Seguimento Litoral Centro - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Bom dia. Finalmente choveu.
Esta madrugada choveu com trovoada, a trovoada era distante e a chuva não foi intensa.
As estações meteo amadoras no eixo Azeitão/Palmela registaram 7mm de média.

À passagem de uma das células, veio do estuário, dos mouchões para cá, uma imperfeita roll cloud, a segunda que eu alguma vez presenciei ( a primeira foi em Carcavelos e está publicada num tópico algures aqui no fórum, mas foi de dia). Veio acompanhada de fortes rajadas de vento e nem um pingo, iluminada por trás pelos relâmpagos de algumas descargas eléctricas e pela frente pelas luzes urbanas.

A célula que pode ter produzido um downburst e a frente de rajada com roll cloud na Póvoa de Santa Iria:

eUSoGOk.jpg
evK8HmU.jpg

Três momentos do avistamento desde a zona alta da Póvoa. Só a iluminação por trás pelas descargas eléctricas permitia perceber que esta formação estava destacada do Cb da célula. Refira-se ainda que a célula teve um deslocamento de NNE para SSO, paralelo à margem do estuário. Esta roll cloud seguiu portanto um movimento de afastamento lateral da direcção que a célula tomava. As fortes rajadas de vento de Leste sentidas na Póvoa não vinham à frente da célula, mas sim em direcção quase perpendicular, o que me leva a crer terem origem num downburst minutos antes (eco roxo no radar às 3:45 utc).

3:49:07
V2ygRAP.jpg

3:49:39
qMROV8m.jpg

3:52:08
54PJzRT.jpg

Boas!

Acordei por volta das 04h45 com a trovoada, sempre longínqua mas com boa cadencia de trovões. De manhã notava-se que tinha chovido qualquer coisa pela Azambuja, mas muito pouco. A nebulosidade convectiva foi ficando para trás à medida que me aproximava de Rio Maior, nota-se por agora algum nevoeiro sobre a Serra dos Candeeiros.

Este evento rendeu até ao momento apenas 0,7mm aqui por Rio Maior...:facepalm::buh:

Última edição:
Bom dia,

O acumulado da madrugada ficou em 3.61 mm.

Não ouvi trovoada, mas pelos relatos aqui a mesma foi mais intensa na margem norte do Tejo, assim como a precipitação.

Sigo com céu pouco nublado, 23.6ºC, vento fraco de S/SE.

Pensei que fosse reviver a madrugada de 21 de Julho de 2020, mas não. :(

Última edição:
Como já foi referido, pelas 6h15/6h20 houve nova ronda de trovoada em Loures, aquela que teve descargas mais próximas. Não foram muitas, umas 4 ou 5.

Depois disso começou a chover intensamente, a estação de Loures (CLIMA.AML) registou 13mm desse aguaceiro.

Ainda tenho de ver as fotografias da tarde de ontem e da noite, espero conseguir publicar algumas ainda hoje :)

Portinho da Arrábida

Nebulosidade cumuliforme a desenvolver-se a SE, em contrapartida ao horizonte a SW maioritariamente limpo.

portinho.png

portinho-2.png

Sigo com 27.1ºC :hehe:

Tendência para descida de temperatura no fim de semana, e início de próxima semana com mínimas mais frescas.

Boa Tarde

A tormenta terminou pouco depois do meu último post. No total, as células renderam 4,5 mm :thumbsup:
Foi uma noite à antiga, bem típica de Setembro, isto quando pensávamos que este evento já não ia trazer nada :D

O céu diminuiu gradualmente de nebulosidade após o inicio da manhã, tornando-se pouco nublado/limpo. Sol bem bom para os campos, depois da bela rega que tivemos :)
O vento tem estado praticamente ausente.

Extremos: 19,7ºC / 27,3ºC / 4,5 mm

T. Atual: 25,8ºC
HR: 57%
Vento: Nulo