Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A variabilidade inter-anual e inter-sazonal de trovoadas em Portugal é muito grande.
Ou seja, quero com isto dizer, não podemos tirar grandes conclusões dessa forma, porque não é como um país tropical, onde "quase todos os dias" há trovoadas, e se pode facilmente detectar uma "anormalidade" na sua ausência.

Para mim, é desde o início claro, que não faz sentido dizer algo como "em Lisboa havia sempre trovoadas em Setembro antes". Ou qualquer outra região. A frequência de trovoadas em Portugal, por comparação com outras regiões, é tão baixa, que é por natureza muito variável de ano para ano, de acordo com o padrão dominante.

Segundo.. A memória selectiva, sim é tramada, e caímos frequentemente nessa armadilha. Para já não falar na tendência inerente do ser humano de recordar eventos associados à infância, como marcantes, ou como "épicos".
"Antigamente é que era!". "Invernos à antiga", "Trovoadas à antiga", etc.. :D

Não estou com isto a afirmar que há mais ou menos trovoadas, nem a negar que possamos estar num grupo de anos com menos trovoadas no litoral. Afinal temos tido anos mais chatos, com menos cut-off's, portanto sim, é possível que os últimos anos tenham sido mais fraquinhos que outros grupos de anos mais favoráveis. Mas isso é variabilidade natural, e não é de certeza sinal de uma tendência como afirmam aqui nestes posts, recordando um "passado glorioso das trovoadas".
Nunca houve muitas trovoadas em Lisboa, em Portugal, em nenhuma altura... Sejamos realistas.

Agora só para provocar um bocadinho... :D
Depois de ter alguma percepção de anos chatos sem trovoadas decentes por Lisboa, e de me recordar de "eventos perdidos" da infância de trovoadas de verão (lá está, se calhar meia dúzia delas, mas diluídos no tempo parecem-me eventos épicos e frequentes erradamente), eu até tenho pessoalmente percepção que nos últimos 2/3 anos temos tido uns belos eventos de trovoada em Lisboa, alguns deles bastante épicos. Lá está, todos temos memória selectiva associada às nossas experiências pessoais...
;)
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Esse tema das trovoadas de antigamente é muito relativo. Ainda por cima referes o ano de 2011, que nem foi assim há tanto tempo.

A meteorologia é mesmo assim. Há grandes anos de trovoadas mas depois podem haver outros seguidos sem nada de especial. Se calhar esses anos de fortes trovoadas é que são os mais invulgares.

Nada prova que as trovoadas estão a enfraquecer, aliás basta olhar para o resto da Europa.

Posso concordar que já não vejo uma boa trovoada naquelas tardes de verão há uns anos. Mas isso é puro azar. Elas mais tarde ou mais cedo voltam.
Eu sei que não há provas disso, eu apenas me estava a referir que os episódios de trovoada que eu assistia no passado enquanto era criança, não têm comparação com os da atualidade. Até podes ter razão sobre o facto de as fortes trovoadas serem invulgares e talvez eu tenha passado grande parte da minha infância a assistir a anos invulgares e ter uma ideia errada à cerca do clima.
Referi-me a Maio de 2011, porque foi último ano em que vi trovoadas decentes na minha zona e que foram durante vários dias seguidos, fazendo com que Maio fizesse jus ao seu ditado. Desde aí para a frente apenas assisti a episódios esporádicos (Setembro de 2014, Março de 2016, etc...), mas nada a ver com as que vi durante a infância.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Para mim 2011 já cai fora do período a que me referia, de poucas ou nenhumas trovoadas nos meses de transição. Esse período de estagnação deverá ter começado mais ou menos a partir de 2003. Anos 90, eu era puto e sei que eram umas atrás das outras e com grande aparato eléctrico...mês de Maio devia haver dezenas delas. Depois, aos poucos, começou a desaparecer. Não sei se o período de 20 anos é suficiente para dar alguma indicação, se estes fenómenos tem algum tempo de retorno ou se simplesmente é demasiado errático e aleatório para se poder ter certezas, mas de uma coisa eu tenha a certeza: ha bem mais de uma década que não temos eventos de trovoadas em Outubro/ Novembro e Abril/Maio como tínhamos antigamente. Pessoal, estou a falar de trovoadas brutais...não destas que hoje temos. Lembro-me de varias vezes a minha terra estar rodeada de trovoadas de todos os lados. enfim, até as pessoas mais velhas falam nisso...

