa com alguma satisfação pessoal, pois a tua estação tem sido sempre polémica ao longo dos tempos, mas tal como uma vez te disse aqui há muitos meses, os teus dados a mim não me chocam, podem não significar muito mas traduzem a tua micro-realidade. E em Lisboa há muitas micro-realidades dessas. Para muitos pode ser surpreendente uma cidade litoral e banhada pelo Rio acumular calor desta forma, mas Lisboa é uma cidade com muitas colinas e vales, que por um lado amenizam o clima muitas vezes, por outro lado outras vezes ajudam a que o calor se acumule de forma insuportável nos seus vales.

lxod6.jpg


E o Tejo, traduz muitas vezes falsamente a ideia de frescura, pois o Vale do Tejo nas temperaturas às vezes fica pouco aquém do Alentejo.

lxtn5.jpg


Inda bem que tens isto aqui Vince. Assim das-me razao num aspecto..E que referiram tambem que a minha maxima dontem aqui em Benfica foi considerada um exagero, chamemo-lhes assim...e à do Daniel tambem..outra coisa que por acaso um dos colegas referiu-me que a minha zona e bastante quente porque o Monsanto "trava"aquela brisa vinda do rio, mas plo vistos nem essa brisa e capaz de provocar um ligeiro alivio nas temperaturas.:(
Tou pa ver como vai ser hoje!
Hasta e obrigado ai tambem pla explicação no teu topico :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Actualizado os alertas do IM... Alerta vermelho no distrito de Évora:shocking: bem como muitos distritos em alerta laranja...

Está correcto de acordo com os critérios deles. A única coisa a assinalar é que ontem é que falharam o alerta vermelho, pois Évora (Aeródromo) atingiu pelo menos os 41.9 C às 16z. Évora tem limite (41) para vermelho mais baixo do que Portalegre (42) e bastante mais baixo do que Beja(44).

alertago0.gif

Critérios de emissão dos Avisos Meteorológicos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Inda bem que tens isto aqui Vince. Assim das-me razao num aspecto..E que referiram tambem que a minha maxima dontem aqui em Benfica foi considerada um exagero, chamemo-lhes assim...e à do Daniel tambem..outra coisa que por acaso um dos colegas referiu-me que a minha zona e bastante quente porque o Monsanto "trava"aquela brisa vinda do rio, mas plo vistos nem essa brisa e capaz de provocar um ligeiro alivio nas temperaturas.:(
Tou pa ver como vai ser hoje!
Hasta e obrigado ai tambem pla explicação no teu topico :thumbsup:

A brisa é decisiva em Lisboa. Num cenário como o de ontem ou de hoje de manhã, a brisa que vem do vale do Tejo com muito calor aquece muito a cidade. Se o Vale do Tejo estiver mais fresquinho, arrefece obviamente, e o Daniel (ou mesmo a Mocha ou a est. MeteoMoita) mostra isso muitas vezes. As colinas neste caso ajudam a estancar ainda mais o calor nas zonas baixas e o Tejo é um canal onde ele flui afectando toda a zona oriental, a baixa, etc...

Hoje 06:00 UTC

28995646mw4.jpg


Mas quando ela é Atlântica, como passará a ser a partir desta tarde e amanhã, a cidade vai refrescar um pouco. No caso do Daniel e outras zonas de Lisboa muito protegidas pelas colinas esse refrescamento não será tão visivel, pois a brisa tb é fraca. Por isso nunca me chocaram os dados do Daniel. Moscavide está precisamente numa zona onde eu acho que estes contrastes são prováveis.
Rogério, hoje por exemplo acho que tu em Benfica não vais registar dados tão elevados ao final da tarde mas o Daniel provavelmente irá registar na mesma.


18:00 UTC


23097087ca8.jpg


PS: Isto não é opinião de especialista, é apenas a minha opinião pessoal daquilo que observo nas minhas constantes deambulações por Lisboa inteira ao longo do ano :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Excelente explicação Vince.

Realmente quando há extremos de temperaturas quem já não assistiu dentro de um carro percorrer uns metros e temperatura variar uns graus valentes.

Aqui na Moita bem perto de Lisboa, também há um microclima tramado principalmente de Inverno.

Quando comparo as estações da margem Norte aqui com a minha existem muitas vezes diferenças consideráveis. Geralmente na Moita durante o dia é muito mais quente e de noite muito mais frio.

De Inverno nos tipicos dias de predominancia Anti-Ciclonica aqui tenho em média menos 4ºC que em LX. Quando há borrascas acontece precisamente o contrário e por isso desde janeiro ainda não desceu dos 2.4ºC

É normal que coloquem em causa por exemplo os dados de Moscavide, eu sinceramente sou mais um, principalmente porque existe uma estação na Portela de um utilizador aqui no forum que não comprova isso. E a distancia entre as duas estações parece ser muito curta.

Quanto à de Benfica passa-se o mesmo comparando com a da Amadora.

Como estão montados os sensores?

