Seguimento Meteorológico Livre 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por actioman 5 Jan 2016 às 13:08.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)

Nunca estive tão farto do Verão como este ano, estou desejoso que cheguem dias com máximas inferiores a 20ºC...:sweat::wacko::ill:

Não vivo no Interior Alentejano mas vivo no Interior, perto Vale do Douro o que o para o calor é quase igual. Julho e Agosto foram praticamente (salvo poucas exceções) dias consecutivos de temperaturas a variar entre os 33ºC e os 39ºC, é doentio, ainda por cima com trabalho de campo para fazer...

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #1861 MSantos, 2 Set 2016 às 22:20
    Última edição: 2 Set 2016 às 22:33
    TekClub e Thomar gostaram disto.
  2. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Quando eu era mais novo na casa dos 20 anos e sendo natural de Tomar terra bem quente era normal haver uma vez por ano ou duas chegar aos +40ºC e aguentava-se, agora neste verão abusivo também desejo temperaturas amenas, até porque se no total de julho e agosto as máximas em Ponte de Sôr foram sempre superiores a +30ºC salvo apenas 4 ou 5 dias. Venham de lá os dias mais frescos. :rain: :cold: :trovao:

MSantos gostou disto.
  3. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Novas previsões nada animadoras, :suicidio:

saída GFS das 0H UTC para Ponte de Sôr :calor: :calor::calor:

e IPMA :calor:

TekClub, joralentejano e jonas gostaram disto.
  4. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    As previsões não estão nada boas e de saida para saida carregam no calor, o foreca por exemplo para terça feira mete uma máxima de 41ºc e uma mínima de 31ºc para Portalegre, se vier á acontecer não me lembro de ver tal cenário á excepção desse Agosto de 2003.

5. Nando Costa

Nando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    9 Jan 2016
    Local:
    Alfena (São Vicente) - Valongo
    Boas. De facto, está a ser um verão bastante quente. Pessoalmente, já esperava que este verão de 2016, registasse temperaturas acima da média, mas superou e está a superar as minhas expectativas. So para terem uma pequena ideia, não é todos os anos que Valongo regista temperaturas acima dos 35 graus, muito menos 40/41 graus. Normalmente, temperaturas acima dos 35 graus ocorre uma vez por entre outra, de dois em dois ou de três em três anos. Mas este verão, ja é a terceira vez em que as temperaturas atingem os 40 graus. É de facto assinavel. E novos recordes serão atingidos nos próximos dias. Por aqui, ja começou a saga dos incêndios. Se olharmos para trás, o verão de 2013, 2010 e até mesmo 2009 foram de factos verões muito quentes. Mas este verão de 2016, está a ser excecionalmente quente. Temos que recuar ao verão de 2005 e de 2003 para encontramos algo semelhante. É provável, que depois deste episodio de calor extremo, o tempo começa a refrescar um pouco, mas ainda muito cedo para se falar ou pensar se quer numa mudança de padrão. Este ano o verão veio mais tarde do que em outros anos e tarde irá embora. Aposto numa mudança de padrão lá mais para o fim de Setembro/ início de outubro, com a chegada das primeiras chuvas e de tempo mais fresco ja a anunciar a chegada do outono. Até la e após este calor, vamos continuar com o tempo relativamente e seco e temperaturas entre os 20 e os 30 graus. Podendo ocasionalmente, as temperaturas descer dos 20 graus ou ultrapassar os 30. E quem sabe ou uma outra frente de fraca atividade, que traga alguma chuva e com tanto calor é provável que se forme uma outra depressão de origem térmica. É provável que o granizo apareça e faça das suas mais para o interior, claro está. Em suma, temos verão ainda para desfrutar. Pena, quem ja regressou ao trabalho não possa dizer o mesmo. Esperemos, que depois os meses de outono e inverno compense, este quente verão, com muita chuva, mas também com muito frio e geadas e claro neve no interior Norte e Centro. Continuação de bom verão e boas férias, se ainda for esse o caso.

6. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Em relação ao calor... pensem que podia ser pior. Ainda não apareceram dunas ou camelos pois não? :D

TekClub, jonas e Tiagolco gostaram disto.
  7. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Bom, eu diria que os segundos não escasseiam. Já as dunas são como divãs, já diziam os outros. :D Eu culpo o calor.

TekClub, belem e jonas gostaram disto.
  8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Fazendo uma análise excessivamente simplista...

O ciclo solar 22 atingiu o seu máximo por volta do ano 1990. Na altura o CO2 estava nos +- 350PPM.

O ciclo solar 23 atingiu o seu máximo por volta do ano 2001. Na altura o CO2 estava nos +- 370PPM.

Em 2016 o CO2 está nos +-400PPM.

O que é que vai acontecer se a atividade solar disparar para os níveis dos anos '60, '80 ou '90?

Já publiquei isto aqui e faço-o novamente:

Os vulcões emitem 200 milhões de toneladas. E os humanos?

35 gigatoneladas anualmente (35 mil milhões de toneladas).