Não és o único a pensar no mesmo, também já tinha reparado nisso e até já conversei com algumas pessoas sobre o assunto. Ainda sou jovem, mas lembro-me que as trovoadas há 10 anos atrás não tem nada a ver com as de hoje... as antigas duravam horas a fio sempre a bombar, ao contrário das de hoje em que aparece uma nuvem, troveja e chove durante cinco minutos e depois vem logo o sol...
Recordo-me do dia 28 de Maio de 2011, em que assisti a maior trovoada que já tinha visto... começou ao início da tarde e só terminou ao início da noite, quase 6 horas sempre a bombar! Chegou a haver relatos de que tinha caído 41 mm nesse dia :shocking:
Agora hoje em dia isso já não acontece... As trovoadas de cut-off que se formam no interior durante a primavera/verão já não nos visitam com grande regularidade... as dos pós-frontais de NW de vez em quando lá traz um ou dois trovõezitos e acaba logo... agora estas cut-off "marítimas" que estamos a assitir neste momento e que surgem no outono é que ainda conseguem trazer algumas de jeito, mas também já não são com a mesma intensidade e no caso deste e dos últimos anos têm sido pouco frequentes :(
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Por acaso acho que essa da "memoria selectiva" é uma boa bengala que é referida muitas vezes neste forum, mas com a qual eu não concordo nada...vcs preferem pegar nos nossas experiências e atribuir-lhe uma certa efabulação, mas o que é certo é que o nosso "registo selectivo" e parcial é tão credível quanto o facto de vcs querem atribuir pouca significado ao conjunto de relatos e de situações vividas por um numero de pessoas, e mts vezes todos num determinado sentido. para vcs é tipo uma espécie de crendice. Só porque nao existem números a corroborar estes relatos, não quer dizer que eles nao estejam correctos. Talvez apenas os dados não estejam a ser bem interpretados! Sou um leigo de todo o tamanho, mas interesso-me desde miúdo e tenha a certeza que existe um numero muito inferior de trovoadas no litoral Oeste, o numero deve ser bastante inferior nos últimos 20 anos aos registo médios.

A variabilidade inter-anual e inter-sazonal de trovoadas em Portugal é muito grande.
Ou seja, quero com isto dizer, não podemos tirar grandes conclusões dessa forma, porque não é como um país tropical, onde "quase todos os dias" há trovoadas, e se pode facilmente detectar uma "anormalidade" na sua ausência.

Para mim, é desde o início claro, que não faz sentido dizer algo como "em Lisboa havia sempre trovoadas em Setembro antes". Ou qualquer outra região. A frequência de trovoadas em Portugal, por comparação com outras regiões, é tão baixa, que é por natureza muito variável de ano para ano, de acordo com o padrão dominante.

Segundo.. A memória selectiva, sim é tramada, e caímos frequentemente nessa armadilha. Para já não falar na tendência inerente do ser humano de recordar eventos associados à infância, como marcantes, ou como "épicos".
"Antigamente é que era!". "Invernos à antiga", "Trovoadas à antiga", etc.. :D

Não estou com isto a afirmar que há mais ou menos trovoadas, nem a negar que possamos estar num grupo de anos com menos trovoadas no litoral. Afinal temos tido anos mais chatos, com menos cut-off's, portanto sim, é possível que os últimos anos tenham sido mais fraquinhos que outros grupos de anos mais favoráveis. Mas isso é variabilidade natural, e não é de certeza sinal de uma tendência como afirmam aqui nestes posts, recordando um "passado glorioso das trovoadas".
Nunca houve muitas trovoadas em Lisboa, em Portugal, em nenhuma altura... Sejamos realistas.

Agora só para provocar um bocadinho... :D
Depois de ter alguma percepção de anos chatos sem trovoadas decentes por Lisboa, e de me recordar de "eventos perdidos" da infância de trovoadas de verão (lá está, se calhar meia dúzia delas, mas diluídos no tempo parecem-me eventos épicos e frequentes erradamente), eu até tenho pessoalmente percepção que nos últimos 2/3 anos temos tido uns belos eventos de trovoada em Lisboa, alguns deles bastante épicos. Lá está, todos temos memória selectiva associada às nossas experiências pessoais...
;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Nestes últimos anos tenho tentado registar todos os dias de trovoada que ocorrem aqui. É bem provável que me tenham escapado alguns, no entanto, já dá para ter uma ideia.