Quanto à oficial da Lisboa-Baixa nem comento, basta verem todos os dias os valores que regista para chegarem à conclusão que a fiabilidade é nula. Esta já em Maio num dia que não me recordo tinha chegado aos 38ºC ?!?, ou seja, TODOS os dias marca mais 3 ou 4 que o resto das IM's de LX e como eu trabalho na Baixa tenho a certeza que essa não é a realidade.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui uma noite mais fresca que as últimas registei 20,1ºC, agora sigo com 28,1ºC
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Brigado pela explicação Vince...mas tenho a sensação que irá chegar aos mesmos valores de ontem aqui em Benfica, ou ate um pouco mais!. Repara, hoje as 8 da manha ja se registavam aqui 32,5ºC e um colega meu que participa neste forum tambem mora em queluz e salvo erro tambem andava a rondar este valor..Agora uma coisa é certa.....é que o vento mais uma vez esta de Leste e pode estragar a tua teoria Vince ( sem ofensa ;) )....mas quem sabe na parte da tarde isto dê reviravolta e espero que tenhas razao porque este calor ja me andou a causar alguns problemas:(.....


Deixo so aqui mais uma palavrinha...ja reparaste nas temperaturas que vem ja no fim desta semana? Sera que ira ser igual às registadas nestes ultimos dias? Ou será ainda mais e muito mais prolongado?:huh:....so sei duma coisa...o AA agora ja se esta a portar bem, mas a baixa termica de origem africana anda a fazer das suas e quem saiba provoque uma nova vaga d calor...esperemos....
Hasta
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Eu moro num local urbanizado e não tenho quintal.
Já mudei há um tempo a estação para a varanda, que é o espaço mais aberto que tenho aqui e comparo com outro termómetro de mercúrio, na mesma varanda, para ver se bate certo. Sem querer discordar, a realidade é que batem certo, mas volto a referir que moro num apartamento e que meço a temperatura numa varanda.
É natural que a temperatura seja assim tão elevada, aliás, no termómetro do carro chega a marcar mais do que aqui.
Segundo algumas estações do I.M., alguns locais de Lisboa chegaram aos 43 ou 44 ºC, o que não me espanta. O vento tem estado de Leste.

De qualquer forma, é possível essa inflacção pelo facto de não viver num espaço aberto ou descampado, mas a diferença em relação à realidade não haverá de ser muita.

Se tivesse a minha estação assim tão mal localizada ou apanhasse sol à tarde, registaria uns 60 ºC e durante a noite registaria valores acima do real e, se repararem bem, as noites aqui são mais frescas que em Lisboa.

É possível, esporadicamente, ter valores destes.

Peço desculpa àqueles que tomarem uma interpretação errada: eu não quero contrariar, só acho que devido a estas condições as temperaturas registadas podem parecer absurdas apesar de serem registadas em muitos locais diferentes.

Tal como várias pessoas disseram, é possível registar estes valores, porque há factores que tornam realidade este tipo de temperaturas e variações de 3ºC mesmo em poucos quilómetros.


Para esclarecer algumas pessoas, aqui estão algumas fotografias do local onde está localizada a estação:

Local+da+esta%C3%A7%C3%A3o.jpg


Local+2.jpg


Local+3.jpg



Reparem na altura do sensor em relação ao chão da varanda e a altura desta varanda que é superior à altura dos prédios da frente. No entanto, reparem que não há nada a tapar a varanda por cima e que ainda assim se vê um grande aglomerado de prédios, o que revela a grande urbanização deste espaço.
O sensor está a cerca de 80 cm das paredes e a cerca de 2,20m do chão da varanda (não encontro sítio melhor em termos de arejamento, mas no entanto parece-me suficiente).
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Realmente o sensor está bem localizado dentro do possivel, melhor só o colocando dentro de um Radiation Shield.

Já agora ficam as máximas de ontem das "amadoras" que estão no wunderground:

Margem Sul:

Moita - 40,1
Alhos-Vedros - 39,9
Almada - 39,3

Margem Norte:

Portela - 39,9
Oeiras - 39,7
Amadora - 39,3
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Boas!
Fui a pouco ao I.M. ver o comportamento da temperatura aqui na minha zona e fiquei meio aparvalhado quando reparei que as 9 UTC,Benfica ja tinha uns 37,5ºC:surprise:.....Sao agora 10 paras as 13 da tarde e provavelmente por aqui ja devem estar 40ºC ou mais...
Como ves Vince rezei tanto para que tivesses razao e afinal de contas parace que isto esta ainda mais quente do que esperava e do que tu esperavas....quanto e que esta ai na tua zona?
Abraço!
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
..fui dar uma voltita de carro o term. do carro marcava 23 graus :D na garagem e claro mal sai ca fora passou pra uns 30 graus e dada a viagem apanhei pontos em k chegava aos 37 graus :shocking: curiosamente esses locais ficavam numa altitude maior a cerca de 200 m do n/m!
algume me pode explicar isto!?
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Céu limpo na Covilhã, com 32.5 graus na zona baixa da cidade. Ontem, registei a temperatura máxima mais elevada deste ano com 34.4 graus, será que vai ser batida em breve???