Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A estrada existe há mais tempo do que as pedreiras, acho. Já passei aí perto algumas vezes. Essa estrada já tinha dado problemas no passado, na minha opinião era uma questão de tempo. As pedreiras foram se expandindo para o lado da estrada o que obviamente afetou tudo o que estava por baixo...

Eu passei por aí, uma vez em 2016 e fiquei assustado só via pedra por todo o lado. Se, a estrada não tinha condições cortavam-na e restringiam o acesso só para as pedreiras. Agora, já ninguém passa e neste país, é sempre preciso morrer alguém para que as coisas mudem. Lamentavelmente.

As autarquias sabiam do perigo, tinham estudos sobre esse perigo, mas ignoraram, porque simplesmente não sabiam quando iria ocorrer. :buh:

A prevenção neste país é uma verdadeira nulidade.
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
as pedreiras é que estão mal, a ganância dá nisto.
basta ver o caso da extracção de areias aliada à falta de manutenção da ponte de entre os rios, que deu no que se sabe.
culpados? zero, pelo menos ninguém foi bater com os costados à pildra e morreram 50 e tal pessoas.

ou basta ver uma fábrica de cimento em pleno parque natural da Arrábida, vergonha e provavelmente caso único na Europa de uma fábrica a destruir parte da serra de um parque natural dos mais belos do nosso pais.

querem apostar que ninguém vai de cana pela morte destas pessoas?
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
as pedreiras é que estão mal, a ganância dá nisto.
basta ver o caso da extracção de areias aliada à falta de manutenção da ponte de entre os rios, que deu no que se sabe.
culpados? zero, pelo menos ninguém foi bater com os costados à pildra e morreram 50 e tal pessoas.

ou basta ver uma fábrica de cimento em pleno parque natural da Arrábida, vergonha e provavelmente caso único na Europa de uma fábrica a destruir parte da serra de um parque natural dos mais belos do nosso pais.

querem apostar que ninguém vai de cana pela morte destas pessoas?
E no caso da Arrábida, é evidente a troca de favores entre a empresa e os políticos. Em troca da permanência da fábrica em lugar que devia ser PROIBIDO a empresa cede estacionamento para as praias... Desculpem o off-topic.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Agora, eventualmente, irão mesmo ter de desviar a estrada...

Uma estrada nacional "suspensa" entre dois buracos, por onde devem passar todas as semanas um sem número de camiões pesadíssimos, carregados de mármore... pode ser que agora, finalmente, mudem o traçado... ou se calhar não.
Isto já era um antigo troço da estrada nacional 255, que neste momento já estava ao serviço municipal. A atual Estrada Nacional já passa por outro local...
Este troço já era para ter sido fechado em 2014, devido ao perigo de isto acontecer.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
níveis de agua no solo bastante bons, levando em conta que nos últimos anos o outono tem sido tendencialmente seco.

mrrpe_agro.jpg


diferença brutal em relação ao ano passado, mapa de 30 de novembro de 2017

captura1.png
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Isto já era um antigo troço da estrada nacional 255, que neste momento já estava ao serviço municipal. A atual Estrada Nacional já passa por outro local...
Este troço já era para ter sido fechado em 2014, devido ao perigo de isto acontecer.
Não sabia, já há uns anos que não passo por lá. Mas passei, várias vezes, a caminho de Vila Viçosa.
Mesmo assim não estava fechada ao trânsito, o problema mantinha-se portanto.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Eu como natural e morador em Vila Viçosa obviamente que conheço muito bem a estrada. Aliás, usava-a regularmente na maioria das vezes que ia ou passava por Borba. Aquela estrada é usada por milhares (!!) de pessoas todos os dias, e ao contrário do que já foi afirmado na comunicação social até era mais utilizada do que a que foi criada à uns anos como alternativa (por vários motivos: menor distância, mais rápida e mais direta, questões de hábito, etc etc).. Se perguntarem hoje às pessoas se sabiam dos perigos todas vão dizer que sim, mas estas mesmas pessoas utilizavam-na frequentemente. Aliás, para perceberem como aquela estrada estava "enraizada" pelos populares e pelos locais, até a Rodoviária do Alentejo e a Rede Expressos, bem como muitas outras empresas utilizavam aquela estrada todos os dias e não a alternativa uns quilómetros ao lado!!
E, de certa forma, podia ter sido bem pior pois se esta conjugação de fatores que levou aquela derrocada ter sido entre as 17 e as 18 horas ou de manhã antes das 9h onde o tráfego é muuito maior, inclusivé com os autocarros escolares, poderíamos estar aqui perante uma tragédia enorme.
Agora todos vão dizer que a culpa é de A, ou de B, mas é daquelas questões que a culpa é de todos. Dos presidentes camarários, dos empresários do sector (uma das pedreiras atingidas estava inoperacional, e todos sabem que devem ser fechadas mas NENHUMA é fechada aqui na zona), dos fiscais que "fecham os olhos" à situação, das entidades reguladoras da indústria extrativa, da proteção civil, das entidades que regulam (ou deviam) o ordenamento do território em Portugal (com o ministério à cabeça), dos populares (por nunca se terem "manifestado" contra), das Estradas de Portugal porque este problema não é de agora e antes de ser estrada municipal já havia estudos sobre a sua perigosidade, etc etc. Podia estar aqui a noite toda a dizer de quem é a culpa, pois este problema não é de agora, tem décadas! E há semelhança de outros acidentes em Portugal, são várias as entidades culpadas (tal como nos incêndios), e os mais fáceis de culpar são sempre o "peixe miúdo", como possivelmente será o que vai acontecer com o Presidente de Borba.. tem culpa? sim. Mas como ele estão muitos outros (arriscaria centenas) com culpas maiores ou semelhantes.

Bem, e vou ficar por aqui, porque como natural desta região extractiva e como Arquitecto Paisagista teria páginas por escrever sobre este problema aqui na zona...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,819
Local
Lisboa e Alenquer
Alguém sabe porque é que quase não ha trovoadas em Portugal nos últimos 10 anos? Alguém tem uma explicação para isso?
Eu fui puto nos anos 80 e 90 e nessa altura havia trovoadas brutais na região Oeste..não havia Outono ou Primavera sem grandes descargas eléctricas, às vezes eram dias seguidos em que havia varias trovoadas. Julgo que no resto do país nao deve ser muito diferente, ainda ha dias era tema familiar, as brutais trovoadas do passado. Porque já quase não temos trovoadas?? Se alguém tiver uma ideia sobre isto, poderia explanar aqui, julgo que mais pessoas já se questionaram sobre este facto.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Alguém sabe porque é que quase não ha trovoadas em Portugal nos últimos 10 anos? Alguém tem uma explicação para isso?
Eu fui puto nos anos 80 e 90 e nessa altura havia trovoadas brutais na região Oeste..não havia Outono ou Primavera sem grandes descargas eléctricas, às vezes eram dias seguidos em que havia varias trovoadas. Julgo que no resto do país nao deve ser muito diferente, ainda ha dias era tema familiar, as brutais trovoadas do passado. Porque já quase não temos trovoadas?? Se alguém tiver uma ideia sobre isto, poderia explanar aqui, julgo que mais pessoas já se questionaram sobre este facto.

Não há trovoadas? :huh:

Ainda hoje houve trovoadas... As trovoadas não desapareceram, acho que estás a sofrer de memória seletiva. :)
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Dilúvio!!!

Enviado do meu 4047X através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.