21251488_mkcis.png


O valor médio anual é de 13 dias, com um máximo em 2010/2011 e um mínimo no ano climático seguinte.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Por acaso acho que essa da "memoria selectiva" é uma boa bengala que é referida muitas vezes neste forum, mas com a qual eu não concordo nada...vcs preferem pegar nos nossas experiências e atribuir-lhe uma certa efabulação, mas o que é certo é que o nosso "registo selectivo" e parcial é tão credível quanto o facto de vcs querem atribuir pouca significado ao conjunto de relatos e de situações vividas por um numero de pessoas, e mts vezes todos num determinado sentido. para vcs é tipo uma espécie de crendice. Só porque nao existem números a corroborar estes relatos, não quer dizer que eles nao estejam correctos. Talvez apenas os dados não estejam a ser bem interpretados! Sou um leigo de todo o tamanho, mas interesso-me desde miúdo e tenha a certeza que existe um numero muito inferior de trovoadas no litoral Oeste, o numero deve ser bastante inferior nos últimos 20 anos aos registo médios.
Obviamente podemos ter opiniões distintas e não temos de chegar a "consenso". Mas curiosamente, confesso que a própria justificação que deste neste último post ilustra exactamente o que estou a chamar de "memória selectiva".
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Não tenho registo da ocorrência de trovoadas por aqui nos últimos anos, este ano foi até bastante atribulado tivemos logo em 15 de Julho que nos estragou as três praias fluviais, em Agosto também foi bastante ativo, foi uma dor de cabeça por causa das praias fluviais que entretanto foram arranjadas, sempre que havia trovoada era ver se as células vinham nesta direcção para abrir as comportas das praias fluviais, foi terrível, embora adore ver trovoada.
Há uns anos, em 88 houve por aqui uma trovoada que arrasou tudo foi de tal ordem que a água da ribeira levou 2 pontes, depois disso este local em particular tem sido objecto de estudo pela universidade de Coimbra.

Enviado do meu C6603 através do Tapatalk
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Para a semana já vem o nosso inimigo e já sabemos que quando ele vem neste altura é para ficar por tempo indeterminado :(
UZj8gkb.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Nestes últimos anos tenho tentado registar todos os dias de trovoada que ocorrem aqui. É bem provável que me tenham escapado alguns, no entanto, já dá para ter uma ideia.

21251488_mkcis.png


O valor médio anual é de 13 dias, com um máximo em 2010/2011 e um mínimo no ano climático seguinte.

Interessante registo Dan! :thumbsup:

As trovoadas são praticamente inexistentes no Inverno em Bragança (ao contrário do Litoral). Lembro-me bem de quando vivia aí só me lembro de ter havido dois dias com trovoada em Fevereiro, e não me recordo de nenhuma em Março, isto nos 7 anos que vivi aí (2007/2014).

No entanto tinha a ideia empírica de ter havido mais de 13 dias de trovoada por ano, mas lá está deve ser a minha memória selectiva a falar mais alto. :D
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Obviamente podemos ter opiniões distintas e não temos de chegar a "consenso". Mas curiosamente, confesso que a própria justificação que deste neste último post ilustra exactamente o que estou a chamar de "memória selectiva".
pois, continuas a usar da mesma bengala..exactamente o mesmo argumento, Desvalorizar o que é a percepção anual mais leiga, e remeter tudo para a "memoria selectiva"...enfim, mais do mesmo
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Infelizmente é o que começa a aparecer nos modelos, pelo menos que venha com frio para as fruteiras fazerem a sua dormência normal de inverno sem as qual temos depois resultados estranhos ou menos bons na produção.

Para a semana já vem o nosso inimigo e já sabemos que quando ele vem neste altura é para ficar por tempo indeterminado :(
UZj8gkb.png
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existem alguns indícios de que a precipitação tem caído pelo menos no Sul da Península Ibérica e no Norte do Magrebe desde o início do século XX, mas em contrapartida não se nota essa tendência no Mediterrâneo Oriental. Não sei até que ponto isto afecta a frequência de eventos de trovoada.

Vi há alguns anos um estudo antigo sobre as trovoadas no Sul do país, penso que a região de Alcoutim ou de Mértola tinham em média cerca de 10 dias com trovoada por ano, ora tem havido anos em que nem vê-las... estas trovoadas ocorriam normalmente no início ou final do Verão, e alguma depressão pelo meio a sudoeste de Sagres ou no golfo de Cádis.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.