Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

Frustrante para os meteoloucos do continente. Nem os restos chegam :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Como não me esqueço do impressionante choradinho do verão que não iria aparecer, aguardo ansiosamente pelo drama da chuva que não irá cair!

3. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

Já no ano passado o GFS modelava uma 'paradinha'...

... com o Ophelia (oeste/noroeste da PI). Na realidade o ciclone continuou a acelerar e é quase certo que aconteceria o mesmo neste caso.

Mais a sério, e independentemente da intensidade, há um consenso na posição do futuro Florence até 144h. Depois disso há de quase tudo um pouco.

Mesmo que o ciclone continue a deslocar-se para (nor)oeste, nada está perdido para os meteomalucos:

Pelos ensembles, haverá um Gordon na primeira metade de Setembro (:D) mas é possível que se forme mais para a leste do que outros (mais próximo de África/CV).

#4743 Orion, 31 Ago 2018 às 13:44
    Última edição: 31 Ago 2018 às 13:55
    Aristocrata, luismeteo3 e remember gostaram disto.
  4. Stormlover

Stormlover
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    31 Jul 2018
    Local:
    Loures / costa de caparica
    Eu só queria um bom swell nestas marés vivas de setembro, mas tudo indica que não ...

joselamego gostou disto.
  5. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Um ex Furacão/Tempestade tropical a passar perto dos Açores e a dirigir-se já como extra tropical para o NW de Portugal Continental:

Thomar, Aristocrata, ruka e 5 outras pessoas gostaram disto.
  6. ruka

ruka
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Set 2009
    Local:
    Porto (Boavista)
    as últimas saídas dos modelos, nomeadamente o 2o painel do GFS têm colocado essa possível situação... penso tratar se da recem tempestade tropical Florence

luismeteo3 gostou disto.
  7. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    A saída operacional do GFS 6z é a única que atribui ao ciclone maior intensidade e duração (eventualmente chegando à PI). No ensemble, e em geral, o Florence eventualmente desaparece a muitos milhares de quilómetros a sudoeste dos Açores.

Futurologia à parte, o Florence deverá ainda passar muitos dias no Atlântico tropical.

#4747 Orion, 1 Set 2018 às 15:43
    Última edição: 1 Set 2018 às 15:51
  8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    O Gordon provoca inundações no Texas (e o Florence, a rondar a cat. 3, afeta as Bermudas na perspetiva do IFS)

joselamego, Sanxito e luismeteo3 gostaram disto.
  9. rokleon

rokleon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Abr 2016
    Local:
    S. M. da Feira
  10. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Sanxito e SpiderVV gostaram disto.
  11. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Correcto. O Seguimento Livre está no fórum de seguimento principal (para Portugal) por alguma razão, posts que sejam sobre outros assuntos como mudanças climáticas, meteorologia tropical (mundial), têm os seus próprios tópicos!

Sanxito e MSantos gostaram disto.
  12. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Aliás, história surreal... Há uns tempos (dois meses?) mudou-se para o meu bairro (mas a 1 quarteirão ou quarteirão e meio) uma pessoa com a mesma estação que eu. Uma vez notei que a estação no WU dele tinha dados iguais aos "meus", mas não pensei nada de mais, talvez a estação dele estivesse estragada e ele tivesse começado a utilizar os meus dados para coleção. Tudo bem.

Para contextualizar, tenho uma antena artesanal na consola da minha estação porque sempre tive problemas de receção de dados. As paredes são muito espessas entre a minha casa e o telhado. A estação tem uma transmissão anunciada de 100m (nunca chega a esse valor muitas vezes).

Vendo que os valores de temperatura andavam estranhos, já desde Julho por aí, hoje finalmente consegui ir fazer manutenção. Para minha surpresa a estação até estava em bom estado, exceto o facto de os pratos do RS já pouca tinta terem. Ok, deve ser esse o problema, desmontei tudo e está na altura de pintar de novo. Já dentro de casa, tiro as pilhas ao transmissor e tudo, para não ficar ligado. Não é que a minha consola continua a receber dados? Ao que parece, a minha estçaão está a apanhar os dados do vizinho e não sei exatamente há quanto tempo. Em alguma altura que perdeu o sinal do meu transmissor, sincronizou à estação do vizinho (que está a coisa de 200m!!!!) e aí ficou. E apanha o sinal perfeitamente.

E esta hein? :shocking::shocking: Se mesmo reduzindo a antena, não conseguir apanhar os *meus* dados, não sei qual será o futuro da minha estação. Obviamente que quero os meus dados e não os dos outros.

Edit: Reduzi a antena, continua a apanhar os dados da outra estação. A pessoa penso que é rádio-amador, será que a antena de rádio estará a amplificar o sinal? Bem, enfim. :D

#4752 SpiderVV, 5 Set 2018 às 15:57
    Última edição: 5 Set 2018 às 16:07
  13. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A minha primeira estação (do Lidl), já há uns bons anos, tinha uma particularidade interessante e útil: permitia memorizar dois sinais, fixando-se no mais forte, mas permitindo aceder a outro. Foi particularmente útil quando um vizinho colocou um sensor Oregon na varanda por cima de minha casa (e cujo sinal se sobrepunha regularmente)

remember, Thomar e SpiderVV gostaram disto.
  14. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Yep, as Oregon têm uma opção para selecionar o "canal" do sensor e da consola, infelizmente não é opção com esta.

joselamego e remember gostaram disto.
  15. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    O que se passa com o gfs que continua parado na saída das 12 de ontem? Ou sou só eu?

luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página