Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Se há coisa que o ano passado me ensinou foi a esperar...mesmo a maior das secas, em poucas semanas foi revertida para uma situação de normalidade em termos de chuva. Por isso ha que saber esperar, mas como nos foram prometendo, aqui e ali pela Internet, um Outubro com muita chuva, a expectativa aumentou e com ela e nossa impaciência. Agora estamos só a ter um Outubro como a ultima década nos habituou, uma continuação do Verão, que pode ser considerada quase a nova normalidade. :rolleyes::intrigante:
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A APP da estação continua a insistir em instabilidade na quinta e no sábado, vamos ver se não desaparece tudo dois meses sem registar nada de chuva
2f149bb1216b09101ac896b9043d5d50.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
A Leslie voltou aos modelos GFS, e nesta saída (18z) entra pelo litoral centro com rajadas ate 140km/h, ondas de 8 metros e apenas alguma precipitação forte no norte, ou seja ar quente, pouca chuva ,ventos record ... façam as vossas contas!
Algo que me assusta é a storm surge! Sábado as marés já não serão vivas mas ainda um pouco altas.. a Leslie chegar na mare cheia, associar ondulação de sudoeste de 8 metros, e por consequência a surge, poderia ser potencialmente catastrófico e está a 156 h.
No NHC também já se nota a curva no fim da previsão a começar a querer vir para cá
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Precipitação excessiva para Lisboa (>100mm)

A 130h de distância

fuezxR7.png


tempresult_khd8.gif


Estou a falar de dois modelos globais mais utilizados: ECM e GFS.

Vamos ver como fica nos próximos dias, estamos a falar de uma situação já para Sábado, a 6 dias. Possivelmente, amanhã o IPMA já terá a previsão descritiva de Sábado. :)


___________________________________________

Se a grande carga de água vier para Lisboa no fim de semana, é certo que irá limpar as cinzas do recente incêndio em Cascais-Sintra. Poderá até mesmo alagar ou entupir os canais de escoamento, dada a quantidade de detritos queimados no incêndio.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A precipitação de sábado foi quase toda retirada da APP da estação, mas em contrapartida apareceu no domingo, com uma previsão de 35.9mm

Bem que é precisa, mas vir assim também à bruta vamos esperar pelos próximos dias.

163064428e7fa3d9498c24928ad2321f.jpg
b893930cb97272db392cc120e330a241.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Amanhã, em casa, vou surpreender tudo e todos, com o mais improvável Track da mirabolante tempestade Leslie :lol:

Infelizmente, a promessa teve de ficar por isso, pois o fim de semana foi atribulado em termos de saúde... Fiquei tão zonzo como quando olho para os diferentes modelos e as previsões por causa desta Leslie. :D

Bom dia

Bom, estamos a 5/6 dias a possível passagem da Leslie por Portugal Continental e os modelos andam todos a dar a sua sentença :amigos:
Só mesmo o ECM continua constante nas previsões entre ontem e hoje. Por sua vez, o GFS na última run "manda a Leslie dar outra volta ao Atlântico" :p Em menos de nada ainda vai ter à costa americana como um Major :huhlmao:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Boa tarde,

Normalmente o IPMA por esta altura já tem as previsões para sábado, mas a situação da Leslie poderá ser uma das razões pela qual não querem arriscar uma previsão por não haverem certezas.
Isto indica que mesmo num órgão oficial e com meios técnicos que nós não dispomos, reina a dúvida sobre o trajecto que irá tomar.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.