Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Durante anos que frequento este fórum e sempre que via-mos cartas de modelos com esta sinóptica, normalmente vinham associadas ao típico comentário:"Se fosse em Janeiro|Fevereiro......"

Parece que é desta.......

Esperemos é que não saiam muitas saídas do GFS idênticas à das 18z, daqui a pouco temos de ir ao Algarve ver a neve:facepalm::facepalm: Será uma verdadeira incógnita os locais por onde deve passar a precipitação. Espero muito sinceramente que não seja como em 2006 ou 2009 que ficámos a ver navios, pelo menos eu fiquei... e não há pior sensação que ver nevar na praia e....:o:(
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Esperemos é que não saiam muitas saídas do GFS idênticas à das 18z, daqui a pouco temos de ir ao Algarve ver a neve:facepalm::facepalm: Será uma verdadeira incógnita os locais por onde deve passar a precipitação. Espero muito sinceramente que não seja como em 2006 ou 2009 que ficamos a ver navios, pelo menos eu fiquei... e não há pior sensação que ver nevar na praia e....:o:(

Em 2009 nevou em Viseu. Os locais onde vai ocorrer precipitação vai ser diferente em todas as saídas até ao evento. Isto dos aguaceiros é uma sorte. Por isso para já nem me desiludo nem me deixo eludir pela previsão da precipitação.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
De uma vez por todas e para não pensarem que é só implicar ou indirectas.
Vejam esta imagem.
tfiBdxg.png

Descontando bots, muitas vezes são mais os visitantes que os membros. Por isso pensei duas vezes antes de afirmar as barbaridades que há poucos dias estavam a ser ditas neste tópico.

Da mesma forma que neste momento ninguém dá este evento como garantido, era bom que se tivesse a mesma aproximação quando nos modelos só vemos Anticiclone.

Desculpem mas a página 63 é um mimo :lmao:
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Se calhar ainda vai nevar em Lisboa como naquele ano e no norte nada

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Tá mais para lá que para cá, aqui o douro litoral está segundo alguns modelos num "buraco" sem precipitação e tudo á volta a levar pelo menos com uns flocos... era bom que desse para todos :hmm: Mas como se sabe é muito cedo para tirar certezas
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Em 2009 nevou em Viseu. Os locais onde vai ocorrer precipitação vai ser diferente em todas as saídas até ao evento. Isto dos aguaceiros é uma sorte. Por isso para já nem me desiludo nem me deixo eludir pela previsão da precipitação.

Sim isso é um facto, e o melhor que podemos fazer é consultar modelos de mesoescala, a resolução de muitos globais como o GFS não ajuda muito na previsão dos aguaceiros nestas situações e até das próprias cotas de neve... Eu quanto a mim prefiro manter as expectativas em baixo, já levei tantas "barretadas" esta pode ser só mais uma...:unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,455
Local
Arronches / Lisboa
Desculpem mas a página 63 é um mimo :lmao:
Tudo bem, pode ter sido exagerado, os modelos nessa altura não estavam nada bons, todos sabemos que chuva decente não vem, mas já que não vem pelo menos que venha algo de interessante em termos de frio, como costuma acontecer quando não chove, agora aquele tempo que tivemos esta semana, era ridículo. Seria agradável se não estivéssemos na situação em que estamos e se também fosse a altura certa para o ter.
Agora, é assim, estarem sempre a provocar aqueles que disseram isso, a bater sempre na mesma tecla começa a ser desnecessário. Acabou por não ser assim, em termos de temperatura, não é? Ainda bem, então, foquemos-nos naquilo que está previsto neste momento.
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Tudo bem, pode ter sido exagerado, os modelos nessa altura não estavam nada bons, todos sabemos que chuva decente não vem, mas já que não vem pelo menos que venha algo de interessante em termos de frio, como costuma acontecer quando não chove, agora aquele tempo que tivemos esta semana, era ridículo. Seria agradável se não estivéssemos na situação em que estamos e se também fosse a altura certa para o ter.
Agora, é assim, estarem sempre a provocar aqueles que disseram isso, a bater sempre na mesma tecla começa a ser desnecessário. Acabou por não ser assim, em termos de temperatura, não é? Ainda bem, então, foquemos-nos naquilo que está previsto neste momento.

Para mim está tudo bem.
Isto é "Seguimento Meteorológico Livre". Dá para desde choros e lamentações que sempre existiram neste fórum, a humor e discussões desde que não se falte ao respeito.
Não me parece que se os visitantes anónimos que querem previsões minimamente fiáveis cliquem neste tópico para esse fim. Para isso há os que são especificamente destinados a isso, é só procurar.

A descrição do Seguimento Meteorológico Livre é esta. :)
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Vamos manter a calma!
Tomemos Calmex e eu bebo medronho para aliviar o frio e ter esperanças na neve aqui no algarve :cold::scared::viva::pray:
@joselamego , se te mudasses para Espanha, tornavas-te um alcoólico, com tantos eventos que eles têm, mesmo aqui ao lado. Assim é só um medronho esporádico... :)
Desculpem o off-topic...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Ora bem, depois da loucura modelística das saídas de ontem à tarde relativamente aos potencias "mergulhos" árticos da próxima semana, naturalmente hoje...

pJ7T3qc.jpg



:lol:
Como mais normal, voltam a ser modelados na generalidade bem para lá da fronteira. Por aqui apenas bastante frio nos níveis baixos, mas escassez de frio em altitude, e consequentemente... Tempo estável e seco.
Vamos esperar por mais reviravoltas na possível "montanha-russa" de saídas dos modelos nos próximos dias. :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Vamos esperar por mais reviravoltas na possível "montanha-russa" de saídas dos modelos nos próximos dias.

@rozzo, qual é a tua opinião relativamente ao aparente agravamento nas previsões do ECM, principalmente para a quinta-feira. O IPMA aumenta as previsões de precipitação a cada saída do ECM e, com frio instalado, não haverá nenhuma surpresa?? Creio que foi assim que, em 2010, após várias previsões loucas tivemos um nevão épico na minha região. É claro que, naquele então, fomos beneficiados com a "lotaria da precipitação", pois em Portalegre não nevou e é a 25 kms...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.