Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. tone

    tone
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    17 Nov 2017
    Mensagens:
    89
    Local:
    Lisboa
    Apenas escrevi “Para já: decepção” e caiu o Carmo e a Trindade.
    O nervosismo não é meu, foi de quem reagiu.
    Tinha uma expectativa para o dia de ontem e de hoje que até ao momento não se havia confirmado. Possivelmente uma expectativa exagerada. Não sei, não comprovei. Não tenho tempo para analisar todos os modelos e quadros de previsões. Não comparei previsões exatas, com a realidade exata.
    Concluo então que está tudo dentro do previsto.
    Vou evitar fazer comentários subjetivos, remeter-me ao silêncio e observar.
     
    MSantos, luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  2. Walker

    Walker
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jan 2018
    Mensagens:
    35
    Local:
    Castro verde
    Estive para fazer um comentário ontem na mesma opinião que tu. Entao para nao falar na divergência com que o IPMA, coloca a previsão descritiva no espaço de menos de 24horas é cómica!
     
    tone, RedeMeteo, martinus e 2 outras pessoas gostaram disto.
  3. martinus

    martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2006
    Mensagens:
    438
    Local:
    Portugal
    Desta vez vai chover até na terra dos compadres! Aqui já estou a gramar com ela forte e feia, até estala ao bater no telhado, é um chabascal e não me vejo livre disto tão cedo.
    Quanto a essa cena de pedraça de dois centímetros é que espero que caia no mar para manter o peixe fresco até chegar a época da caça à sardinha!
    86% humidade do ar, 5,8 C., vento fraco e chuva forte.
     
    MSantos, MipsUc, joselamego e 1 outra pessoa gostaram disto.
  4. RedeMeteo

    RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    13 Nov 2017
    Mensagens:
    663
    Local:
    Serpa
    A previsão indicava:
    "Períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Centro e Sul,
    estendendo-se à região Norte a partir do início da manhã "

    e olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    MSantos, joselamego, tone e 1 outra pessoa gostaram disto.
  5. AMFC

    AMFC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Nov 2012
    Mensagens:
    500
    Local:
    Queijas/Oeiras
    Uma previsão é sempre uma previsão. Já viram se a meteorologia fosse uma ciência exacta onde caberia o lado louco que nós todos temos um pouco ? :D:D
     
    joselamego gostou disto.
  6. fog

    fog
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Abr 2008
    Mensagens:
    82
    Local:
    lisboa
    Segundo as cartas do Met Office, é uma depressão cavadíssima que literalmente nos vai passar por cima - e não é eufemismo! Portanto, caríssimos e caríssimas, não se queixem de não haver "festa" no decurso das próximas 24/48h. Como diria o outro, depois de tanta secura, "é fartar, vilanagem"!
     
  7. tone

    tone
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    17 Nov 2017
    Mensagens:
    89
    Local:
    Lisboa
    E olha-se para o satélite e parece que vem tudo a rasar...
    Mas ok, é esperar pois parece que à noite é que é.
     
    joselamego gostou disto.
  8. luismeteo3

    luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    14 Dez 2015
    Mensagens:
    17,112
    Local:
    Fatima (320m)
    Proteção Civil lança aviso à população por causa do mau tempo
    27 fev 2018 16:12

    A chuva, queda de neve, vento e agitação marítima previstos para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil a lançar um aviso à população.

    "No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se, para os próximos dias, um quadro meteorológico persistente marcado por forte instabilidade atmosférica", explica a ANPC no documento difundido.

    Estas condições vão afetar todo o território continental.

    Entre elas, a precipitação, "pontualmente forte e localizada, será persistente ao longo dos próximos dias, intensificando-se a partir do final do dia de hoje em todo o território, embora de forma mais expressiva nas regiões do litoral Norte e Centro, podendo ocorrer associada a trovoada e queda de granizo", diz a Proteção Civil.

    Também a neve, a cair acima dos 400/600 metros," será mais significativa durante a próxima madrugada nas regiões do interior Norte e Centro, com a cota a subir gradualmente no dia de amanhã para os 1000/1200 metros", pode ler-se no alerta.

    Quanto ao vento, será mais intenso a partir da tarde desta terça-feira "do quadrante Sul, será moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora. Entre amanhã e sexta-feira, "prevê-se o agravamento com as rajadas a poderem atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas e os 80 quilómetros por hora no restante território. Não se de exclui a possibilidade de ocorrerem fenómenos localizados extremos de vento", sublinha o comunicado a que o SAPO24 teve acesso.

    Também o mar se apresentará alterado, a agitação marítima "espera-se de sudoeste até 5-7 metros, com picos máximos da ordem dos 10/12 metros (com forte rebentação na costa) essencialmente a Sul do cabo Raso, a partir de quarta-feira."

    Estas condições, prevê a Proteção Civil, podem causar os seguintes efeitos:

    • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
    • Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem;
    • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis;
    • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas devido a condições de drenagem deficientes;
    • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
    • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais mais vulneráveis;
    • Queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
    • Acidentes na orla costeira;
    • Fenómenos geomorfológicos de instabilidade de vertentes devido à saturação dos solos e perda de consistência dos terrenos.
    Medidas Preventivas
    "A ANPC recorda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados", recomendando, por isso, a observação das "principais medidas de autoproteção para fazer face a estas situações", entre elas:

    • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e não retirar inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
    • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
    • Evitar atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
    • Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
    • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
    • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento à queda de ramos e árvores em virtude de vento mais forte;
    • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando, se possível, a circulação e permanência nestes locais;
    • Evitar praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.
    A ANPC sublinha a necessidade de estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/protecao-civil-lanca-aviso-a-populacao-por-causa-do-mau-tempo
     
