Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sinceramente, e para não ter desilusões, tenho como altamente provável que o grosso da animação seja do lado espanhol (ou seja onde passa o núcleo muito frio aos 500hPa).

No entanto, obviamente que há margem para alguma pequena cut-off fazer um percurso sobre o nosso território. Afinal é quase uma semana de fluxo deste tipo, com várias cut-off's e pequenos núcleos de instabilidade sucessivos. Pode muito bem escapar algum entre os vários "espanhóis". Dificilmente não seria uma coisa limitada espacialmente, a percorrer algum trajecto muito específico sobre o continente, caso aconteça. Mas... Não é sempre assim? Nevões generalizados a cotas baixas em Portugal não existem. São sempre cut-off retrógadas muito pequenas. :)

Vendo as cartas do ECMWF, aparecem algumas coisas meio "delirantes" mais para 6ª-feira realmente. Neste caso um mergulho mais de NW, que já por si frio, apanharia muito frio instalado. Na verdade isto é mais ideal e mais realista para um nevão mais generalizado a cotas médias em todo o interior Norte e Centro. Mais surpreendente é as cartas terem nessa sinóptica neve também em todas as serras baixas do litoral, mas pronto, é daqui a uma semana, "reino da fantasia" modelística.


Ora, para ter os pés assentes na terra, e apesar de ser só uma saída e valer o que vale...
A realidade é que é melhor ter a noção que talvez 90% do território espanhol tem chances de ver neve ao longo da próxima semana, enquanto na melhor das hipóteses uns 40% do território português tem essa possibilidade. E já não é mau para os nosso padrões...

d9GtV7q.png
 
Última edição:


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
A cada saída sinceramente fico mais desanimado...onde a precipitacão por norma é mais abundante vai ser escassa...
Espero uma atualização da descritiva do ipma para tirar conclusões.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
@rozzo o que acho interessante é o facto da linha de instabilidade do Sábado e do Domingo, surgindo de NW-SE, atravessa Portugal Continental e parece adicionar instabilidade a uma pequena depressão no Interior da Península. Com tanto frio instalado, o incremento da instabilidade poderá afectar o interior de Portugal, caso haja rotação nessa depressão.
Há muitos anos (1982 e 1987) creio que foi assim que nevou copiosamente nas serras do Alto Alentejo.
 

André Filipe Bom

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
589
Local
Coruche/Azervadinha/Couço
Já deviamos de todos saber que quando vêm estas entradas frias de N/NE os beneficiados são sempre os espanhóis, porque também a média de alturas que Espanhã têm não têm comparação com Portugal, dai terem sempre belos eventos de neve e cá não, se isto der cá uns aguaceiros fracos de neve acima dos 500m já é muito bom, outro aspecto vai ser o vento que irá soprar moderado o que irá provocar uma sensação térmica mais fria, de resto não espero grande coisa, aliás começo a ver esta 1º quinzena de Fevereiro por água a baixo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros :lol::lmao: tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês



Miguel eu concordo, depois desta semana bem fria se viesse uma frente de SW, mas sem a depressão vir muito cavada, era bem provável deixar um bom nevão pela Cova da Beira, era os maiores nevões de antigamente por aqui...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Miguel eu concordo, depois desta semana bem fria se viesse uma frente de SW, mas sem a depressão vir muito cavada, era bem provável deixar um bom nevão pela Cova da Beira, era os maiores nevões de antigamente por aqui...

Pois mas infelizmente nem isso se vê nos melhores sonhos dos modelos (para já)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Para já o IPMA na sua previsão descritiva até 3º feira só prevê neve a cota de 600/800 metros mas até á aproximação do evento essa cota pode baixar ou não. Ao menos o IPMA vai prevendo alguma precipitação.
A indefinição é de tal maneira tão grande que o ipma coloca neve a cotas médias quando os modelos preveem ser mais baixa..raramente arriscam na descritiva cotas abaixo dos 600M

Ora toca a jogar pelo seguro se acontecer a tal surpresa, perfeito!

Temos algo a nosso favor que não tínhamos a muito tempo,trata-se do frio instalado no nosso território durante muitos dias e quando assim é...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc e karkov

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
A indefinição é de tal maneira tão grande que o ipma coloca neve a cotas médias quando os modelos preveem ser mais baixa..raramente arriscam na descritiva cotas abaixo dos 600M

Ora toca a jogar pelo seguro se acontecer a tal surpresa, perfeito!

Temos algo a nosso favor que não tínhamos a muito tempo,trata-se do frio instalado no nosso território durante muitos dias e quando assim é...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Sim, frio instalado sim... e falta de precipitação também.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu estou é para ver a previsão do Cêgripe, se outro dia já previam -4 de mínima aqui para o Porto, nos próximos dias, são bem capazes de colocar -10 ou -11 :D

E com queda de neve, claro :cold:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.