Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

VarMeteo

Cirrus
Registo
2 Fev 2018
Mensagens
2
Local
Largo do Carmo
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros :lol::lmao: tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês

e o ecm só existe um modelo? uma questão os modelos estão melhores ou piores comparativamente a uma semana atrás? em síntese a sinopse melhorou ou piorou em relação a uma semana atrás? se melhorou no que respeita aos indicadores do Inverno chuva e frio onde está o fiasco?
O ECM até poderá vir atrás do gfs e puxar o AA mais para Leste aliás é o cenário mais provável, mas os modelos estão somente a fazer o seu trabalho erram? sim,
o GFS passou aqui de cotas de 0 a 150m para cotas de 800 a 900metros :lol::lmao: tudo dito..espero que passe rápido este delírio de frios que de nada nos ajuda. Venha é entradas de SW amenas e muito húmidas mas isso vejo quase impossível este mês

O ECM é também um modelo de referência, cada um olha para o que lhe interessa mais. A pergunta é no que respeita aos indicadores de inverno( frio, e chuva) os modelos estão melhores em piores em relação ao que previam á uma semana atrás? portanto rigorosamente a onde está mesmo o fiasco e a progressiva ridicularização dos modelos? O mais certo é dada a nossa posição geográfica é o AA empurrar as massas de ar frio mais para leste para Espanha ou mesmo para Itália é o habitual portanto na pratica nem existe fiasco pois se isso se suceder é mais do mesmo.Mas nesta configuração atmosférica poderá haver a hipótese de isso não se suceder e ai estamos perante um padrão incomum e raro para o nosso territorio. Portante em síntese é sempre um cenário de Win-win.

Após este padrão totalmente indefinido ninguém sabe se em Fevereiro, Março,Abril,Maio iremos ter um padrão AA ou de circulação atlântica ou de cut-offs, ninguém sabe. Uma coisa é certa tem sido utilizado um sofisma repetido que afirma que Portugal está em seca isso é mentira partes do território português estão em seca, outras não o estão, é errado dizer que Portugal está em seca, o Norte não está em seca o litoral centro até ao Tejo não está em seca.

Basicamente as certezas absolutas da primavera eterna da semana passada esfumaram-se em menos de 3,4 dias, acho que isto é uma evidência clara que deveremos ter sempre uma certa humildade perante o comportamento dinâmico atmosférico. Pois de repente tudo muda.

Na pratica estamos melhores no que respeita aos indicadores de inverno que estavamos a semana passada. em menos de 1 semana tudo mudou.
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
o IPMA já começou a subir as temperaturas... amanhã tinha 0ºC agora já são 2ºC.
enfim acho que nem frio de jeito vamos ter
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
IPMA coloca cota de neve para domingo e segunda de 800 m....
Isso não é cotas baixas!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
São médias mesmo... Hmm, analisando o ECM com mais cuidado a situação de 4ª feira continua de pé pelo menos por aqui, alguns aguaceiros na tarde de quarta com isos a 850hpa entre os -5ºC/-6ºC e uma bolsa de ar frio aos 500hpa capaz de chegar aos -37ºC. Adivinhem lá que cotas davam isso :rolleyes: O ipma ainda está reticente quanto ás cotas logo não refere nada de muito exagerado para evitar alarmismos, e acho que está bem nisso.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
São médias mesmo... Hmm, analisando o ECM com mais cuidado a situação de 4ª feira continua de pé pelo menos por aqui, alguns aguaceiros na tarde de quarta com isos a 850hpa entre os -5ºC/-6ºC e uma bolsa de ar frio aos 500hpa capaz de chegar aos -37ºC. Adivinhem lá que cotas davam isso :rolleyes: O ipma ainda está reticente quanto ás cotas logo não refere nada de muito exagerado para evitar alarmismos, e acho que está bem nisso.
O que vejo e sinto é que a sinopse do frio está fugir dos nossos pés ...
E se nevar alguma coisa na próxima semana , não deverá será abaixo dos 600 m!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O que vejo e sinto é que a sinopse do frio está fugir dos nossos pés ...
E se nevar alguma coisa na próxima semana , não deverá será abaixo dos 600 m!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Já no domingo se prevêm cotas abaixo dessa ordem no norte com alguma probabilidade de precipitação, portanto a ocorrer aguaceiros na próxima semana ,se o frio se mantiver pelo menos, acredito em neve abaixo dos 600m. Mas tudo pode mudar para pior ou melhor, é uma situação extremamente complicada para os modelos pois a atmosfera estará muito dinâmica nos próximos tempos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
e o ecm só existe um modelo? uma questão os modelos estão melhores ou piores comparativamente a uma semana atrás? em síntese a sinopse melhorou ou piorou em relação a uma semana atrás? se melhorou no que respeita aos indicadores do Inverno chuva e frio onde está o fiasco?

A sinóptica melhorou apenas para o lado do frio para o lado da chuva está na mesma que a semanas atrás, apenas secura a vista e frio mais frio. Não sei que modelos vê para afirmar que melhorou em chuva.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Para além da distância temporal ser considerável, analisar ou dar crédito ás runs das 6Z ou das 18Z é igual a 0 e se estivermos a falar em saídas operacionais.
Já se sabia de acordo com o nosso historial que há sempre volte-face nos modelos, é continuar a aguardar com calma e preferencialmente em regime de anti-depressivos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Fazendo um termo comparativo a alguns dos fluxos continentais que nos trouxeram neve a cotas muito baixas, a grande diferença está a olhos vistos, é que nunca se vê um AA de 1040hPa sobre os Açores. Se for mais um fiasco para muitos locais a mim não me espanta, mas não estou de forma alguma a ditar o que pode acontecer, mas com um antílope daqueles ali à solta, basta um enfraquecimento do geopotencial das possíveis cut-offs que nos poderão afetar, para o antílope mandar tudo recambiado para Espanha.

