Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Continuo a achar que isto não sao tempestade para merecer nome..mas pronto...sao coisas mínimas e depois qdo for algo serio ninguém vai ligar.

Concordo. Estão-se a fazer estardalhaços ridículos com esta coisa dos nomes em tudo o que é depressão atlântica. Fala-se de um sistema típico e totalmente banal do nosso inverno como se fosse um furacão. Espero que seja só agora ao início, que entretanto isto dos nomes se torne mais normal, e que isto até seja um mote para uma maior cultura meteorológica das pessoas no futuro ao associarem melhor os estados de tempo aos respectivos sistemas e situações sinópticas. O problema é que temos jornaleiros que desinformam ao invés de jornalistas que informam. E tudo se torna num sensacionalismo da treta.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É difícil agradar :)

Recapitulando...

O NO espanhol tem aviso laranja para ondulação e vento.

Quem nomeou a tempestade foi a AEMET e já se sabia de antemão que os efeitos mais significativos seriam sentidos em Espanha. O comunicado do IPMA também diz a mesma coisa.

Listas conjuntas com 3 (e futuramente mais) países com climatologias diferentes dão nisso. As tempestades (nomeadas) não afetarão todos os locais com a mesma intensidade.

Os furacões são nomeados e infrequentemente afetam o território português. É esse um motivo para banir os nomes em Portugal?

O que é que está verdadeiramente em questão? Acho que é mais expectativas irrealistas.

A única crítica que - recorrentemente - faço é a utilização do termo 'depressão' ao invés de 'tempestade'. Deve ser para não confundir o público com os 'furacões' mas, no fim do dia, acho isso uma tolice.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
O NO espanhol tem aviso laranja para ondulação e vento.

Vermelho no litoral

9a0956c92c65b8ca097ad4ffed07d372o.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O que é que está verdadeiramente em questão? Acho que é mais expectativas irrealistas.

Acrescento que é inevitável o suspense que se cria na 'net. A próxima tempestade é sempre apocalítica.

Mas lá 'fora' é uma mistura de falta de conhecimentos e clickbait. Como aqui no fórum geralmente se tem uma discussão mais sóbria dos eventos, os desabafos de frustração, não obstante serem compreensíveis, não fazem muito sentido. Tenham calma. Algum dia virá mais uma ciclogénese explosiva :D

Desta vez o IPMA não subestimou o evento nem deu avisos errados, correto? Há que parabenizar o instituto :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
GFS brincalhão, a colocar logo Abril na média no dia 2. :huhlmao:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
GFS brincalhão, a colocar logo Abril na média no dia 2. :huhlmao:
O ECM, está igual...a prometer um inicio de abril chuvoso.
Começa a época das trovoadas, num dia ou numa hora, atinge-se a média. :p
O mês por natureza é mesmo assim ou não teria o ditado "abril, águas mil". :D O do ano passado, foi uma excepção.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Vai ser difícil, mas seria óptimo.
Creio que já vai tarde mas o sul todo com 100% de água no solo acabaria provavelmente com a seca e passaríamos a normal ou chuva fraca, refiro-me ao sul obviamente, porque a norte a seca já não existe.
Aqui no Alto Alentejo, o boletim de seca do IPMA já mostrava chuva fraca e os solos já estão bem saturados. Neste momento, quem olha para a situação já nem parece que estamos em seca, apenas a situação da Barragem do Caia é que está pior, mas tendo em conta o estado em que ela estava, o aumento que teve em menos de 1 mês foi excelente e se continuar a chover, vamos para o verão com a barragem numa melhor situação de armazenamento do que no ano passado. Tal como já referi, estas chuvas já vieram tarde para algumas searas mas mesmo assim muitas estão a conseguir recuperar, e a água para os animais já não é problemática, as barragens pequenas estão completamente cheias. Se há uns tempos tínhamos falta de água, neste momento é o contrário. Nunca ninguém pensou que isto poderia ser possível, foi excelente. Afinal, a famosa lei da compensação existe mesmo, pode demorar mas aparece. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Como conjugas isso com as alterações climáticas e a desertificação de Portugal?

Vai chegar a uma altura com 6 meses de seca e 6 meses de chuva? E as duas coisas não se anulam? :D
Ridículo.
Vê se entendes....
Estava-me a referir ao facto de, aquilo que não tivemos em meses, tivemos agora para amenizar a situação de seca que estávamos a ultrapassar, coisa que bem merecíamos. Não entendas as coisas de maneira diferente, se faz favor.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ridículo.
Vê se entendes....
Estava-me a referir ao facto de, aquilo que não tivemos em meses, tivemos agora para amenizar a situação de seca que estávamos a ultrapassar, coisa que bem merecíamos. Não entendas as coisas de maneira diferente, se faz favor.

Se para cada seca prolongada há um excedente na precipitação que compensa (não é essa a teoria?), como se conjuga isso com o aquecimento global e respetivas consequências em Portugal? Isso é uma pergunta absurda? Discordo totalmente.

Ridículo, para mim, é alguém escrever algo como isto na próxima seca:

Como não há fome sem fartura, aguentem-se porque quanto maior for a seca maior será o acumulado subsequente. Assim diz a teoria da compensação meteorológica.

O meu contencioso não é contigo. É com essa teoria :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.