Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Jesus, é 8 ou 80
Saída 12 do GFS, com 101,3 m para Monchique
5d13fe99d82262e114e59ec92fe7a9f4.jpg


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

O Australiano coloca 122 mm na faixa que abrange quase todo o litoral algarvio, o GFS carrega no Caldeirão com mais 125 mm, o ECM coloca cerca de 20 mm e o GEM coloca cerca de 30 mm, embora o ECM mostrasse 40 a 60 mm no Algarve. Os modelos estão baralhados mas têm mantido a data de 24/25 com precipitação. Chuva virá, agora a quantidade e aonde cairá lá para 4ª feira já terá mais certezas.

Os 4 modelos mostram esse pormenor, embora cada um mostre em saídas diferentes. Na saída das 00, o GEM e o ECM eram os que mostravam mais precipitação, agora é o GFS e o AUS, existe alguma variabilidade dos modelos.

No meteograma para Olhão, tanto a saída principal como a saída de controle do GFS, mostram a mesma "loucura".

 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
estranho não abrirem já um invest a essa depressão.

Julgo que os "invest" são documentados quando se trata de sistemas tropicais, sistemas que têm por base ar quente e húmido oriundo de águas oceânicas quentes, na sua génese. Esta depressão é uma ciclogénese explosiva de inverno (com ventos de força equivalente a um furacão), não tem na sua génese as características que referi, pelo menos no que toca ao ar quente e à agua quente do oceano.

Ainda relativamente à temperatura do oceano, embora não hajam temperaturas típicas para a formação de ciclones tropicais, pode sempre estar a beneficiar desta anomalia positiva:
atl_anom.gif
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Julgo que os "invest" são documentados quando se trata de sistemas tropicais, sistemas que têm por base ar quente e húmido na sua génese, esta depressão é uma ciclogénese explosiva de inverno (com ventos de força equivalente a um furacão), não tem na sua génese as características que referi.
Bem explicado Mr.Neves!
Na Run Gfs 18 , continua a prever boa chuva para o país nas semanas seguintes ( bem sei que é a Run pior) vale o que vale !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Bem explicado Mr.Neves!
Na Run Gfs 18 , continua a prever boa chuva para o país nas semanas seguintes ( bem sei que é a Run pior) vale o que vale !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Era bom era :p Já tenho saudades de um padrão destes.
M48FOJm.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Bem explicado Mr.Neves!
Na Run Gfs 18 , continua a prever boa chuva para o país nas semanas seguintes ( bem sei que é a Run pior) vale o que vale !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A run pode ser das 18 mas é a cópia da 12, no Algarve mantém praticamente igual os acumulados. Com sorte, ainda levas o troféu :winner: do mês de Fevereiro para casa. :lol: Aliás, a precipitação que o GFS mostra é a típica no sul do país, em 3 dias está a média feita. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
A run pode ser das 18 mas é a cópia da 12, no Algarve mantém praticamente igual os acumulados. Com sorte, ainda levas o troféu :winner: do mês de Fevereiro para casa.
Queres dizer mês de março ? Ah pois é , e se eu acerto na previsão de um março chuvoso?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
A run pode ser das 18 mas é a cópia da 12, no Algarve mantém praticamente igual os acumulados. Com sorte, ainda levas o troféu :winner: do mês de Fevereiro para casa. :lol: Aliás, a precipitação que o GFS mostra é a típica no sul do país, em 3 dias está a média feita. :D
Ora nem mais. Mas pronto, aquilo que importa mais agora é que chova. Uma cópia de março de 2013 era o ideal, 200/300mm mensais por aqui. Penso até que o padrão era idêntico...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Como disse o rozzo e como eu já tentei explicar no outro dia, temos que esperar, efetivamente, pela propagação do sinal gerado pelo split do vórtice na troposfera, até lá é muito natural que os modelos atinjam um estado caótico :).

Ao longo dos próximos dias a estabilidade deverá dominar, é consensual com menor ou maior expressão que o AA deverá subir em latitude e colocar a sua dorsal em cima de nós, só depois com a possível inversão da circulação zonal, é que poderemos começar a olhar para o que nos deverá suceder, e entretanto já deverá haver mais informação acerca da perturbação do split do vórtice nas camadas troposféricas.

Após a subida da dorsal anticiclónica até latitudes escandinavas, e com a presumível inversão de circulação provocada até pelo próprio jet (devido à subida do AA), deverá iniciar-se uma entrada continental, no entanto para já é impossível saber se ela nos afetará em cheio ou não (a título especulativo os modelos têm estado mais consentâneos no seu desvio da PI).

Esse desvio explica-se, em parte, pelo facto da corrente de jato que nos poderia trazer o frio se desintegrar e ser absorvida pela poderosa união do jet polar com o jet subtropical, esta junção acontece muitas vezes depois dos SSW, onde a célula polar é literalmente empurrada contra a célula de hadley, havendo um encontro dos jet(s). Esse encontro é favorável ao aparecimento de mais tempestades, e de mais instabilidade a latitudes mais baixas, já que a célula de hadley costuma tirar partido de ar bastante energético já com características tropicais.

Só para não se perderem no que estou a falar este é o padrão normal da atmosfera:
wwdpZyy.jpg


A descida do jet polar está já a iniciar-se com essa "bomba meteorológica", deverá a vir a bordo do jet até aos Açores, depois eventualmente Madeira, e entretanto deverá ocorrer a dita junção das correntes de jato, como é visível pelo GFS nesta carta 3D:
cIXOgan.png


A partir daqui vai tudo depender da oscilação do jet, o ideal é que ele assuma um comportamento no qual se instale mais às nossas latitudes e nos traga uma corrente perturbada de Oeste com sucessivos sistemas frontais, no entanto quanto a esta parte há ainda algumas dúvidas...
A existência de uma entrada continental, pode até facilitar de alguma forma a união da instabilidade atlântica que passará nos Açores à do interior europeu, e trazer-nos as primeiras chuvas. Agora para já não passam de muitos "ses", que espero que se dissolvam com o passar do tempo.

Quanto a esta última parte que acabo de falar da entrada continental, refiro-me a uma configuração deste estilo:
tempresult_foh5.gif
Explicação muito boa! :thumbsup:
O fórum (e principalmente este tópico) já precisava de algumas "aulas teóricas" destas. :D
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Julgo que os "invest" são documentados quando se trata de sistemas tropicais, sistemas que têm por base ar quente e húmido oriundo de águas oceânicas quentes, na sua génese. Esta depressão é uma ciclogénese explosiva de inverno (com ventos de força equivalente a um furacão), não tem na sua génese as características que referi, pelo menos no que toca ao ar quente e à agua quente do oceano.

Ainda relativamente à temperatura do oceano, embora não hajam temperaturas típicas para a formação de ciclones tropicais, pode sempre estar a beneficiar desta anomalia positiva:
atl_anom.gif

:thumbsup::thumbsup::winner::winner:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.