Seguimento Meteorológico Livre 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por actioman 5 Jan 2016 às 13:08.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Bom, amanhã tiramos as duvidas! :)
    Atenção que a massa de ar já virá de SE muito aquecida do dia de hoje. Hoje está bastante impressionante por aqui.

TekClub e criz0r gostaram disto.
  2. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Esses valores que chegaram aos 43ºC em Massarelos e 41ºC em S.gens salvo erro que na minha opinião foram fortemente influenciados pelo efeito de estufa causado pelos inúmeros incêndios que na altura assolaram a região. Não creio que essa temperatura possa ser atingida amanhã no Porto e mais concretamente nessa Estação de Pedras Rubras mas também não posso descartar nada porque a lestada este ano tem batido recordes por esse País fora.
    Este verão já não me permite arriscar nas temperaturas máximas de tão rigoroso que está a ser.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    TekClub e Thomar gostaram disto.
  3. John_Pinho

John_Pinho
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Dez 2012
    Local:
    Aveiro
    A Sudoeste do continente ( entre Portugal Continental e a Madeira) serei o único a observar uma espécie de movimento depressionário? A questão é que nenhum modelo previa tal situação. Ou não se trata de um movimento depressionário? Estou a observar por aqui:
    http://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/index.jsp com compósito de massas de ar!

Thomar e jonas gostaram disto.
  4. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Geralmente há sempre uma depressão em altura a SW do continente nestes episódios extremos de temperatura, sem grande reflexo na superfície em termos de instabilidade. É precisamente essa depressão que acentua o fluxo de leste e corta a habitual nortada, levando a calor extremo.

TekClub, fsl, jonas e 4 outras pessoas gostaram disto.
  5. John_Pinho

John_Pinho
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Dez 2012
    Local:
    Aveiro
    Muito obrigado! Estou esclarecido.
    Então será esse o motivo pelo qual se prevê algum vento de leste.

Obrigado, mais uma vez!

jonas e Thomar gostaram disto.
  6. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    Penso desta maneira, também, concordo com tudo o que foi dito, só acrescento que da última vêz que consultei os meteogramas do gfs para o Porto, hoje pela manhã, vi valores bem diferentes, a poderem escapar de uma máxima horária de cerca de 31C.... Daí podeŕíamos ter uns 34, quiçá 35C? Não sei, no mês passado o gfs ficou bem aquém da vaga de calor que enfrentámos, é ver o que acontece, mas a amplitude do ipma é mesmo estranha também.

#1881 Névoa, 5 Set 2016 às 16:03
    Última edição: 5 Set 2016 às 16:44
    jonas gostou disto.
  7. Névoa

Névoa
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Set 2013
    Local:
    Senhora da Hora
    No outro dia estive a pensar nisso, mas naquela previsão clássica dos dez dias eles ainda referem que nos primeiros x dias ela é elaborada por meteorologista. Na versão horária, se não me engano, não dizem nada sobre isso, e também não referem a data e hora da saída da previsão, e por isso continuo a preferir a clássica dos dez dias.

8. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Mas penso que agora o humano ou não se refere apenas ao tempo/simbologia, e não temperaturas, essas totalmente automáticas.

Névoa gostou disto.
  9. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Já tenho muitas saudades de chuva a sério e tempo fresco, já estou saturado com o calor, quer de dia quer de noite:(.
    Espero que a chuva não tarde em cair, mas não se vê nada nos modelos:wacko:

Thomar gostou disto.
  10. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Tinha a ideia que as previsões de máximas e mínimas até 3 dias eram elaboradas e validadas pelo meteorologista, daí o meu espanto com os 39 graus para amanhã no Porto.

Neste caso ( e se são automáticas) o exagero e possível erro é do modelo e não dos meteorologistas.

Mas como referi, pensei que os meteorologistas efectuavam correcções ( mais adaptadas à realidade) à previsão do modelo e efectuando eles próprios as previsões de máximas e mínimas até 3 dias.

#1885 Snifa, 5 Set 2016 às 18:25
    Última edição: 5 Set 2016 às 18:31
    TekClub gostou disto.
  11. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Teoricamente poderiam e deveriam fazê-lo, mas penso que geralmente prevalece o valor gerado automaticamente...

12. ruka

ruka
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Set 2009
    Local:
    Porto (Boavista)
    corte drástico de temperatura para o Porto para amanhã na última atualização... de 39 para 32

aqui está a razão ... AROME run 00z

e run 12z

#1887 ruka, 5 Set 2016 às 22:12
    Última edição: 5 Set 2016 às 23:20
    TekClub, FALS, Névoa e 2 outras pessoas gostaram disto.
  13. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Ora esse corte no AROME e o corte drástico na previsão do IPMA acho que clarifica ainda mais o tal facto de as temperaturas não terem mão humana, como falava ontem.

Agora era irónico depois desse corte, acabar por ser um valor semelhante ao previsto ontem! :lmao:

jonas e Thomar gostaram disto.
  14. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    http://greensavers.sapo.pt/2016/09/...-para-previsoes-meteorologicas-mais-precisas/

ESA VAI LANÇAR SATÉLITE PARA PREVISÕES METEOROLÓGICAS MAIS PRECISAS

08/09/2016
    Saber com grande precisão as previsões meteorológicas à distância de seis dias, em substituição dos cinco dias actuais, será mais fácil a partir de Novembro com o lançamento do satélite ADM-Aeolus pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Numa parceria com a empresa Arianespace, a ESA vai fazer o lançamento do ADM-Aeolus agora equipado com o Aladin, ou Atmospheric Laser Doppler Instrument, um pequeno e complexo laser que consegue medir “o perfil do vento”. Pela recolha de impulsos reflectidos pelos aerossóis e nuvens e pelos reflexos moleculares, o ADM-Aeolus transformará essa informação em imagens a 3D, explica a agência espacial no seu site.

Na prática, a transmissão destas imagens para Terra terá impacto em todo o mundo, permitindo aos cientistas refinar as características actualmente conhecidas e melhorar as técnicas de modelagem e análise da atmosfera terrestre. Com o período de previsões a ser aumentado de cinco para seis dias e com informações de exactidão imensa, o ADM-Aeolus poderá significar uma ajuda preciosa no entendimento de vários fenómenos meteorológicos, do aquecimento global aos efeitos da poluição atmosférica.

O satélite partirá do centro de lançamentos da Agência Espacial Europeia em Kourou, na Guiana francesa, durante a segunda metade de 2017, numa órbita heliossíncrona a 320 quilómetros de altitude por um foguetão Veja.

Foto: Agência Espacial Europeia

TekClub e jonas gostaram disto.
  15. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Aí, está o porque, do IPMA, não falhar tanto nas máximas para Faro, não tem mão humana. :D Quando tinham mão humana era com cada descalabro. :huhlmao:

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página