Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa

Só para terminar, aproveito os dois exemplos que deste:
Desde, às vezes, estar de carro e não ter nada para fazer e aproveitar interceptar o que houver no campo de caça (só em situações de mau tempo claro) :p e querer saber, por exemplo, "será que chega lá ela primeiro ou chego eu?" :lol:

Aqui não estarás necessariamente à procura da velocidade das nuvens individuais, pelo menos se for um cluster de células decentes... Mas sim do grupo, do sistema, que pode ser bem diferente do que se passa em nuvens individuais dentro dela. Basta pensares num mesociclone, em que em diferentes zonas tens nuvens em movimentos completamente diferentes, mas depois o sistema move-se como um todo. Se pensares em células individuais pronto, aí é mais simples. Nos mapas do Estofex tem umas cartas que mostram a direção de propagação destes sistemas, é uma ajuda. Também penso que a velocidade e propagação de clusters de células é geralmente dominada pela média do vento nos níveis médios altos (+- entre 700 e 500hPa), portanto vendo o vento a esses níveis e fazendo uma média grosseira dá para ter uma estimativa, grosseira também disso, mas cada sistema convectivo é muito particular...

Ou, noutra situação em que estava na pausa do trabalho há uns bons dias atrás nos últimos temporais que houveram, e uma coisa que gosto de fazer quando estou em Lisboa e há mau tempo é fixar um ponto alto, por exemplo de um prédio, e ver como fundo, a contrastar, a velocidade a que as nuvens vão, que porra, se eu me deslocasse assim, metia-me em 2 minutos em casa :lmao:

Aí acho que estás mesmo só a ver o tal caso mais simples. Se souberes o vento ao nível da nuvem, acho que sabes a velocidade dela.
 


Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Mais um 23 de Março - Dia Meteorológico Mundial 2018!

yne2eF1.jpg
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Ora os modelos cozinham um fim do mês interessante, com possibilidade de neve a cotas baixas...

A ver vamos.

Já esta madrugada acredito em neve sem acumulação a cotas de 600m.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A culminância da depressão Hugo neste momento é de facto deslumbrante :D

zhG5ivm.png
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.