Cá vão as cartas de alguns eventos, pergunto, em alguma delas é mostrado um AA deste calibre? Não! Por isso não se admirem muito se não tivermos aquela pontinha de sorte ...

15 de Fevereiro de 2010:
gfs-2010021418-0-12_lux3.png


10 de Janeiro de 2010:
Depois da entrada continental a dorsal migrou para a Escandinávia com um forte bloqueio, o que nos permitiu ter frio instalado por mais tempo, esta sinóptica é parecida com a atual, na medida em que se estabelece também um bloqueio algo forte na Escandinávia, mas não é feito de forma tão extensa, e para além disso neste dia havia instabilidade atlântica.
gfs-2010010918-0-18_ark0.png


29 de Janeiro de 2006:
RaCyOeW.png


14 de Janeiro de 1987:
hW6plT7.png


Situação atual:
gfs-0-72_ign2.png
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Fazendo um termo comparativo a alguns dos fluxos continentais que nos trouxeram neve a cotas muito baixas, a grande diferença está a olhos vistos, é que nunca se vê um AA de 1040hPa sobre os Açores. Se for mais um fiasco para muitos locais a mim não me espanta, mas não estou de forma alguma a ditar o que pode acontecer, mas com um antílope daqueles ali à solta, basta um enfraquecimento do geopotencial das possíveis cut-offs que nos poderão afetar, para o antílope mandar tudo recambiado para Espanha.

Cá vão as cartas de alguns eventos, pergunto, em alguma delas é mostrado um AA deste calibre? Não! Por isso não se admirem muito se não tivermos aquela pontinha de sorte ...

15 de Fevereiro de 2010:
gfs-2010021418-0-12_lux3.png


10 de Janeiro de 2010:
Depois da entrada continental a dorsal migrou para a Escandinávia com um forte bloqueio, o que nos permitiu ter frio instalado por mais tempo, esta sinóptica é parecida com a atual, na medida em que se estabelece também um bloqueio algo forte na Escandinávia, mas não é feito de forma tão extensa, e para além disso neste dia havia instabilidade atlântica.
gfs-2010010918-0-18_ark0.png


29 de Janeiro de 2006:
RaCyOeW.png


14 de Janeiro de 1987:
hW6plT7.png


Situação atual:
gfs-0-72_ign2.png
Finalmente alguém reparou nisso :uau: Como esperamos o evento da década com aquele traste de AA tão perto? Vai ser muitooo difícil, temos sorte é que o jet stream está a nosso favor por enquanto, agora se se aguenta... :unsure:
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Fazendo um termo comparativo a alguns dos fluxos continentais que nos trouxeram neve a cotas muito baixas, a grande diferença está a olhos vistos, é que nunca se vê um AA de 1040hPa sobre os Açores. Se for mais um fiasco para muitos locais a mim não me espanta, mas não estou de forma alguma a ditar o que pode acontecer, mas com um antílope daqueles ali à solta, basta um enfraquecimento do geopotencial das possíveis cut-offs que nos poderão afetar, para o antílope mandar tudo recambiado para Espanha.

Cá vão as cartas de alguns eventos, pergunto, em alguma delas é mostrado um AA deste calibre? Não! Por isso não se admirem muito se não tivermos aquela pontinha de sorte ...

15 de Fevereiro de 2010:
gfs-2010021418-0-12_lux3.png


10 de Janeiro de 2010:
Depois da entrada continental a dorsal migrou para a Escandinávia com um forte bloqueio, o que nos permitiu ter frio instalado por mais tempo, esta sinóptica é parecida com a atual, na medida em que se estabelece também um bloqueio algo forte na Escandinávia, mas não é feito de forma tão extensa, e para além disso neste dia havia instabilidade atlântica.
gfs-2010010918-0-18_ark0.png


29 de Janeiro de 2006:
RaCyOeW.png


14 de Janeiro de 1987:
hW6plT7.png


Situação atual:
gfs-0-72_ign2.png
Esqueci me do nosso Antílope.
De facto ele está apaixonado por PT...e está vir o dia dos namorados

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O GFS melhorou bastante em relação á saída das 6z nesta das 12z. O núcleo de ar frio no dia 7 aproximou-se mais de Portugal entrando assim pelo menos a iso -30ºC aos 500hpa na metade leste do país para já. A T.850hpa está um mimo a chegar aos -6ºC no extremo norte com precipitação, principalmente no interior. Melhorou isso é que importa :thumbsup: Também interessante no domingo, já bastante frio, e se houver precipitação nas horas frias até poderia cair algo aos 300m.
 
Última edição:

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
O GFS melhorou bastante em relação á saída das 6z nesta das 12z. O núcleo de ar frio no dia 7 aproximou-se mais de Portugal entrando assim pelo menos a iso -30ºC aos 500hpa na 2ª metade do país para já. A T.850hpa está um mimo a chegar aos -6ºC no extremo norte com precipitação, principalmente no interior. Melhorou isso é que importa Também interessante no domingo, já bastante frio, e se houver precipitação nas horas frias até poderia cair algo aos 300m.
La vai Espanha ficar atolada de neve...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT
Estado
Fechado para novas mensagens.