Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


M

Membro excluído 274

Já se percebeu o que pensas do IPMA, já ficou claro muita vez. Insurgi-me contra uma forma e não um conteúdo. Sobre isso não sei. Sabes que hoje só está lá um estagiário. Ok, vou assumir que o sabes.

Não me interessa minimamente formas ou conteúdos... Mas sim factos concretos... a AEMET já emitiu os avisos e a MeteoGalicia também... Entristece-me a completa inoperância daquela instituição. E sim... Na minha opinião (que nada vale) podiam implodir aquilo e fazer algo sério... Não têm competência... Rua! Não sabem comunicar? Rua!
É assim em todo o lado, Portugal merece.
E não é que dê importância aos avisos do IPMA em demasia, porque não dou, não concordo com nada no sistema, nem critérios nem mapas nem nada como toda a gente percebeu... É apenas uma questão de princípio.
 

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
E também informar-se, antes de escrever, é algo importante. Por isso passo a citar, o Portal do IPMA.

Ao IPMA compete assegurar a Vigilância Meteorológica e emitir Avisos Meteorológicos sempre que se prevê ou se observam fenómenos meteorológicos adversos.

Esta página de Avisos tem por objetivo avisar as Autoridades de Proteção Civil e a população em geral para a ocorrência de situações meteorológicas de risco, que nas próximas 24 horaspossam causar danos ou prejuízos a diferentes níveis, dependendo da sua intensidade.

Não defendendo ou acusando a instituição, não é por isso que estou aqui, esta informação é a resposta simples para quem pede por emissão de avisos meteorológicos. No entanto, não deixo de concluir que o sistema está preso por demasiados constrangimentos que o impedem de ser flexível, algo que nesta ciência é fundamental, como também não posso deixar de posicionar contra discursos algo "incendiários" contra uma instituição que bem ou mal, é a nossa instituição.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores


O IPMA já avisou a ANPC (e estes ontem notificaram a população).

A que se deve o atraso nos avisos no portal? Boa pergunta. Devem estar à espera do AROME 12z para saberem a cor dos avisos :D

A TV não está a avisar para o mau tempo? Então há muita crítica sem fundamento.

A maior parte da população nem deve saber qual é o portal do IPMA :D
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boa tarde,

Mau tempo? O tempo nem é bom nem é mau é o que é, lógico a não existência de quaisquer avisos, ora se nem chove, nem neva, nem há vento...
Para que servem os avisos, para nada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-12-07 13:45:00 e 2017-12-16 13:45:00

Assunto: Episódio de tempo chuvoso em Portugal Continental
O território do Continente está a ser afetado por um setor quente, originando tempo húmido e ocorrência de precipitação fraca.

Nos dias 10 e 11, domingo e segunda-feira, devido à passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão muito cavada centrada a norte do Continente, prevê-se precipitação por vezes forte, e sendo persistente na região Norte, começando na manhã de dia 10, na região Norte, progredindo para a região Centro durante a tarde, e ao restante território na noite de dia 10 para dia 11. Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro no dia 11.

O vento irá intensificar durante o dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h, podendo chegar a 120 km/h nas terras altas até ao início da manhã de dia 11.

Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estão emitidos avisos LARANJA relativos a vento, precipitação e agitação marítima em alguns distritos do Continente para os dias 10 e 11.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre avisos meteorológicos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/


http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
O aviso laranja é conservador. Parece haver condições favoráveis para acumulados correspondentes a vermelho.

O GFS indica >60 mms em 6 horas.

mVLPoV6l.png


Nas zonas mais afetadas pela precipitação orográfica seria um aviso alaranjadó-vermelho apenas e só porque o GFS por vezes exagera. Mas nunca se sabe.

É bom que limpem as sarjetas. Pode haver muita inundação.
 
Última edição:

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Não sei porque a malta se queixa tanto da Meteorologia. Acho que fazem um excelente trabalho, e tem um site impecável, que gente inculta em meto como eu consegue perceber como vai estar a meteo. E as previsões até são fiáveis comprando com outros sites.
Avisos? Para que?? ainda hoje fui ver se estavam a limpar alguma coisa para o mau tempo e fui a 4 cidades: Leiria, Alcobaça, Caldas e Peniche, é igual ao litro avisar ou não avisar que ninguém faz nada!!!
Obrigado IPMA, um serviço de excelência em Portugal
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Por acaso o site do IPMA é dos mais procurados, só tenho pena que quase nunca corresponda às expectativas da população em geral... Não tenho grande consideração pela forma de trabalhar do IPMA, infelizmente.




O IPMA já avisou a ANPC (e estes ontem notificaram a população).

A que se deve o atraso nos avisos no portal? Boa pergunta. Devem estar à espera do AROME 12z para saberem a cor dos avisos :D

A TV não está a avisar para o mau tempo? Então há muita crítica sem fundamento.

A maior parte da população nem deve saber qual é o portal do IPMA :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Curiosamente, criticam o IPMA, mas desde ontem que têm um comunicado no site a avisar/alertar para o mau tempo.

A maioria da população, quer lá saber, se o mapa está pintado em amarelo, vermelho ou azul às bolinhas.

Agora, todos os dias, se o mapa não está pintado da cor que eu quero é um rol de críticas sem qualquer fundamento. Já, na última situação que choveu, parecia ser o coro da Maria Madalena, ai que incompetentes ai isto, ai aquilo, é uma situação normal e colocam avisos amarelos e no fim existiu ocorrências nos distritos que estavam sob aviso amarelo.

Qual a cor do aviso no seu distrito?

Se quiser, aviso laranja, ligue 760450450
Se quiser, aviso vermelho, ligue 760460460

Você decide, qual a cor do aviso e pode ganhar uma estadia no centro da tempestade Ana. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.