    Sandie, joselamego, Tyna e 2 outras pessoas gostaram disto.
  9. AMFC

    AMFC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Nov 2012
    Mensagens:
    500
    Local:
    Queijas/Oeiras
    Pago uma rodada a todos aqueles que não levarem uma boa rega até final da semana. :cheers:
     
  10. comentador

    comentador
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Out 2012
    Mensagens:
    321
    Local:
    Évora
    Este evento vai no 2º dia de grande falhanço nas previsões do IPMA para a minha região. Não é necessário gastarem tempo com explicações com mapas, desenhos, tabelas, onde devo ou não consultar, pois a informação que uma grande parte dos membros consulta, também eu consulto. Amigos Rozzo e outros membros, lá por uma pessoa não partilhar da mesma opinião com uma grande maioria, não significa que não consulta mapas, modelos, etc, e que não está informado. Mas pronto, é típico da maioria dos portugueses gostarem de comemorar sempre antes de um evento qualquer, seja ele futebol, um evento qualquer do estado do tempo, eleições, etc., festejar está em primeiro plano, quer se ganhe ou se perca! Mas cada um é livre de pensar o que quiser e ainda bem que assim é! Por isso mesmo, ninguém é obrigado a partilhar de uma opinião de uma maioria mesmo que esteja fundamentada ou não. Até porque aqui nada está fundamentado, isto são previsões de tempo e os modelos revelam tendências, tipo, as horas a que chove, quantidades, velocidades do vento, etc., mas isto nada é garantido e tem grandes margens de erros, como sabemos. Olhando para este evento, está tudo expectante com a frente que vai atravessar o continente a partir da noite, porque os modelos apontam que vai chover a tantas horas, porque o IPMA já emitiu um alerta de uma cor qualquer, porque todos os jornais estão a falar da chuva que aí vem, porque a TV fala constantemente disso, etc, etc. Todos estes meios, meus caros, são alarmistas. Falar da realidade, pouco importa! Daí que quando um evento se aproxima, a maioria comemora, quando um evento corre mal e há um que se lamenta os outros caiem em cima dele por causa das suas lamechas. Há aqui uma certa falta de realismo das coisas, prefere-se viver de ilusionismo, o que é mau! Se estou a dizer que as previsões na minha zona falharam ontem e hoje, isto é puro fundamento, caiu 1 mm ontem à tarde e hoje tem estado um dia com sol e algumas nuvens (PURA REALIDADE), onde as previsões apontavam para aguaceiros por vezes intensos para as regiões do Sul. Falhanço total a 100%.
    Com isto não quero culpabilizar o IPMA, modelos de previsão, etc, eles tentam fazer o melhor trabalho e prestar as melhores previsões, mas previsões já se sabe o que são.
    Vejo as cartas sim, as horas onde está prevista a chuva, mas vejo que não são garantias, são tendências e fico por aqui, bom evento a todos e que vença a maioria, pois o País precisa de sair desta grande seca.
     
    joselamego, srr e AMFC gostaram disto.
  11. AMFC

    AMFC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Nov 2012
    Mensagens:
    500
    Local:
    Queijas/Oeiras
    Estofex lança aviso nivel 2

    Portugal and Spain ....

    The approach of a strongly negatively-tilted trough from the Atlantic and the collision of two very different air masses over Portugal will result in severe weather conditions. The trough brings steep lapse rates and strong positive vorticity over the area, whereas the low-pressure system near the surface creates a prolonged moist tongue from the Azores towards the Iberian Peninsula. During the night of Tuesday, DLS is expected to exceed 35 m/s, overlapping with 400 – 800 J/kg. Apart from excessive rainfall, DLS and 15 m/s 0-3 km shear may create a favorable environment for large hail, exceeding 2 cm in diameter and severe wind gusts. Straight-line forecast hodographs reduce the suspicion for tornadoes and only waterspouts are expected near the coasts of South Portugal, Spain, and Morocco in the morning hours of Tuesday when a short-wave trough moves quickly east. Conditions in Portugal will deteriorate after the end of this outlook.
     
    joselamego, srr e luismeteo3 gostaram disto.
  12. joselamego

    joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    6,742
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Logo noite vai chover aí tua terra...tem paciência !

    Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
     
    luismeteo3 gostou disto.
  13. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,801
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

    Caro comentador. Terá todo o direito a ter a sua opinião, obviamente.

    Mas, as previsões para hoje (os modelos, não a descritiva do IPMA), por acaso, até nem metiam grande chuva durante a manhã e tarde de hoje no Sul... só começam a meter mais chuva nessa zona (e no resto do Sul), só a partir desta noite e próxima madrugada.
    Tanto o GFS como o ECM colocavam essa mesma situação...

    [​IMG]

    [​IMG]


    E olhando para o radar, tenho visto esta tarde já alguns aguaceiros dispersos no Sul (e olhando para a minha janela, já vi caírem aqui alguns esta tarde :) ).
     
    Rajujas, MipsUc, Sandie e 5 outras pessoas gostaram disto.
  14. Eclipse

    Eclipse
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Jan 2018
    Mensagens:
    19
    Local:
    Lisboa / Reguengos de Monsaraz
    Muita expectativa para os próximos dias chuvosos que aí vêem!

    Pessoal mais pessimista: aproveitem agora para se queixar que a partir de amanhã já ninguém vai ter razões para isso :D
     
    Lopes45, MSantos, AMFC e 2 outras pessoas gostaram disto.
  15. Kraliv

    Kraliv
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    22 Jan 2007
    Mensagens:
    1,315
    Local:
    Lvsitania

    Porra!
    Vocês estão a refilar na "casa errada"!

    http://www.ipma.pt/pt/siteinfo/contacto.jsp

    Por mim já tinham ido!
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página