Como mera curiosidade fui pesquisar a produção de gases que destroem a camada de ozono...

Tanto pânico por 'apenas' 420 000 toneladas :lol: Sim, é verdade que todos os gases são diferentes. A importância não reside só no CO2 mas em outros aspetos centrais como por exemplo a desflorestação massiva e a cobertura de gelo. O descongelamento pode trazer novas plantas e árvores mas a temperatura média será muito diferente.

Os tratados sobre o clima e as energias renováveis são uma comédia. As emissões estagnaram no ano passado e está-se numa crise económica encapotada. As duas coisas estão relacionadas. Não haja dúvida. O comboio não tem travões e só se tem controlo do acelerador. O descarrilhamento é inevitável não se sabendo apenas os termos.

Finalizo, escrevendo que as previsões valem o que valem. Em 2006:

http://www.ucar.edu/news/releases/2006/sunspot.shtml

http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2006/10may_longrange/

Como se sabe o ciclo 24 foi fraquíssimo ao contrário do que se esperava. Idade do gelo ou novo normal em termos de aquecimento? Não se sabe. Mas nenhum dos dois cenários seria ou será agradável. A civilização humana, da maneira como está estruturada, não lida(rá) muito bem com mudanças climáticas dramáticas.

#1868 Orion, 4 Set 2016 às 00:52
    Última edição: 4 Set 2016 às 01:03
  9. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Ai, se estas previsões fossem em Julho, com mais radiação até estalava. :huhlmao: Parece ser aquelas cartas, quando é Inverno e o pessoal diz ai se fosse em Janeiro, mas neste caso, é ao contrário. :D

TekClub gostou disto.
  10. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Ok...se bater novamente o recorde colocarei uma imagem do José Castelo Branco como avatar. (a brincar) :lmao:

E daí até seria capaz de meter, seria uma loucura quebrar um recorde absoluto de temperatura passado um mês, e em Setembro. :rolleyes:

TekClub e jonas gostaram disto.
  11. jonas

jonas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jul 2015
    Local:
    paredes (200 m) Mouriz (202 m) Bitarães (185 m)
    Se seria....!:huhlmao:

Ruipedroo gostou disto.
  12. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Viana do Alentejo ás 11h UTC a liderar a fornalha com 38,2ºC segundo o IPMA. Impressionante :hehe: .

TekClub e Thomar gostaram disto.
  13. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bem,

para amanhã no Porto o IPMA continua a prever uma máxima de 39 ºc , mas o mais significativo é que no dia seguinte desce para 22ºc , vai ser um tombo de - 17 ºc :D

Eles lá sabem, mas eu continuo a não ver uma máxima tão elevada para o Porto, nem lá perto sequer.

Numa previsão já feita pelo meteorologista, é incompreensível tal previsão de máxima aqui para o Porto.. ainda por cima usam a estação de Pedras Rubras ( aeroporto) na previsão das máximas :calor:

Vamos lá ver amanhã o poder da lestada aqui no Porto... recordo que no passado evento extremo de calor em Agosto, no dia dos recordes em que se atingiram mais de 40 ºc em estações do Porto, tivemos lestada até mais de meio da tarde, e bem consistente..:rolleyes:

#1873 Snifa, 5 Set 2016 às 13:47
    Última edição: 5 Set 2016 às 13:54
    TekClub, Joaopaulo, Thomar e 1 outra pessoa gostaram disto.
  14. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Snifa, pode bem falhar, previsões extremas em zonas muito litorais são complicadas sabemos bem.
    Mas eu não punha isso tão impossível. Todos os modelos metem vento de Leste bem marcado até perto da hora de almoço. Parece-me que subirá a pique até essa hora, para depois cair a pique também claro.
    Não será fácil atingir esse valor, mas olha que... E se calhar se falhar não será assim por tanto.
    Fui ver alguns modelos, incluindo mesoscalas (até nos no IPMA está bem claro), e os valores são impressionantes amanhã pelas 12h em todo o litoral Norte!

PS: Eu penso que todas as previsões de temperatura do IPMA são já automáticas, estatisticamente corrigidas, nenhuma tem "mão humana".

TekClub, Joaopaulo, Thomar e 1 outra pessoa gostaram disto.
  15. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    No fundo falamos de previsões e não certezas absolutas como é óbvio.

O que me causa " confusão" é que para no Porto ( e pela minha experiência pessoal de observação ao longo de vários anos ) se atingirem tais temperaturas é necessário que a lestada fique até bem mais do meio da tarde e a brisa entre tarde e seja fraca, mesmo nestas condições não não muito frequentes tais temperaturas já quase nos 40 ºc .

O passado evento de Agosto foi excepcional, havia uma corrente de leste bem marcada, neste a lestada parece-me bem mais fraca, logo a brisa pode entrar mais cedo e fazer descer a temperatura, daí o meu cepticismo em relação aos 39 ºc de máxima, não vejo as mesmas condições/potencial do passado evento extremo e que surpreendeu muita gente ( eu incluído) .. :calor:

TekClub, Joaopaulo e criz0r gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página