Que cota de neve seria?Boa run do GFS que está a sair, mas claro tudo já mais no 2º painel
![]()
Que cota de neve seria?Boa run do GFS que está a sair, mas claro tudo já mais no 2º painel
![]()
sempre até á ultima, num tira e põem constante. Tão depressa levamos com runs que nos fazem sonhar, para logo a seguir para runs de tempo totalmente monótono e tediante que não agrada nem a gregos nem a troianos. E já falamos no 1º painel. 
Os modelos andam sadicamente instáveis, é que isto actualmente é tudo tirado a ferros,sempre até á ultima, num tira e põem constante. Tão depressa levamos com runs que nos fazem sonhar, para logo a seguir para runs de tempo totalmente monótono e tediante que não agrada nem a gregos nem a troianos. E já falamos no 1º painel.
![]()
Já não é novidade mas...
"Janeiro de 2016 foi o mais quente dos últimos 50 anos
![]()
O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental em janeiro foi o mais alto dos últimos 50 anos e o terceiro mais elevado dos últimos 85 anos (desde 1931), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"O valor da temperatura média do ar em Portugal continental em janeiro (10,78 graus Celsius) foi muito superior ao normal, sendo o terceiro valor mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 50 anos (maiores valores em 1955 e 1966) ", adiantou o IPMA.
De acordo com o boletim climatológico publicado hoje na sua página da Internet, o valor médio da temperatura máxima no continente foi o terceiro mais alto desde 1931 (o mais alto foi em 2008 com 14,70 graus celsius).
O IPMA indica também que o valor médio mensal da temperatura máxima (14,50 graus) e mínima (7,07 graus) do ar foram muito superiores ao valor normal, com anomalias de 1,41 e 2,53 graus Celsius, respetivamente.
No que diz respeito à temperatura mínima do ar em janeiro, o instituto refere que foi o sexto mais alto desde 1931 (valor mais alto em 1955 com 8,58 graus).
O IPMA adianta também no seu boletim climatológico mensal que o mês de janeiro foi muito chuvoso, tendo o valor médio da quantidade precipitação (189,0 milímetros) sido o mais alto dos últimos 15 anos (anterior maior valor em 2001, com 254,2 milímetros).
"Os valores da quantidade de precipitação superior aos registados neste mês de janeiro ocorreram em cerca de 20% dos anos (desde 1931)."
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-02-02-Janeiro-de-2016-foi-o-mais-quente-dos-ultimos-50-anos
Não coloquem excepto no Algarve que não é preciso.
Faro nem chegou à média, quanto mais ser muito chuvoso. Isto é que parte tudo. 
Pois é!! Tudo é possível!Mas repara que houve um Janeiro mais quente que este ano na fria década de 50. É a prova que , mesmo com tendência para anos mais frios ou mais quentes, de repente pode aparecer uma anomalia em sentido contrário.
Atenção que é o valor médio!! A chuva que caiu no Norte do país acabou por compensar a chuva que não caiu no Algarve e Alentejo.Janeiro muito chuvoso.Não coloquem excepto no Algarve que não é preciso.
Faro nem chegou à média, quanto mais ser muito chuvoso. Isto é que parte tudo.
![]()
Atenção que é o valor médio!! A chuva que caiu no Norte do país acabou por compensar a chuva que não caiu no Algarve e Alentejo.
Mais uma prova da anormalidade deste inverno. Esta instabilidade modelistica é mais típica de estações de transição.
Normalmente,o verão e o inverno têm uma maior previsibilidade a médio prazo.
Pois mas a falta de assertividade modelistica no meu entender tem sido em demasia.
Nestas runs já voltaram a retirar praticamente tudo.